Sistema de atendimento a clientes (help-desk)
Processo de autenticação
HLPDSK.RQ-005
Descrição
Como os usuários do sistema dos clientes terão acesso ao sistema de help desk.
Fluxo normal
Para acessar o sistema de helpdesk, os usuários logados no sistema do cliente utilizarão uma interface local do sistema que servirá de "trampolim" para o sistema de helpdesk propriamente dito (ver Acesso à central de suporte do sistema).
Ao acessar esta tela "trampolim", o usuário terá as opções que foram liberadas para ele, tais como:
- Acessar o atendimento online (chat)
 - Acessar o sistema de helpdesk.
 
Esta interface também determina os acessos que cada usuário poderá ter:
- Abrir e interagir chamados
 - Consultar chamados
 - Consultar chamados de outros solicitantes
 - Aprovar a execução de atividades que exigem aprovação
 - Registrar aceite de atividades concluídas
 
Quando um usuário selecionar uma das opções que ele tem direito, as respectivas operações de acesso serão automaticamente transferidas para o sistema de helpdesk.
Desta forma, as autorizações de acesso ao sistema de helpdesk da empresa ficam a critério do próprio administrador do ambiente do cliente.
Toda vez que um usuário acessa o sistema de helpdesk pela interface "trampolim", as seguintes informações são repassadas para o servidor de helpdesk:
- Código de licença da instalação local
 - Login do usuário
 - Hash da senha atual do usuário
 - ID do usuário
 - Nome completo do usuário
 - E-mail do usuário
 - Fones para contato
 - Conjunto de operações de suporte que ele tem acesso
 - Operação desejada (abrir chamado, consultar chamados, etc.)
 
Com base nestas informações, o sistema de helpdesk cria ou atualiza um usuário no sistema, autentica e autoriza a sessão e abre a tela da operação desejada.
O sistema de helpdesk mantém um cadastro de todos os usuários bem como o vínculo com os respectivos contratos de suporte.
Nos ambientes com vários servidores, podem haver vários estabelecimentos e vários contratos.
Deverá existir uma associação entre o estabelecimento e o contrato de suporte. Na abertura do helpdesk, o estabelecimento do usuário deverá indicar o contrato de suporte.
   + cluster +
   |         |
   ^         ^
servidor  empresa
             |
             ^
      estabelecimento