Inventário de estoques

Índice

Tipos de contagens

INVENTARIO.CAD_TIPOS_CONTAGENS

Descrição

Interface para manutenção de Tipo de contagem

Campos:

Nome dado para identificar o tipo de contagem. Exemplos:
  • Conferência de pedidos
  • Inventário
  • Conferência de documentos
  • etc.
Classifica o tipo de contagem.
  • Carregamento - A conferência deverá comparar as quantidades físicas com as quantidades registradas em um determinado carregamento.
  • Carga inicial - Corresponde a um inventário inicial de estoque. Este tipo é utilizado apenas durante um processo de implantação do controle de estoque. Os dados coletados neste inventario irão gerar uma documento fiscal de entrada que, ao ser processado, fará o ajuste do estoque.
  • Conferência de documentos de entrada ou saída - A contagem tem como propósito comparar as quantidade físicas de produtos com as quantidades informadas em um documento de entrada ou saída.
  • Fotografia - Contagem utilizada para manter uma fotografia do estoque atual em um processo de inventário.
  • Inventário - A contagem é parte de um processo de inventário.
  • Lote de documentos - A contagem deverá fazer a conferência física de um conjunto de documentos de entrada ou saída.
  • Conferência de pedidos - A conferência deverá comparar as quantidades físicas com as quantidades registradas em um determinado pedido.
  • Abastecimento produção (retorno) - A conferência deverá comparar as quantidades físicas com as quantidades vinculadas aos itens de pedidos vinculadas, para realizar operação de retorno.
  • Abastecimento produção (saída) - A conferência deverá comparar as quantidades físicas com as quantidades vinculadas aos itens de pedidos vinculadas, para realizar operação de saída.
  • Abastecimento produção (retorno-descarte) - A conferência deverá comparar as quantidades físicas com as quantidades vinculadas aos itens de pedidos vinculadas, para realizar operação de retorno por descarte.
Quando informado, indica um script que deverá retornar o ID do próximo produto a ser lido. Esse script deve receber um único parâmetro ${conferencia_id} com o ID da conferência que está sendo executada.
Exemplo:
select id from (
   select p.id
   , rc.quantidade_prevista - coalesce(rc.quantidade_contada,0) as qtd_pendente
   from contagens_produtos cp
   join itens_pedidos ip on ip.pedido_id = cp.pedido_id
   join produtos p on p.id = ip.produto_id
   left join marcas m on m.id = p.marca_id
   join resultados_contagens rc on rc.contagem_id = cp.id and rc.produto_id = p.id
   where cp.id = ${conferencia_id}
   order by m.ordenacao, m.marca, referencia_fabricante
) q
where qtd_pendente > 0
limit 1
Define se permite concluir o documento ao finalizar a conferência com sucesso, caso o tipo de contagem seja "Conferência de documentos de entrada ou saída"
  • Não - Se marcada essa opção o documento não será emitido nem aberto. (padrão)
  • Redirecionar - Se marcada essa opção ao finalizar a conferência abrirá a tela do documento para que este seja emitido.
  • Emitir - Se marcada essa opção o documento será emitido sem redirecionar para a tela.(OBS: Somente documentos de entrada podem ser emitidos com essa opção)

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Carregamento
Carga inicial
Conferência de documentos de entrada ou saída
Fotografia
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.