Orçamentos para venda

Índice

Orçamentos de serviços

ORCAME.CAD_ORCAMENTOS

Descrição

Orçamentos para venda de mercadorias e/ou serviços, p.ex.: obras. Na sua aprovação é permitido gerar um ou mais pedidos de venda e/ou ordens de serviço.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de orçamentos:

Cadastro de Orçamentos:

Campos:

O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Nome dado para identificar o tipo de pedido.

Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Estabelecimento do Pedido
Indica o tipo de pedido.
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Endereço informado pelo cliente para a entrega do pedido. Somente deverá ser possível selecionar os endereços com a finalidade "Entrega" informados no cadastro do cliente.
Depende do tipo de endereço. Pode ser o nome da rua, avenida, número de telefone, endereço de e-mail, etc.
Número de identificação do prédio no logradouro.
Complemento para o endereço (andar, apartamento, sala, etc.)
Nome do bairro (ou distrito) do endereço
Nome completo da cidade (acentos e cedilhas são mantidos).
Ex:
  • SÃO LEOPOLDO
  • SÃO PAULO
  • ALVORADA
  • PARIS
Unidade da federação. Para estados de outros países (diferente de Brasil), será sempre igual a EX.
Código de endereçamento postal (CEP no Brasil, ZIP nos EUA, etc.).
O nome deste campo depende do país.
A partir do CEP informado, o sistema busca os dados de logradouro, bairro e cidade.
O mecanismo de busca do endereço a partir do CEP informado é definido na preferência PESSOAS.ENDERECOS.MECANISMO_BUSCA_CEP.
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente.
Data para entrega do pedido.
Junção de data de entrega e data de entrega limite
Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).
Data limite para entrega.
Quando não for informada poderá ser automaticamente calculada conforme estabelecido na preferência PEDIDOS.PEDIDOS.DIAS_LIMITE.
Prazo de execução para orçamentos
Data em que a totalidade dos itens do pedido foram entregues ao destinatário do pedido.
Esta data é igual a data de emissão do último documento emitido e vinculado ao pedido em que houve a movimentação dos estoques.
Pedidos de representação será a data de emissão do último documento vinculado pedido.
Data de validade do orçamento, após o qual a proposta deverá ser revisada junto a empresa e o cliente para ajuste dos termos da negociação, principalmente dos valores dos serviços e produtos.
O orçamento será alterado para a situação "Vencido" no dia imediatamente posterior a data de validade da proposta.
Data em que o pedido foi aprovado.
Data em que o pedido foi cancelado.
Observação do cancelamento
Indica em que moeda este pedido é realizado.
Caso não informado, o sistema assume assume a moeda padrão do tipo de pedido,
se o tipo de pedido não tiver moeda padrão definida então assume a moeda padrão conforme definido em Moedas.

OBS: O campo só aparecerá na tela se no tipo de pedido o campo "Permite moeda alternativa" estiver marcado (valor: Sim)

Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Plano de pagamento proposto ou acertado com o cliente/fornecedor.
Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.

Mercadorias canceladas não são consideradas
Valor de encargos fincanceiros
Valores que já foram vinculados como pagamento
Percentual de desconto para o pedido, quando informado ele atualiza o valor somente ao salvar as informações.
Valor padrão: 0
Valor do desconto global concedido diretamente sobre o valor total do orçamento/pedido.
Valor padrão: 0
Valor de IPI
Valor total do pedido
Valor de frete a ser cobrado diretamente do destinatário do orçamento/pedido.
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)
Sigla utilizada para representar as condições de compra e venda estabelecidas entre as partes.
Ex:
  • CIF
  • FOB
  • DDP
Quando informado, indica a transportadora que o cliente deseja utilizar para a entrega do pedido.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome do vendedor
Pessoa de contato na empresa com a qual a operação está sendo realizada. No caso de pedidos de venda, seria o responsável pela compra por parte do cliente. No caso de pedidos de compra, seria o responsável pela venda por parte do fornecedor.
E-mail opcional para o contato do pedido.
Telefone de contato utilizado para se comunicar com o cliente do pedido.
Observações do cliente serão apresentadas no pedido como somente leitura.
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
Número da versão do pedido. Sempre que o pedido for revisado, este número é automaticamente incrementado.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Número sequencial do contrato de serviço.
Quando não for informado o número do contrato, será utilizado o número da espécie de documento "CONTRATO" (acrescido de 1) conforme definido na guia "Documentos" (Números de Documentos de Entrada e Saída) do Estabelecimentos.

