Grupos de usuários e equipes

Índice

Grupos de usuários

GRPUSR.CAD_GRUPOS_USUARIOS

Descrição

Permite manter os grupos de usuários.

Um grupo de usuários (ou equipe) pode ser utilizado para restringir o acesso aos registros apenas para determinados grupos. Cada grupo é composto por um ou mais usuários (membros e/ou administradores do grupo).

Alguns grupos são automaticamente criados e gerenciados pelo sistema:

Esta interface pode ser acessada pelo menu:


Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Grupos de usuários:

Campos:

Nome dado para o grupo de usuários.
Tipo de grupo. Indica onde o grupo foi originado.
  • Grupo - Indica que o registro representa um grupo de usuários que foi criado manualmente.
  • Todos os usuários - Utilizado para um grupo específico que representa todos os usuários cadastrados no sistema. Este grupo é automaticamente criado e atualizado através do cadastramento dos usuários. Qualquer usuário que for cadastrado no sistema é automaticamente inserido neste grupo.
  • Usuário - Grupo utilizado para mapear um usuário específico criado automaticamente na criação dos usuários. Cada usuário do sistema tem um grupo com o mesmo nome que o seu login. Desta forma é possível estabelecer permissões de acesso a um usuário específico da mesma forma que se estabelece para os demais grupos.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Grupo
Todos os usuários
Usuário
Grupo
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Grupo
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Revisar

Revisa e ajusta os grupos de usuários. Irá garantir que cada usuário tem o seu grupo e que exista um grupo com TODOS os usuários.

Regras

Incluir o próprio usuário como administrador do grupo

Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de inserir formulário "Novo"