Qualidade

Índice

Indicadores de qualidade

INDQUA.CAD_INDICADORES_QUALIDADE

Descrição

Interface para manutenção de indicador de qualidade.

Nesta interface são registrados quais os indicadores estão atualmente sendo usados e como eles são calculados. Também é possível relacionar o indicador à uma área funcional específica e quem é a função do sistema associada (restringindo o acesso aos usuários vinculados a função escolhida).

Por exemplo:

Esta interface pode ser acessada pelo menu:


Campos:

Código/nome de identificação do indicador de qualidade. Pode ser formado por um nome, mnemônico, um número ou uma combinação qualquer, mas deve identificar um único indicador. Ex: PRODUTIVIDADE, PERC_RETRAB, etc.
Título dado ao indicador e que aparece nas consultas, relatórios, etc. Podem existir dois indicadores com o mesmo título mas não com o mesmo código (p.ex.: O mesmo indicador para diferentes departamentos).
Indica o escopo para o qual este indicador está relacionado. O escopo pode ser uma combinação de chaves.

Exemplo: Um indicador definido apenas no escopo "Campanha" terá informações de meta e um valor realizado para cada campanha comercial, independente de estabelecimento e/ou vendedor. Já um indicador definido nos escopos "Campanha" + "Vendedor" terá metas diferentes para cada vendedor dentro de cada campanha.
  • Tempo - Os indicadores serão definidos por períodos de tempo. Neste caso, uma frequência (diário, mensal, anual, etc.), deverá ser informada.
  • Estabelecimento - Indicadores separados por estabelecimento.
  • Vendedor - Indicadores separados por vendedor.
  • Campanha - Indicadores separados por campanha.
Nome dado para a área. Ex: Tecelagem, Financeiro, Informática, etc.
Unidade de medida utilizada para o indicador. Meramente informativo mas serve como referência nas saídas geradas pelo sistema. Ex: Kg / Hora-homem
Nome dado para identificar esta frequência.
Texto que informa qual o objetivo do indicador. Ex: Monitorar a produtividade.
Texto livre para descrever como o indicador é calculado.
Determina como o valor realizado deve ser interpretado com relação à meta.
  • Maior é melhor - Tanto maior o for o valor realizado, melhor. Ultrapassar a meta representa um fato desejado.
  • Menor é melhor - Valores menores são melhores. Realizar um valor abaixo do que o definido para a meta é um fator desejado.
  • Próximo é melhor - Valores inferiores ou superiores à meta são igualmente indesejados. A realização dever ser o mais próximo possível da meta.
Nome (ou código) dado para identificar um cargo/função no sistema. Note que pode existir duas funções diferentes, utilizadas em diferentes contextos que usam o mesmo título, porém, terão de ser identificadas com um nome/código diferente.
Exemplos:
  • GERENTE FINANCEIRO
  • VENDEDOR BALCÃO
  • SUPERVISOR COMPRAS
  • etc.
Quando informado, indica um SQL que irá gerar todas as opções de escopo para um período. Esse SQL será utilizado para "preparar" os indicadores de um período, gerando registros para que as metas sejam registradas.

Este SQL pode opcionalmente ser baseado no período informado, representado pelas macros ${data_ini} e ${data_fim}, e deve retornar apenas as combinações para os valores de escopo do indicador:
  • estabelecimento_id: ID do estabelecimento
  • vendedor_id: ID do vendedor
  • campanha_id: ID da campanha.
Fórmula ou SQL que calcula o valor realizado para o indicador, baseada nos parâmetros de cálculo previamente informados. Os parâmetros informados dentro da fórmula devem estar previamente cadastrados. Apesar de permitir quebras de linha, elas são ignoradas quando a fórmula é interpretada.
Ex: QUANTIDADE_PRODUZIDA/ HORA_HOMEM_TRABALHADA

Caso iniciado com "SELECT " (palavra SELECT seguido de um espaço), representa um comando SQL que deverá retornar os registros que deverão gerar os indicadores de um período. Este SQL poderá/deverá ser responsável por:
  • Criar todas as combinações de valores para o escopo
  • Gerar uma meta (apenas se ainda não estiver informada)
  • Calcular os valores realizados

O SQL deverá se baseado no período informado, representado pela macro ${periodo_id} ou pelas macros ${data_ini} e ${data_fim} e deverá retornar as colunas
  • realizado: Contendo o valor realizado no período informado.
Além disso, o SQL deverá retornar também os seguintes valores (APENAS OS QUE FORAM SELECIONADOS NO ESCOPO DO INDICADOS):
  • estabelecimento_id: ID do estabelecimento
  • vendedor_id: ID do vendedor
  • campanha_id: ID da campanha.
Número de casas decimais a serem usadas na apresentação dos valores deste indicador.
Caso não informado, o sistema apresentará os indicadores com todas as casas resultantes no seu cálculo.
Indica se o indicador está ativo ou não. Com o tempo, um indicador pode ser desativado de forma a não ser mais calculado/avaliado, mas seu histórico é mantido.
Período inicial que deve ser atualizado. Vem sugerido com o período "vigente".
Quando informado, indica que a atualização deverá ser até este período.
Indica uma faixa de datas para ser utilizada como definição de quais os períodos que devem ser atualizados. Todos os períodos que se encerram dentro da faixa informada serão atualizados.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Atualizar

Atualiza os registros dos indicadores para uma faixa de períodos. A atualização prepara os registros onde podem ser informadas as metas e onde serão registrados os valores realizados.
Topo

Exportar

Funcionalidade que permite exportar os dados de um bloco.
Topo

Importar

Funcionalidade que permite importar dados para o bloco desejado.
Topo

Atualizar todos

Pede para o usuário informar um período de datas. Ao confirmar, atualiza todos os indicadores listados nos períodos que terminam dentro do período informado.
Essa operação pode ser utilizada em jobs para atualizar automaticamente os indicadores. Neste caso pode simplesmente executar uma rotina semanal, por exemplo, atualizando todos os indicadores/períodos concluídos no dia anterior.
Comportamento:

Configurações

INDQUA.CAD_INDICADORES_QUALIDADE.LOV_WIDTH

Largura da LOV de indicadores

Tipo: INTEGER

Valor padrão: 850

Regras

Ajustar filtro de datas

Configura o campo PERIODOS_CONCLUIDOS_EM para ser um query-operator "between" (e sem a opção de alterar).
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Atualizar todos"

Calcular retroativo

Calcula (ou recalcula) todos os resultados deste indicador nos períodos retroativos.

Veja também