Inventário de estoques

Índice

Conferência de pedidos

INVENTARIO.CAD_CONFERENCIA_PEDIDOS

Descrição

Conferência de pedidos.

Ver também:

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Conferência de pedidos:

Campos:

Identificação numérica da conferência.
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Nome dado para identificar o tipo de pedido.

Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Número do pedido para conferência.
Nos inventários, indica o número da contagem dentro do inventário. Nestes casos, a contagem 0 indica a fotografia do estoque e também onde fica o resumo de todo o inventário. As demais contagens são criadas de acordo com número de contagens definidos no inventário (1, 2, 3, ...).
Identificação do cliente (pessoa) do pedido.
Nome completo do cliente do pedido.
Pessoa responsável pela conferência dos produtos.
Será preenchido automaticamente com a pessoa do usuário.
Nome completo do conferente.
Pessoa responsável pela separação dos produtos do pedido.
Nome completo do separador.
Data de início da conferência (somente a data, sem a hora).
Data e hora em que a contagem foi registrada no sistema.
Data e hora em que a conferência foi finalizada.
Este campo é automaticamente atualizado sempre que o usuário finaliza a conferência.
Se for feita uma leitura em uma conferência já finalizada, esta conferência volta para "Em execução".
Define quando a conferência foi cancelada e feita nova contagem.
Domínio primitivo para representar/implementar atributos do tipo data. O horário é irrelevante. As consultas são tratadas em faixas de valores.
A representação STRING do valor é sempre no formato YYYYMMDD conforme a ISO-8601.

Propriedades (format)

show-datepicker

Indica se deve ou não aresentar o ícone que permite escolher uma data. Valores aceitos: S/N

Para utilizar valor com parâmetros ver FAQ: Como utilizar SYSDATE em domínios do tipo "data" como parâmetros em dashboards e relatórios?

Domínio genérico para tratamento de atributos contendo textos longos e com quebras de linha. A entrada de dados é feita através de um campo multi-linhas com largura e altura variáveis (padrão de 100 caracteres por linha e 6 linhas).
Na apresentação, este domínio desconsidera quaisquer tags HTML que estiverem nele, ou seja, mostra as tags e não formata de acordo com elas.

Propriedades (format)

pop-editor

Define se a forma de edição será em um dropbox
Padrão: no

pop-editor-width

Define a largura para o campo de edição do valor, o valor passado é no formato css
Padrão: 60em

pop-editor-height

Define a altura para o campo de edição do valor, o valor passado é no formato css
Padrão: 6em
Quantidade total de volumes para o pedido.
A quantidade de volumes do pedido será informada e somada aos volumes de outros pedidos vinculados ao(s) documento(s) gerado(s) a partir dos pedidos caso a preferência PEDIDOS.PEDIDOS.UTILIZAR_VOLUMES_PEDIDO seja configurada com valor "S".

Esta quantidade será informada automaticamente no pedido.
Quantidade total de volumes para o pedido.
A quantidade de volumes do pedido será informada e somada aos volumes de outros pedidos vinculados ao(s) documento(s) gerado(s) a partir dos pedidos caso a preferência PEDIDOS.PEDIDOS.UTILIZAR_VOLUMES_PEDIDO seja configurada com valor "S".
Situação da conferência.
  • Pendente - Indica que ainda não foi realizada nenhuma leitura.
  • Em execução - A conferência está sendo realizada.
  • Concluída - Aplicado somente para inventários, indicando que a contagem foi concluída.
  • Concluída com sucesso - A conferência foi realizada com sucesso.
  • Concluída com divergência - A contagem foi concluída e existem divergências entre as quantidades esperadas e as quantidades contadas.
  • Concluída com divergência aceita - A contagem foi concluída e existem divergências entre as quantidades esperadas e as quantidades contadas, mas houve o aceite por usuário autorizado.
  • Cancelada - Indica que a contagem não será mais utilizada ou realizada.
    O cancelamento da contagem também poderá ocorrer caso seja criada nova contagem a partir da contagem.
Permite definir se utiliza volume. Quando utiliza, é obrigatório informar volumes para cada contagem.
Layout para impressão da etiqueta
Domínio que permite que o usuário escolha 1 valor de uma lista relativamente reduzida de valores previamente fixados.

