Inventário de estoques

Índice

Contagem de produtos

INVENTARIO.CAD_CONTAGENS_PRODUTOS

Descrição

Bloco utilizado para executar a contagem dos produtos em um processo de conferência ou inventário.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Conferência de documentos:

Modulo de Abastecimento para produção:

Campos:

Produto contado para ser alterado
Apresenta o resultado atual das contagens.
O que foi informado pelo operador para evidenciar o produto.
Em processos de conferência realizados com leitores de código de barra será armazenado o resultado da leitura (informação "lida" pelo coletor).
A leitura pode ser formada por uma quantidade seguida de um separador e do código do produto. Exemplo:
10*7895
Será considerado 10 unidades do produto com código 7895.
Ver INVENTARIO.PRODUTOS_CONTADOS.SEPARADOR_QUANTIDADE_PRODUTO.
Identificação do lote a ser registrado, neste caso diferente dos números de série, deve ser registrado individualmente os lotes.
Quantidade informada pelo conferente.
Quantidade de produtos vinculados a esta leitura.
Será igual a quantidade informada exceto nos casos do usuário ter informado um código de barras que possua um fator de conversão por se tratar do código de uma embalagem que agrega várias unidades do produto. Por exemplo: Um fardo com 12 litros de leite longa vida.
Quantidade de embalagens consideradas para o produto.
Seu preenchimento é permitido somente quanto do tipo de contagem for "R = Abastecimento produção (retorno)" ou "S = Abastecimento produção (saída)"
Código do produto e sua descrição concatenados.
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Informações adicionais sobre os pedidos vinculados:
  • Destinatário
  • Operação
Comportamento semelhante a um campo "Combo", porém usando os recursos de um "Option". Possui autocomplete das opções informadas.
Apenas a "Descrição" é visível para o usuário, porém o que é passado para o sistema é o valor.
Pode ser utilizado, por exemplo, para opções onde o usuário seleciona um ID através de uma descrição.
Filtro para atualizar a operação
Apresenta uma mensagem com a situação final da conferência feita.

Será apresentado:
  • SUCESSO!: quando as quantidades conferidas e previstas estão iguais.
  • DIVERGENCIAS!: quando as quantidades conferidas e previstas não estão iguais. Neste caso, será apresentado a lista de produtos que estão divergentes.
Apresenta uma lista de produtos que estão divergentes entre a quantidade prevista e a quantidade conferida.
Usuário que determinou que o produto foi descartado.
Pode ser preenchido somente quando o tipo de contagem for "T = Abastecimento produção (retorno-descarte)"
Data de validade do produto

Operações

Topo

Novo

Permite registrar as leituras das quantidades físicas de produtos conferidos.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta a lista dos produtos fisicamente conferidos.
Comportamento:Topo

Alterar

Permite alterar a quantidade lida em uma leitura física.
Comportamento:Topo

Excluir

Permite excluir uma leitura física realizada.
Topo

Finalizar

Finaliza as leituras e faz a verificação das quantidades respondendo com uma mensagem de sucesso ou com a lista de divergências.
No caso de operações de abastecimento são realizados a movimentação de estoque entre o estoque de origem e o destino.
OBS: Se o tipo de contagem for "Conferência de documentos de entrada ou saída" e a conferência estiver conferida com sucesso então:
Comportamento:Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Itens

Apresentar tela com todos os itens que podem ser informados no abastecimento.
São apresentados todos os itens que podem ser vinculados ao abastecimento e com o saldo disponível para realizar a transferência entre o estoque de origem e destino.
Comportamento:Topo

Trocar produto

Operação permite a substituição do produto no abastecimento e item de pedido vinculado.
Comportamento:Topo

Alteração quantidade

Nesta operação é possível realizar alterações na quantidade ou cancelamento do registro quando informado a quantidade 0.
Comportamento:Topo

Verificado

Abastecimento vinculado é marcado como verificado

Configurações

INVENTARIO.CAD_CONTAGENS_PRODUTOS.CONCLUSAO_AUTOMATICA_DOCUMENTO_ENTRADA

Permite definir se deverá ser realizada de forma automática a conclusão de documentos de entrada.

Caso a preferência esteja marcada, valor "S", se a contagem for uma conferência de um documento cujo tipo de operação seja "Entrada", o tipo de emitente seja "Terceiro", que não esteja emitido e a contagem não tenha nenhuma divergência, então será realizada a conclusão do documento ao clicar em Finalizar

Tipo: FLAG

Valor padrão: N

INVENTARIO.CAD_CONTAGENS_PRODUTOS.DIVERGENCIAS.ITEMS

Configuração de campos apresentados na listagem de divergências do carregamento

Define os campos que serão visíveis na listagem de divergências do carregamento.

Campos disponíveis:

  • REFERENCIA
  • PRODUTO
  • DESCRICAO
  • QTD_DOC
  • QTD_LIDA
  • QTD_PREV_EMBALAGEM
  • QTD_EMBALAGEM

Tipo: TEXT

INVENTARIO.CAD_CONTAGENS_PRODUTOS.INFORMACOES_ADICIONAIS

Texto adicional para informações do abastecimento por itens

Texto adicional a ser informado nas informações do abastecimento por item.

Podem ser utilizadas a seguintes macros:
MacroDescrição
${identificacao}Identificação do abastecimento.

Tipo: TEXT

INVENTARIO.CAD_CONTAGENS_PRODUTOS.SQL_RESULTADO_CONTAGEM

SQL resultado contagem

SQL utilizado para apresentar o resultado da contagem. Caso esteja vazio é utilizado o seguindo SQL por padrão:

select case when prod.referencia_fabricante is not null
then prod.referencia_fabricante else prod.produto end as \"Referência\"
, prod.produto as \"Produto\"
, prod.descricao as \"Descrição\"
, rc.quantidade_prevista as \"Quant. doc.\"
, rc.quantidade_contada as \"Quant. lida\"
, rc.quantidade_prevista_embalagem as \"Quant. prevista embalagem\"
, rc.quantidade_embalagem as \"Quant. embalagem\"
from resultados_contagens rc
join produtos prod on prod.id = rc.produto_id
where rc.contagem_id = ${contagem_id}
order by prod.referencia_fabricante, prod.produto

Tipo: TEXT

Regras

Apresentar campos

Apresentar campos conforme o tipo de conferencia
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Leitura" do formulário "Novo"

Apresentar campos para abastecimento

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Itens"

Apresentar itens para abastecimento

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Itens"
  • Ao alterar campo "Operação" do formulário "Itens"

Apresentar opções para troca de produto

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alteração quantidade"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Trocar produto"

Apresentar resultado contagens

Apresenta o resultado atual das contagens.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Autocomplete dos lotes dos produtos

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

Limpar leitura

Limpa a leitura mesmo no caso de erros.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Remover ações

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Salvar data de validade no item de documento

Quando o produto é configurado pra preencher uma data de validade a mesma deve ser informada no item de documento
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Validar passagem de parametros

Validar a passagem dos parâmetros de interface.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de ler formulário "Pesquisar"

Verificar produto

Verifica se o produto informado pertence ao documento que está em conferência.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de inserir formulário "Novo"