Nota Fiscal Eletrônica

Índice

Inutilização de documento fiscal eletrônico

NFE.PRO_NFE_INUTILIZACAO

Descrição

Interface com procedimento para inutilização de documentos fiscais eletrônicos (NF-e, NFC-e) ou Recibos Provisórios de Serviços (RPS).

Modelos:

NFe (modelo 55) ou NFCe (modelo 65)

CTe (modelo 57)

RPS





A pesquisa dos documentos retornará todos os documentos fiscais eletrônicos gerados pela empresa usuária do sistema (modelo fiscal igual a 55) e não protocolados ou autorizados na Sefaz e que estejam nas situações 'enviado', 'rejeitado' ou 'inutilizado'.

Se for informado um número de documento ou um intervalo de documentos que não estejam cadastrados no sistema, a inutilização destes documentos será autorizado pela Sefaz e em tentativas de emissão de documentos com número inutilizado serão rejeitados pela Sefaz.



Durante a emissão de NF-e é possível que ocorra, eventualmente, por problemas técnicos ou de sistemas do contribuinte, uma quebra da seqüência da numeração. Exemplo: a NF-e nº 100 e a nº 110 foram emitidas, mas a faixa 101 e 109, por motivo de ordem técnica, não foi utilizada antes da emissão da nº 110.

A inutilização de número de NF-e tem a finalidade de permitir que o emissor comunique à SEFAZ, até o décimo dia do mês subseqüente, os números de NF-e que não serão utilizados em razão de ter ocorrido uma quebra de seqüência da numeração da NF-e. A inutilização de número só é possível caso a numeração ainda não tenha sido utilizada em nenhuma NF-e (autorizada, cancelada ou denegada).

A inutilização do número tem caráter de denúncia espontânea do contribuinte de irregularidades de quebra de seqüência de numeração, podendo o fisco não reconhecer o pedido nos casos de dolo, fraude ou simulação apurados.

As NF-e canceladas, denegadas e os números inutilizados devem ser escriturados, sem valores monetários, de acordo com a legislação tributária vigente.



Não apenas não precisam como não podem. Cada número/série de NF-e poderá encontrar-se apenas em uma das seguintes situações: ter sido utilizado por uma NF-e, autorizada, cancelada, ou denegada, ou então ter sido inutilizado (ou ainda não ter sido utilizado pela empresa em nenhuma destas situações). Assim, após o número estar ocupado com uma NF-e, seja autorizada, cancelada ou denegada, não poderá mais ser inutilizado.

Campos:

Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Nome do estabelecimento. As opções vem automaticamente populadas com os estabelecimentos que o usuário tem acesso.
No caso do campo não conter um valor padrão, o domínio assume o estabelecimento padrão do usuário.
Sigla ou abreviatura da espécie de documento. P.ex.: CF, NFF, NF, DUP, PEDIDO, CTRC, NFVC, etc.
Domínio que permite que o usuário escolha 1 valor de uma lista relativamente reduzida de valores previamente fixados.

Propriedades (format)

add-null-option

Indica se deve ser adicionada uma opção nula mesmo para campos obrigatórios.
Por padrão, um campo obrigatório não vem com a opção nula (um valor é automaticamente selecionado).
Valores possíveis:
add-null-option:yes
add-null-option:no
Série do documento fiscal. P.ex: U = Única, 1, T, 0. O sistema informa automaticamente o número da série no momento da emissão da nota.
Caso preenchido a série em um documento de emissão própria, será validado se é permitido o uso da mesma no estabelecimento/espécie.
Domínio primitivo para representar/implementar atributos do tipo texto.

Propriedades (format)


text-transform

  • uppercase: Transforma o texto para letras maiusculas
  • lowercase: Transforma o texto para letras minúsculas
  • capitalize: Primeiras letras em maiúscula
  • ascii7: Ajusta acentos, cedilhas e outros caracteres especiais para caracteres básicos
  • trim: Remove espaços extras no início e no fim do texto.

ellipsis-in

Indica que deve apresentar apenas "N" primeiros caracteres. Se existir um quarto caractere, será apresentado "..." e se o usuário passar o mouse sobre o campo, o valor completo será apresentado

ellipsis-at

Indica que deve apresentar todos os caracteres até o caractere incluído como parâmetro. Se o caractere informado não for encontrado, então mostra todo o conteúdo. Se ocorrer algum caractere depois, será apresentado "..." e se o usuário passar o mouse sobre o campo, o valor completo será apresentado.

