Gestão de consumo de combustíveis

Índice

Bombas de abastecimento

GCCOMB.CAD_BOMBAS_ABASTECIMENTO

Descrição

Interface para manutenção de Bomba de abastecimento.

Uma bomba de abastecimento é um equipamento conectado a um tanque (Unidades de armazenamento) que permite remover ou incluir de forma controlada uma quantidade de produtos (normalmente líquidos) de/para o reservatório.
Exemplo: Bombas de combustível.

Campos:

Nome dado para identificar a bomba de abastecimento.
Identificação do tanque de armazenamento (reservatório) com a qual a bomba está ligada.
Caso informado, indica que a bomba tem um equipamento que mede a quantidade de produto (líquidos) que foi bombeada em um intervalo de tempo.
  • Fluxo acumulado - O medidor apresenta um valor acumulado de produtos que passaram pela bomba. Neste caso, para saber a quantidade utilizada em um abastecimento, é necessário anotar um valor acumulado antes e depois do abastecimento e calcular a quantidade pela diferença dos dois. Nestes tipos de medidores, existe uma leitura de fundo na qual o equipamento recomeça do zero automaticamente.
  • Fluxo parcial - O medidor mede o fluxo de combustível (ou outro líquido) que passou na bomba durante o processo. Este tipo de medidor permite "Zerar" o medidor parcial no início do processo de forma que a quantidade bombeada é automaticamente apresentada no final.
  • Saldo - O medidor mede a quantidade de produto que existe na unidade de armazenamento. Nestes casos, um processo de abastecimento deve informar o saldo anterior e posterior.
Leitura em que o medidor retorna para zero. Este atributo é utilizado apenas nas unidades de armazenamento que possuem um medidor do tipo fluxo acumulado. Em um medidor que vai até 999999, por exemplo, a leitura de fundo será 1000000, ou seja, 1000000 volta para 000000.
Este número é importante porque o sistema considera corretamente um abastecimento que "cruze" a leitura de fundo.
Exemplo: Em uma bomba com medidor de fluxo acumulado (em litros) e leitura de fundo 1000000, um abastecimento começou na leitura 999976 e terminou na leitura 000012, então o consumo seria de 36 litros.
Nome dado para identificar o tipo de movimentação de estoque.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.

Regras

Ajustar tipo de movimento conforme tanque

Ajusta a visibilidade e as opções do campo de tipo de movimentação conforme o tipo de estoque que estiver definido no tanque.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tanque de armazenamento" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tanque de armazenamento" do formulário "Novo"