Situação atual do contrato.
  • Ativo - O contrato está em vigor e os serviços devem ser prestados normalmente. A data de aprovação do contrato pelo cliente foi informada e a data de cancelamento não foi informada.
  • Cancelado - Contrato foi cancelado pelo contratante ou pelo contratado. A data de cancelamento do contrato foi informada.
  • Encerrado - O contrato não é renovado automaticamente e a data de vencimento é menor ou igual a data atual do sistema.
  • Inadimplente - Contrato com parcelas em atraso maior que a quantidade de dias parametrizadas, e não deve bloquear a geração dos próximos faturamentos.
  • Manutenção - O contrato está em processo de inclusão ou alteração.
  • Em análise - O contrato está aguardando a aprovação. Esta situação é utilizada nos casos onde o contrato passa por uma avaliação final antes de ser aprovado. Não indica que a análise propriamente dita já tenha iniciado.
    Nos casos de pagamento com cartão de crédito, o valor já foi autorizado no integrador financeiro e somente será capturado na aprovação do mesmo.
  • Suspenso - Contrato está suspenso. Não deve gerar faturamento. Data de suspensão está preenchida
  • Faturamento suspenso - O faturamento do contrato está suspenso até a data informada para início do faturamento.
Chave de identificação interna
Permite informar um número de parcelas para ser utilizado em prazos, orçamentos ou contratos.

Geralmente utilizado em contratos de serviços como número de meses de comodato.
Apresenta os pedidos gerados através do orçamento.
A apresentação é configurada na preferência ORCAME.CAD_ORCAMENTOS.SQL_PEDIDOS_GERADOS
Campanha comercial que o pedido está vinculado.

A campanha é cadastrada através da interface Campanhas comerciais.
Ex:
  • PROMOÇÃO FEV 2016
  • VIAGEM DOS SONHOS
  • CONCORRA A UM CARRO ZERO KM
Permite apresentar informações que pode não ser relativos ao orçamento.

Para ser apresentado, deve ser configurada a preferência ORCAME.CAD_ORCAMENTOS.SQL_INFORMACOES_ADICIONAIS.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZVENDAEm manutenção
FILIAL 1COMPRAEmitido / Analise
FILIAL 2AMOSTRAPendente / Proposta
CD-RSORDEM_DE_SERVICOAprovado
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Custom

Permite o cancelamento do orçamento, cancelando primeiramente os seus itens.

Atenção
Esta função foi depreciada e não está mais em uso. Ao invés dela, deve-se utilizar a função CANCELAR.
Comportamento:Topo

Emitir

Emite o orçamento, preenchendo a data de conclusão com a data atual.
Topo

Imprimir

Imprime o orçamento em formato PDF.

Esta função é apresentada quando a preferência ORCAME.CAD_ORCAMENTOS.MODO_IMPRESSAO estiver com o valor "S".
Topo

Aprovar

Aprova o orçamento. Caso o tipo de pedido do orçamento possua um "tipo de pedido na aprovação", será gerado um pedido de acordo com o tipo de pedido informado.
Comportamento:Topo

Cancelar

Cancela o orçamento e seus itens.
Topo

Cancelar itens

Operação de cancelamentos dos itens do orçamento. É utilizada na função CANCELAR_OLD.

Atenção
Esta função foi depreciada e não está mais em uso. Ao invés dela, deve-se utilizar a função CANCELAR.
Topo

Concluir orçamento

Permite concluir (ou emitir) o orçamento.

Atenção
Esta função foi depreciada e não está mais em uso. Ao invés dela, deve-se utilizar a função EMITIR.
Topo

Criar nova versão

Permite criar uma nova versão do orçamento, recriando o mesmo na situação em manutenção.

Esta função só pode ser utilizada se o pedido já foi emitido (ou seja, possui data de conclusão).

Dúvidas frequentes

  • Como configurar a apresentação dos pedidos e contratos gerados a partir de um orçamento?
  • Configurações

    ORCAME.CAD_ORCAMENTOS.DIAS_VALIDADE

    Quantidade de dias para calcular a data de validade

    Permite definir a quantidade de dias a partir da data atual são a data de validade é sugerida na inclusão de orçamentos e ordens de serviços.

    Atenção
    Esta preferência foi depreciada porque deve ser utilizado o atributo Validade da proposta dos tipos de pedidos.

    ORCAME.CAD_ORCAMENTOS.IMPRIMIR_QUADRO_RESUMO

    Define se o quadro com o resumo do orçamento (Valor total, valor de frete e etc) deve ser impresso

    Tipo: TEXT

    Valor padrão: S

    ORCAME.CAD_ORCAMENTOS.MODO_IMPRESSAO

    Modo de impressão

    Permite definir se deve ser utilizado o modo de impressão onde é gerado o apenas o PDF ou o modo de impressão onde pode ser gerado PDF, matricial ou enviar por e-mail.

    Opções:

    Tipo: TEXT

    Valor padrão: S

    ORCAME.CAD_ORCAMENTOS.SQL_INFORMACOES_ADICIONAIS

    SQL para apresentar informações adicionais

    Permite configurar um SQL script engine para apresentar informações adicionais a ser apresentadas no orçamento, que podem ou não ser relativas ao contexto do orçamento.

    Pode-se utilizar a macro ${pedido_id} ou ${orcamento_id} para consultar informações do orçamento apresentado.

