Sistema de atendimento a clientes (help-desk)

Índice

Chamados

HLPDSK.CAD_CHAMADOS_SUPORTE

Descrição

Interface de manutenção dos chamados do cliente.

Campos:

Número para identificar o chamado. Este número é automaticamente gerado quando o chamado é inserido no sistema.
Título do chamado. Deve representar um resumo muito breve do mesmo.
Tipo de chamado. A lista de opções é definida por todos os tipos de atividades marcados como "Chamado".
Ex:
  • Projeto de Software
  • Produção de pedidos
  • Implantação de software
  • Erro
Situação atual do chamado.
  • Proposta - A atividade é apenas uma proposta, ou seja, ainda não se sabe se ela será executada. Não existe data de aprovação informada. Se o tipo de atividade não precisar de aprovação para ser executada, a atividade entrará automaticamente como "Pendente".
  • Pendente - A atividade está aprovada, ou o tipo de atividade não exige aprovação, mas sua execução ainda ainda não foi iniciada.
  • Em execução - A atividade está em execução, ou seja, a data de início efetivo está informada, mas a data de término efetivo ainda não.
  • Concluída - A data de término efetivo já foi informada mas não houve um aceite formal do cliente.
  • Suspensa - A atividade está temporariamente suspensa (existe uma data de suspensão informada). Ver observações da atividade para maiores detalhes. Não faz sentido suspender uma atividade cancelada ou aceita.
  • Cancelada - Indica que a atividade não será mais executada. O cancelamento é realizado informando uma data de cancelamento.
    Não faz sentido cancelar uma atividade já aceita.
  • Aceita - Indica que a atividade foi concluída e que o emitente (cliente) formalizou um aceite. A formalização do aceite é realizada através do preenchimento da data de aceite.
Informa em qual estágio esta atividade se encontra. Esta informação é automaticamente calculada através da situação atual do checklist. O estagio será igual ao primeiro item do checklist que não estiver OK.
Descrição do chamado. Como fazer uma boa descrição da demanda:
  1. Descreva o que você está tentando fazer no sistema.
  2. Descreva o problema e porque você não está conseguindo


Para que possamos ajudar da melhor forma, FAÇA UMA BOA DESCRIÇÃO:


Ask a GOOD question


You’re ready to ask your first programming-related question and the community is here to help! To get you the best answers, we’ve provided some guidance:

Before you post, search the site to make sure your question hasn’t been answered

1.
Summarize the problem
2.
Describe what you’ve tried
3.
When appropriate, show some code
You’ll find more tips in the sidebar.


Arquivos anexos.
Indica o solicitante do chamado. Esta campo é automaticamente preenchido com o usuário que registrou o chamado.
Nome completo do solicitante
Determina a prioridade/importância da atividade.
  • Urgente - A atividade está relacionada a um problema crítico que possibilita o envio de produto não-conforme para o cliente externo, compromete ou pode comprometer a disponibilidade de um sistema crítico, etc.
  • Alta - PODE causar uma ocorrência URGENTE no futuro.
  • Média - Normal
  • Baixa - Pouca importância
  • Mínima - Ajustes de layouts; Usabilidade pequena;
  • Sem prioridade - A atividade é um controle para apropriação mas que não forma uma pendencia a ser priorizado. Exemplos: Atividades de atendimento, gestão de projetos, deslocamentos, etc.
A sequencia determina a ordem com que os chamados devem ser executados. Este campo permite priorizar as atividades do cliente. Números menores determinam execução antes de números maiores.
Para chamados pendentes, informa o sprint para o qual a atividade/chamado está planejada. Para atividades/chamados já encerrados, informa o sprint no qual a mesma foi concluída.
Data em que o chamado foi aberto.
Indica a data em que a atividade foi aprovada. Atividades não aprovadas são consideradas apenas propostas.
Data de cancelamento da atividade/chamado.
Data planejada para o encerramento da iteração.
Data em que a atividade foi suspensa. Uma suspensão é feita normalmente quando existe alguma condição que poe em dúvida a execução da atividade. Atividades suspensas não são executadas até que esta condição seja resolvida.
Data em que o cliente formalizou o aceite de conclusão da atividade.
Número horas estimadas para executar a atividade.
Tempo em horas efetivamente gasto para a execução desta atividade. Este tempo é resultado da soma de todas as horas apropriadas para a mesma.
Indica como esta atividade será faturada. Quando não informado, assume o tipo de faturamento do respectivo projeto.
  • A definir - Falta definir se a atividade será faturado ou não.
  • Por hora apropriada - Esta atividade será faturada e o valor será calculado com base no número de horas apropriadas.
  • Por hora estimada - A atividade será faturada e o valor será calculado com base no tempo estimado e no valor hora contratado na respectiva conta de faturamento.
  • Valor orçado - Os valores de serviços e materiais serão calculados conforme os orçamentos vinculados.
  • Valor fixo - A atividade será faturada com um valor fixo previamente acordado.
  • Não faturar - Esta atividade/projeto não será faturada/o.
Custo fixo da atividade. O custo total da atividade é calculado pela soma deste custo com o somatório dos custos dos recursos necessários pela atividade e com o somatório de todas as atividades desmembradas.
Valor total de serviços da atividade a ser cobrado do cliente. O preenchimento deste campo depende do atributo FATURAMENTO. Caso o faturamento seja "Valor fixo", então o valor deverá ser informado pelo usuário. Caso seja "Por hora apropriada" ou "Por hora estimada", este atributo será automaticamente calculado pelo sistema.
Valor total a ser faturado pela atividade. Calculado automaticamente pela soma do valor de serviços e de materiais.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Pesquisa simples (SEARCH)

Campos utilizados para pesquisa genérica
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Projeto de SoftwarePropostaUrgenteA definir
Produção de pedidosPendenteAltaPor hora apropriada
Implantação de softwareEm execuçãoMédiaPor hora estimada
ErroConcluídaBaixaValor orçado
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Aprovação

Aprova a execução de um chamado.
Topo

Cancelamento

Cancela o chamado.
Topo

Aceite

Registra o aceite do chamado. O aceite do chamado indica que o problema foi resolvido.
Topo

Suspensão

Chamados suspensos ficam "parados" até que uma decisão seja tomada.
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Projeto de SoftwarePropostaA definir
Produção de pedidosPendentePor hora apropriada
Implantação de softwareEm execuçãoPor hora estimada
ErroConcluídaValor orçado
Comportamento:Topo

Acesso a todos os chamados

Indica que o usuário tem acesso a todos os chamados do respectivo contrato de suporte.

Regras

Ajustar ações conforme o contexto

  • Só pode aprovar se for uma proposta.
  • Só pode cancelar se for pendente ou proposta.
  • Só pode suspender se for pendente ou proposta.
  • Só pode aceitar se for concluída

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Ajustar sequencias

Reordena as sequencias.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de encerrar a transação formulário "Alterar"

Filtrar conforme acesso do usuário

Por padrão, o usuário poderá ver apenas os chamados que ele é o solicitante. Caso ele tem o perfil para acessar TODOS os chamados, então ele poderá ver todos os chamados do contrato.

Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Vincular chamado ao usuário/contrato

Todo chamado aberto será automaticamente vinculado ao solicitante e ao cliente do contrato relacionado de forma que o cliente do contrato, bem como o próprio solicitante terão acesso ao mesmo.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"