OBS: Se ambas propriedades forem utilizadas ao mesmo tempo, apresenta até o caractere "X" limitando a "N" caracteres.

validações

  • accept-digit:S/N = define se aceita ou não digitos
  • accept-alpha:S/N = define se aceita caracteres alfabeticos
  • accept-special:S/N = define se aceita caracteres especiais
  • min-length: = define a quantidade minima de caracteres
  • max-length: = define a quantidade maxima de caracteres
Número do primeiro documento a ser inutilizado.
Data de emissão do documento. No caso de documentos de saída deve ser preenchido somente quando for impresso o documento ou no momento da saída do documento ou mercadoria do estabelecimento do emitente.
Número do documento. Pode ser digitado (informado) pelo usuário ou estabelecido automaticamente pelo sistema.
Ano da inutilização
Número do último documento a ser inutilizado.
Data e hora que o documento foi inutilizado por um usuário.
Motivo para inutilização do documento fiscal.
Valor total do documento.
Número do protocolo de inutilização de numeração de documentos fornecido pelo órgão autorizador (Sefaz ou prefeitura).
Motivo para inutilização do documento.
Seu preenchimento é obrigatório e com tamanho mínimo de 15 caracteres.
Liberar os pedidos para novo faturamento, retornando a situação do(s) pedido(s) que deram origem ao documento para ¨.
Domínio que permite que o usuário escolha 1 valor de uma lista relativamente reduzida de valores previamente fixados.

Propriedades (format)

add-null-option

Indica se deve ser adicionada uma opção nula mesmo para campos obrigatórios.
Por padrão, um campo obrigatório não vem com a opção nula (um valor é automaticamente selecionado).
Valores possíveis:
add-null-option:yes
add-null-option:no
  • Manutenção - Permite realizar modificações no documento.
  • Pendente - Não permite realizar modificações no documento.
    Documento pronto para ser emitido.
    Número do documento não é obrigatório.
  • Aprovado - Documento aprovado pelo SEFAZ e é permitido a impressão da DANFE
  • Cancelado - Documento cancelado e não é permito realizar modificações no documento.
  • Denegado - Documento denegado pela SEFAZ ocasionado normalmente nas por irregularidade cadastral ou fiscal ou do emitente ou do destinatário do documento.
    O número de um documento denegado não poderá mais ser utilizado em outro documento e o documento denegado não poderá ser excluído do sistema ou sua situação alterada (p.ex.: para manutenção, cancelado ou inutilizado).
    Um documento denegado não possui valor fiscal ou comercial (não movimentará os estoques e os títulos financeiros do contas a receber ou pagar deverão estar cancelados, pois o documento é irregular).
  • Rejeitado - Documento rejeitado pela SEFAZ.
  • Em lote - Documento foi incluido em um lote para processamento com a SEFAZ.
  • Inutilizado - Documento foi inutilizado na Sefaz.
  • Emitido - Não permite realizar modificações no documento.
    Número do documento é obrigatório.
  • Entregue - Não permite realizar modificações no documento.
  • Retornado integralmente - Documento de saída foi retornado integralmente (devolução total dos produtos pelo destinatário).

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Inutilizar faixa de numeração de documentos

Tela sem operações geradas. Totalmente customizada.
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Inutilizar

Inutiliza o documento, informando uma observação e se deve liberar o(s) pedido(s) para um novo faturamento.
Topo

Inutilizar manualmente

Procedimento manual para inutilização do documento fiscal, deve ser utilizado somente quando a inutilização já foi executada no sistema da SEFAZ, mas ocorreu um erro ao registrar no sistema.
O preenchimento da data, protocolo e motivo devem ser obrigatoriamente preenchidos.
Topo

Buscar inutilizações

Buscar as inutilizações no sistema da SEFAZ
Comportamento:Topo

Inutilizar lote de documentos

Inutiliza um intervalo de números de documentos. P.ex.: número 10 ao 23 (serão inutilizados todos os números de documentos do intervalo, ou seja, NFe's 10, 11, 12, 13, 14, 15, 17, 18, 19, 20, 21, 22 e 23).

Dúvidas frequentes

  • Como inutilizar uma Nota Fiscal Eletrônica?
  • Como saber ser um número de documento NF-e está inutilizado na Receita?
  • Como informar manualmente a inutilização de um documento fiscal?
  • Como consultar faixas de inutilizações de documentos fiscais eletrônicos já realizadas?
  • Regras

    Apresentar campos apenas quando situação do documento P ou R

    Campos de data, observação de inutilização devem ser editáveis somente quando a situação do documento estiver "P" ou "R"
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Inutilizar documento

    Inutiliza apenas um número de documento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"

    Montar tela de inutilização

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Buscar inutilizações"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Inutilizar faixa de numeração de documentos"

    Remover botão

    Botão salvar deve ser apresentado somente se documento em situação P ou R
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Veja também