Qualidade

Índice

Cadastro de parâmetros de cálculo para indicadores

INDQUA.CAD_PARAMETROS_CALCULO_INDICADORES

Descrição

Interface para manutenção de Parâmetro de cálculo.

A fim de facilitar a operação e, garantir a operacionalização da coleta de dados, esta interface valida o comando informado (sql), apresentando a situação "Ok" se é uma query válida ou uma mensagem de erro se não está ok (mensagem retornada pelo próprio driver escolhido).

Sempre que o registro é apresentado, são listados todos os parâmetros que utilizam o parâmetro corrente na sua fórmula de cálculo.
Por exemplo: ao visualizar o parâmetro "quantidade de itens não conforme", é listado o parâmetro "percentual de erros" que se utilizado do corrente para calcular o valor a ser coletado.

Campos:

Informa se o parâmetro está corretamente informado. Informará um erro caso o SQL informado não esteja funcionando.
Identificação do banco de dados (nome único).
Nome dado para o parâmetro de cálculo. Deve ser exatamente igual ao utilizado nas fórmulas dos indicadores. Para compatibilidade com a sintaxe das expressões que formam as fórmulas, deve ser composto apenas por caracteres A-Z e pelo sinal "_".
Ex: NUMERO_DE_ROLOS_PRODUZIDOS, QUANTIDADE_DE_NAO_CONFORMIDADES.
Título dado para o parâmetro tal qual é apresentado nas telas de abastecimento manual, consultas e relatórios.

O título é uma informação para facilitar o entendimento do parâmetro (informação amigável e mais formal) usado especialmente para aumentar o entendimento e apresentação do dado ao usuário final.
Texto livre para descrever o parâmetro.
Indica como o parâmetro é coletado.
  • Automático - O parâmetro será calculado automaticamente através de uma expressão SQL programada.
  • Manual - O valor do parâmetro deverá ser informado manualmente em uma tela de registro específico.
Para parâmetros de coleta automática, corresponde a expressão SQL que irá coletar o seu valor. Esta expressão é baseada no período de análise e deve incluir as variáveis :DATA_INI e : DATA_FIM. Exemplo:
SELECT SUM(VALOR) FROM TABELA_X WHERE DATA BETWEEN :DATA_INI AND :DATA_FIM

Para parâmetros de coleta manual, indica a função do responsável por sua digitação no sistema.
Unidade de medida utilizada para os valores do parâmetro de cálculo.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.

Veja também