Inventário de estoques

Índice

Conferências de inventários

INVENTARIO.CAD_INVENTARIOS_ESTOQUES

Descrição

Manutenção de inventários de estoques.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Inventários de estoque:

Campos:

Identificação do inventário - Gerado automaticamente com um numero sequencial.
Situação do inventário.
  • Planejado - O inventário não tem data de início informado.
  • Em execução - O inventário está em processo de contagem. Qualquer movimento de estoque no escopo do inventário será bloqueado. Apenas inventários em execução permitem o registro de contagem de produtos (leituras).
  • Concluído - O inventário já foi concluído. Os documentos de ajuste são automaticamente gerados, mas não necessariamente emitidos.
Indica o tipo de inventário.
  • Geral - Todos os produtos serão inventariados. Neste tipo de inventário, produtos que possuem estoque registrados no sistema que não tiverem contagem registrada, terão seu estoque automaticamente zerado.
  • Parcial - Refere-se apenas a determinados produtos. A contagem e o ajuste são realizados apenas para os produtos indicados.
Nome do estabelecimento que será inventariado.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Tipo de estoque que será inventariado.
Ex:
  • Estoque
  • Matéria-prima
  • Revenda
  • Em terceiros
  • De terceiros
  • Consumo
  • Ativo imobilizado
  • Ferramentas
  • Consignação de terceiros
  • Consignação em terceiros
  • Feiras
  • Para garantia
  • Em garantia
Indica o número de contagens que este inventário tem. Normalmente, os inventários inciam com 1 ou 2 contagens e depois são acrescentadas contagens extras no caso de ocorrerem divergências entre elas até que o número de contagens coincidentes sejam alcançadas.
Indica o número de contagens iguais que um mesmo produto deverá ter para que o inventário seja aceito. Enquanto não existir este número de contagens iguais, o inventário não poderá ser concluído.
Normalmente, considera-se 2 contagens coincidentes.
Quando o número de contagens coincidentes for 1, então o estoque não poderá ser considerado como uma contagem válida.
Indica se o estoque atual deve ser considerado como uma contagem válida. Neste caso, se a primeira contagem realizada for igual a quantidade atual em estoque, já serão consideradas 2 contagens coincidentes.
Quando o número de contagens coincidentes for 1, então o estoque não poderá ser considerado como uma contagem válida.
Data planejada para a realização do inventário. Meramente informativo.
Data e hora em que o inventário foi efetivamente iniciado. A partir do início do inventário até a sua conclusão, é bloqueada qualquer movimentação de estoque no escopo do mesmo.
Data e hora em que o inventário foi concluído. Na conclusão, os documentos de ajuste são automaticamente gerados e a movimentação do estoque é liberada.
Link para o documento de ajuste que foi gerado.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
PlanejadoGeralMATRIZEstoqueNão
Em execuçãoParcialFILIAL 1Matéria-primaSim
ConcluídoGeralFILIAL 2RevendaNão
PlanejadoParcialCD-RSEm terceirosSim
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Iniciar

Inicia a execução do inventário:
Topo

Concluir

Concluir o inventário:
Topo

Nova contagem

Inseri mais uma contagem no inventário.

Regras

Ajustar ações conforme situação do inventário

Inventários iniciados não podem ser mais alterados.
Só pode "Iniciar" inventários planejados.
Só pode "Concluir" inventários em execução.
Não pode "Excluir" inventários concluídos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Ajustar campos conforme numero contagens

Se o usuário informar NUMERO_CONTAGENS_COINCIDENTES < 2, então o campo CONSIDERAR_ESTOQUE deve passar para N e colocado em read-only.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Número de contagens coincidentes" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Número de contagens coincidentes" do formulário "Novo"