    Ver também:

    Tipo: SOURCE_CODE

    ORCAME.CAD_ORCAMENTOS.SQL_PEDIDOS_GERADOS

    Configuração da apresentação dos pedidos (e contratos) gerados pelo orçamento

    SQL utilizado para apresentar pedidos gerados pelo orçamento.

    Quando informado, este campo representa um script que gera informações adicionais sobre este orçamento. Normalmente, esta preferência é utilizada para apresentar os pedidos gerados pelo orçamento, mas pode ser utilizada para agregar quaisquer outras informações neste contexto.

    A configuração da preferência pode ser realizada por estabelecimento, permitindo contextualizar as informações de acordo com as necessidades de cada empresa.

    O preenchimento deve seguir a sintaxe do Telescope Script Engine que deve utilizar a(s) seguinte(s) variável(is) de contexto (macros):

    • ${pedido_id}: ID do pedido que está sendo realizado.

    Ver também:

    Tipo: TEXT_LONG

    Regras

    Ajustar moeda conforme o tipo de pedido

    Se informada moeda padrão no tipo de pedido, ajusta o formulário para utilizar a moeda padrão do tipo de pedido.
    Caso além da moeda padrão também esteja marcado para permitir moedas alternativas, o usuário poderá escolher outra, mas a moeda padrão aparecerá como sugestão de preenchimento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Apresentar campo moeda

    Apresenta o campo para selecionar moeda somente se configurado no tipo de pedido para permitir moeda alternativa.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Apresentar campos conforme tipo de pedido

    Na aprovação, oculta os campos de estabelecimentos e/ou tipo de pedido conforme configurado no tipo de pedido do orçamento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Aprovar"

    Apresentar informações adicionais

    Popula o campo de "informações adicionais" com a preferência ORCAME.CAD_ORCAMENTOS.SQL_INFORMACOES_ADICIONAIS.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Aprovar"

    Apresentar informações do cliente

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Destinatário" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Destinatário" do formulário "Novo"

    Apresentar os pedidos vínculados ao orçamento

    Apresentar

    Apresentar pedidos gerados

    Apresenta os pedidos gerados pelo orçamento, conforme configurado na preferencia ORCAME.CAD_ORCAMENTOS.SQL_PEDIDOS_GERADOS.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Apresentar tela de cancelamento

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Custom"

    Desconto maior que o percentual máximo de desconto do estabelecimento

    Desconto não deve ser maior que o percentual máximo de desconto cadastrado no estabelecimento
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Emitir orçamento

    Gera arquivo pdf para impressão do orçamento

    Exibir nome do vendedor

    Deve colocar o nome do vendedor selecionado.

    Filtrar estabelecimento do usuário

    Procedimento que filtra o estabelecimento que o usuário foi cadastrado
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

    Filtrar versões

    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Filtro de versões

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de ler formulário "Listar"

    Informar o vendedor do orçamento

    Informa o vendedor informado no cadastro do cliente informado para o orçamento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"

    Modificar a query

    Modificar a query limitando o tipo de pedido passado por parâmetro.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Modificar a tela de insert

    Procedimento deve modificar a tela de insert ocultando campos que não sâo necessarios para o tipo de pedido, levando em conta tambem o tipo de usuario
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Modificar a tela de query

    Procedimento deve fazer algumas modificações conforme o nível do usuário
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

    Modificar insert

    Procedimento deve modificar o insert inserindo informações da empresa e estabelcimento
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Modificar título da interface conforme modulo

    Modificar título da interface conforme modulo.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"
    • Depois de apresentar formulário "Alterar"

    Permitir a troca de cliente quando estiver em manutenção

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Popular campos conforme tipo de pedido

    Popula a data de validade conforme configurado a validade da proposta definida no tipo de pedido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Popular tipos de pedidos

    Atualiza os tipos de pedidos conforme o estabelecimento escolhido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"

    Popular tipos de pedidos na aprovação

    Popula os tipos de pedidos disponíveis para efetuar a aprovação.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Aprovar"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Aprovar"

    Preencher vendedor

    Caso o usuário logado no sistema seja um vendedor, será informado na tela de inclusão de orçamento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Redirecionar aprovação

    Quando o tipo de pedido não permitir alterar estabelecimento ou tipo de pedido, deve ser redirecionado para a aprovação, e não ir para o formulário de aprovar.
    Eventos que disparam esta regra:
    • No início do formulário formulário "Aprovar"

    Remover ação de imprimir

    Remove a ação de imprimir conforme configurado na preferência ORCAME.CAD_ORCAMENTOS.MODO_IMPRESSAO.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

    Remover botões

    Modificar botões conforme situação do pedido. Também remove o label de contratos caso o orçamento não tenha contrato de serviço.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Transformar orçamento em pedido

    Gera um pedido de venda a partir de um orçamento.

    Validar plano de pagamento

    Valida se o plano de pagamento informado no orçamento está liberado para o cliente.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Valor total do pedido

    Valor total do pedido

    inicializa com parametro

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"