Sistema básico de mensagens e notificações

Implantação do sistema de mensageria

MSGCORE.RQ-001

Descrição

Este texto tem como objetivo orientar como o sistema de mensageria deve ser implantado e configurado.

Fluxo normal

Ajustar menus

As leituras e o envio das mensagens é realizado através da interface Mensagens do sistema.
Será necessário chamá-la através de um menu.
Sugestão: Utilitários > Mensagens

Liberação dos acessos

Por padrão, todos os usuários terão acesso a ler mensagens.


Distribuição das mensagens para outros servidores

A distribuição das mensagens já é realizada de forma automática entre os servidores da mesma rede de replicação.
Se existir a necessidade de distribuição de mensagens para outras redes (além dos servidores replicados), será necessário configurar um job centralizado para organizar a fila da mensagens.

A organização da fila é composta pela sequenciação das mensagens de forma centralizada, necessária quando existe a distribuição de mensagens para outros servidores de fora da rede de replicação. Caso a sequenciação fosse feita de forma descentralizada existiria a possibilidade de um servidor ler as mensagens a partir de uma posição da fila e perder mensagens já postadas em transações de processos que ainda estão sendo executados (que não foram "comitados").

As mensagens marcadas com "0" na posição da fila, são ordenadas por data/hora de alteração e tem a sua posição alimentada através de novas sequencias.

Atenção
Esta rotina deve ser executada em transação explícita e nos ambientes replicados, sua execução deve ser centralizada a um único servidor conforme definido na preferencia MSGCORE.MENSAGENS.SERVIDOR_ORGANIZADOR_FILA.