Inventário de estoques

Índice

Resultados das contagens

INVENTARIO.CAD_INVENTARIOS_ESTOQUES_RESULTADOS

Descrição

Bloco que apresenta a posição atual dos produtos no inventário, indicando as quantidades obtidas em cada leitura, a quantidade em estoque e o ajuste a ser realizado.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Inventários de estoque:

Campos:

Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Indica se o registro refere-se a um modelo, produto, lote, variação do produto ou unidade de produto.
  • Modelo - Um modelo é a definição conceitual de um PRODUTO. Os modelos não existem no mundo real. Apenas poderão existir materiais baseados no modelo. De certa forma, esta entidade representa o projeto do desenvolvimento de um produto onde os detalhes de acabamento final não são especificados. Um bom exemplo é o modelo de calçado. O registro do modelo é apenas uma especificação incompleta. Para a produção de um calçado, será necessário complementar a especificação do modelo adicionando características como cores, forros, acabamentos, etc. Um modelo é uma "ficha incompleta". Para a confecção de um produto é necessário que seja feita uma complementação detalhada do respectivo modelo.
  • Produto - O registro especifica um produto detalhado e que representa um material ou serviço.
  • Variação - Utiliza-se variações para cadastrar vários produtos que são praticamente iguais variando apenas alguma característica básica como cor, tamanho, voltagem, etc.
    Nestes casos, pode-se cadastrar um produto base e informar as respectivas variações de forma simplificada, sem a necessidade de informar novamente todo o cadastro.

    É importante salientar que não é possível existir uma variação que tenha alguma tributação diferente da informada no produto base.
  • Embalagem - Utiliza-se embalagem para cadastrar vários produtos que são iguais, mas apenas com diferença de embalagem.
    Nestes casos, pode-se cadastrar um produto base e informar as respectivas embalagens de forma simplificada, sem a necessidade de informar novamente todo o cadastro.
    P.ex: Produto base = Litros ; Produto embalagem 1 UN - 2L.
  • Lote de produtos - É um conjunto de unidades produzidas no mesmo processo de produção.
  • Unidade individual - Instância única de um produto. As unidades individuais de produtos normalmente são identificadas pelo seu número de série (único).

    O estoque de uma unidade individual de produto somente pode ser 0 ou 1.
  • Conjunto - Representa um conjunto de produtos (e respectivas quantidades) que serão manuseados na operação. Um produto do tipo "conjunto" somente é utilizado como um sinônimo para os produtos que ele representa. O conjunto propriamente dito jamais é utilizado para movimentar estoque. Ao incluir um conjunto em um pedido, o sistema substitui automaticamente pelos produtos que compõe o respectivo conjunto.
Nome da marca.
Ex:
  • COCA-COLA
  • PEPSI
  • FRUKI
Código de referência do produto usado pelo fabricante.
Denominação da unidade de medida. P.ex.: metro, metro quadrado, metro cúbico, milheiro, unidade, peça, quilograma.
Indica como está a situação da contagem deste produto.
  • OK - Já existe uma definição da quantidade de produtos contados.
  • Pendente - Não existe uma definição do número de produtos contados.
Indica se este produto está correto ou divergente neste processo de contagem.
  • OK - A quantidade contada deste produto está correta com relação a quantidade prevista para o mesmo (mesmo que as contagens ainda estejam em execução).
  • Divergente - A quantidade efetivamente contada deste produto não é a quantidade esperada para o mesmo.
Quantidade prevista para o produto conforme consta no documento, pedido, estoque, etc.
Resultados de cada contagem realizada para o produto. Os blocos apresentados em verde indicam que o sistema irá considerar esta leitura como correta. Note que produtos sem leitura até a contagem mínima coincidente são considerados como "0" (zero) produtos. Para as contagens subsequentes, estes produtos são desconsiderados.
Nos inventários, indica o número da contagem dentro do inventário. Nestes casos, a contagem 0 indica a fotografia do estoque e também onde fica o resumo de todo o inventário. As demais contagens são criadas de acordo com número de contagens definidos no inventário (1, 2, 3, ...).
Quantidade efetivamente verificada no processo de contagem.
Quantidade que o inventário irá gerar de ajuste.
Acrescenta informações pertinentes a este resultado. Por hora, indica que existem unidades individuais a serem acrescentadas e/ou removidas.
Relação dos números de série dos produtos que utilizam unidades individuais. Este atributo á automaticamente calculado e existe para facilitar a identificação das contagens que são coincidentes. A relação é montada com os números de série ordenados alfabeticamente e separados por vírgulas. Para produtos que não possuem unidades individuais, este atributo é preenchido com a palavra NONE.
Indica o produto deste resultado.
Vínculo a um processo específico de contagem.
Quando informado, indica que está é uma das contagens do inventário.

Operações

Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
ModeloCOCA-COLAOKOK
ProdutoPEPSIPendenteDivergente
VariaçãoFRUKIOKOK
EmbalagemCOCA-COLAPendenteDivergente
Comportamento:Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:

Configurações

INVENTARIO.CAD_INVENTARIOS_ESTOQUES_RESULTADOS.CSS

CSS customizado para as leituras

CSS customizado para as leituras

Tipo: TEXT_LONG

Valor padrão: .leituras td { min-width: 50px; text-align: right; border: solid 1px lightgray; }

Regras

Formatar leituras

Formata a apresentação das leituras em pequenas caixas de tamanho fixo.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

Incluir observações

Incluir informações pertinentes no campo observações:
  • Unidades individuais a serem incluídas e/ou excluídas.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha eletrônica"