Propriedades (format)

add-null-option

Indica se deve ser adicionada uma opção nula mesmo para campos obrigatórios.
Por padrão, um campo obrigatório não vem com a opção nula (um valor é automaticamente selecionado).
Valores possíveis:
add-null-option:yes
add-null-option:no
Permite definir qual informação deve ser impressa: informações da conferência ou dos produtos conferidos.
  • Produtos - Deve imprimir etiquetas por produtos, ou seja, para cada produto contado será gerado uma etiqueta.
  • Conferência - Deve imprimir apenas uma etiqueta para a conferência. Neste caso, não há informação de produtos.
  • Por volumes - Permite imprimir etiquetas por volumes. Neste caso, será impresso a mesma quantidade de etiquetas que a quantidade de volumes.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZVENDAPendenteNão
FILIAL 1COMPRAEm execuçãoSim
FILIAL 2AMOSTRAConcluídaNão
CD-RSORDEM_DE_SERVICOConcluída com sucessoSim
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Atualizar

Esta operação atualiza as quantidades esperadas na conferência relendo o que está informado no pedido.
Esta função deve ser utilizada sempre que houver alguma alteração no pedido que deve ser refletida na conferência.
Topo

Finalização

Registra a finalização da leitura dos produtos da conferência. Ao finalizar uma conferência, a mesma muda sua situação de "Em execução" para "Conferida com sucesso" ou "Divergente".
Topo

Imprimir etiquetas

Imprimir as etiquetas da conferencia.
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Contar novamente

Quando uma contagem estiver divergente, esta opção é disponibilizada.

É criada uma nova contagem, com as mesmas informações da contagem atual, porém sem os produtos contados e resultados.
Topo

Aceitar divergencia

Define que a divergência apresentada está aceita e pode ser utilizada como conferência correta.

Configurações

INVENTARIO.CAD_CONFERENCIA_PEDIDOS.CORRIGIR_DIVERGENCIAS

Alterar quantidades no pedido quando existir divergências

C = Deve cancelar os itens que tiverem o saldo não conferido.
P = Deve remover a quantidade a entregar dos itens tiverem o saldo não conferido.
N = Não deve ser realizado correções

Tipo: TEXT

Valor padrão: N

INVENTARIO.CAD_CONFERENCIA_PEDIDOS.EXIGE_COLABORADOR_ATIVO

Quando "S", exige que o conferente e o separador sejam colaboradores ativos. Padrão = "S".
Ver também Colaboradores.

INVENTARIO.CAD_CONFERENCIA_PEDIDOS.EXIGE_PESSOAS_DIFERENTES

Quando "S" exige que o conferente e o separador sejam pessoas diferentes. Padrão = "S".

INVENTARIO.CAD_CONFERENCIA_PEDIDOS.SUGERIR_USUARIO_CONFERENTE

Sugerir o usuário como conferente

Permite definir que o usuário logado será sugerido como conferente nas conferências de pedidos.
Caso a preferência não esteja configurada, o sistema assume que não fará tal sugestão.

Tipo: FLAG

INVENTARIO.CAD_CONFERENCIA_PEDIDOS.SUGERIR_USUARIO_SEPARADOR

Sugerir o usuário como separador

Permite definir que o usuário logado será sugerido como separador nas conferências de pedidos.
Caso a preferência não esteja configurada, o sistema assume que não fará tal sugestão.

Tipo: FLAG

Regras

Identificar a conferência

Cria uma identificação para a conferencia no formato:
CONF tipo-de-pedido numero-do-pedido POR conferente EM data-hora
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Montar tela de etiquetas

Montar interface de etiquetas, apresentando o tipo de etiqueta e impressora para seleção do usuário
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Imprimir etiquetas"

Popular campo separador

Popula o campo separador com o responsável pelo Romaneios de separação.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Pedido" do formulário "Novo"

Popular quantidade volumes

Popula a quantidade de volumes conforme o pedido informado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Pedido" do formulário "Novo"

Redirecionar ao incluir

Redireciona para a inclusão de volume quando a opção "incluir volume" estiver marcada. Caso contrário irá para a inclusão de volumes.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Remover ações conforme contexto

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Salvar quantidade volumes

Salva a quantidade de volumes no pedido informado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Sugerir conferente

O sistema sugere o usuário que está logado no sistema como conferente.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Validar conferente e separador

Conferente e separador devem ser colaboradores ativos (preferência INVENTARIO.CAD_CONFERENCIA_PEDIDOS.EXIGE_COLABORADOR_ATIVO).
Conferente e separador não podem ser a mesma pessoa (preferência INVENTARIO.CAD_CONFERENCIA_PEDIDOS.EXIGE_PESSOAS_DIFERENTES).
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Verificar pedido

Verifica se o pedido possui produtos que podem ser separados comparando a quantidade total já separada (conferida) com a quantidade total do pedido e apresenta mensagem caso não existam mais produtos a serem conferidos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Veja também