Central de serviços do cliente

Funcionamento da central de serviços

HLPDSK_CLI.RQ-002

Descrição

O funcionamento deste sub-sistema é realizado da seguinte forma

Fluxo normal

O sistema cliente possue um bloco de interface local (Acesso à central de suporte do sistema) que serve como apoio para o acesso ao sistema de suporte remoto.
Este bloco tem, além do painel de entrada, diversas operações (roles) que são utilizadas na central de serviços:

Para um usuário local ter acesso à central de serviços, será necessário dar acesso a ele para esta interface, bem como para todas as operações desejadas. Ver Configuração do acesso aos usuários.

Quando o usuário abre este bloco, o sistema redireciona a requisição para a página da central de serviços em um dos servidores de suporte (PRD). Este redirecionamento vai acompanhado de informações do usuário que está acessando, incluindo seus direitos de acesso. Desta forma, a sessão do usuário na central de serviços é regrada pelos direitos de acesso definidos no servidor de origem.

Quando o usuário acessa esta interface (local) ele é redirecionado para a respectiva tela do sistema de suporte (remoto). Este redirecionamento já autentica e autoriza o usuário automaticamente, de forma que o usuário não precisa se logar novamente e os seus acessos no ambiente remoto são exatamente os definidos pelo administrador local.

Este processo também atualiza os dados dos usuários que tem direito de acessar o sistema de suporte remoto possibilitando a equipe de suporte contatar estes usuários através dos sistemas de mensageria, e-mail, telefone, etc.