Fiscal

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Naturezas de operação

FISCAL.CAD_NATUREZAS_OPERACOES

Descrição

Configuração das naturezas de operação que são utilizadas para emissão ou cadastro de documentos.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Modulo de natureza de operação:

Campos:

Chave de identificação interna
Nome dado para identificar a natureza de operação. Normalmente possui a descrição da CFOP com informações complementares que auxiliem os usuários na escolha correta da natureza a ser utilizada em cada situação.
Ex:
  • REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)
  • REVENDA A VISTA COM COMISSÃO
  • REVENDA A PRAZO
  • TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOS
  • REMESSA PARA CONSIGNAÇÃO
  • RETORNO DE CONSIGNAÇÃO
  • REMESSA PARA CONSERTO
Texto ou título utilizado para apresentação da natureza de operação nos documentos fiscais. O título ficará limitado em 40 caracteres em função do espaço disponível nos documentos fiscais modelo 1 para descrição da natureza. P.ex.: REVENDA DE MERCADORIAS NO ESTADO, REMESSA EM CONSIGNAÇÃO, RETORNO DE CONSERTO, etc.
Código sequencial e único para a natureza de operação para utilização da geração do SPED.
Determina a prioridade/importância da natureza de operação.
Quanto menor o número, maior a prioridade da natureza.
Ela determina também a ordem de apresentação das naturezas de operação.
Texto livre para descrever a natureza de operação, por exemplo com dicas ou exemplos.
Código Fiscal de Operações e Prestações.
Ver O que é CFOP?
CFOPs que são utilizadas por esta natureza de operação. Para separar os CFOPs podem ser utilizados os caracteres: ",", ";", "/" e espaço.
Define uma categoria para a natureza de operação, para "unificar" ou "agrupar" diversas operações sob uma mesma operação.

P.ex: Bonificação de cliente ( 3 naturezas: 1.901 - Entrada, 5.902;5.903;5.124 - Saída[Com/Sem Produção], 5.903 - Saída[Sem produção])
Data de validade para a natureza de operação. Utilizado para definir que uma determinada natureza não deve ser utilizada após uma determinada data.
Indica se a natureza de operação dos itens do documento pode ser selecionada.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Indica o tipo de pedido padrão que a natureza de operação utilizará para emissão de documentos.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Define se é permitido vincular todos os tipos de pedidos nos documentos.
Será necessário selecionar as opções no campo "Tipos de pedido permitidos" caso seja selecionado "Não".
Tipos de pedidos permitidos para vinculação aos documentos da natureza de operação.
Define se é obrigatória, ou não, a existência de itens de pedidos para os documentos. P.ex.: Item de Ordem de Compra para operações de entrada de mercadorias ou item de pedidos de venda para documentos de saída por venda.
Define se os itens dos documentos podem, opcionalmente, ser referenciados/vinculados a itens de pedidos.
A vinculação dos itens dos documentos a itens de pedidos será obrigatória se o campo "Exigir pedido?" estiver selecionado.
Indica como os pedidos vinculados ao documento são validados.
  • Não existe qualquer validação entre o estabelecimento do documento e do pedido.
  • Bloqueia caso o estabelecimento do documento não seja igual ao do pedido.
  • Bloqueia caso o estabelecimento do documento não seja um dos estabelecimentos aceitos para o tipo de pedido.
  • Apresenta mensagem de aviso, caso o estabelecimento do documento não seja igual ao do pedido.
  • Apresenta mensagem de aviso, caso o estabelecimento do documento não seja um dos estabelecimentos aceitos para o tipo de pedido
Define se deve ser apresentado/impresso o tipo de pedido nos "dados adicionais" dos documentos.
Indica que os itens do pedido vinculados ao documento devem ser considerados como "entregues" (altera a "quantidade pendente" dos itens para 0 (zero) e informa como "quantidade entregue" a quantidade pedida dos itens), mas sem movimentar ou alterar os estoques, pois a natureza de operação está configurada para não movimentar estoques.
Quando não informado uma movimentação de estoque e existir um vinculo ao pedido as quantidades a entregar no pedido devem ser canceladas.
Define se deve incluir os títulos vinculados ao pedido na operação de inclusão dos itens no documento.
Caso informado "S", os financeiros vinculados ao pedido serão incorporados ao documento.
Caso informado "N", o financeiro do pedido não será considerado.

Recebe o valor "S" ou "N". Na interface é representado por um check-box que quando selecionado representa o valor "S".
Nas telas de query, a interface utiliza uma pop-list com as opções "Sim", "Não" e em branco (nulo).

Propriedades (format)

label-suffix

Quando informado "label-suffix:true", o label aparece no lugar do sufixo, ou seja, após o check-box. Por padrão, o label aparece sempre à esquerda do check-box.

multi-row-check

Quando informado "multi-row-check:true", define que em telas Multi Row terá um "checkbox" no top da lista onde é possível marcar e desmarcar todos campos correspondentes.
Define os campos que devem ser validados em um lançamento de documento de entrada com base na ordem de compra.

Por padrão caso exista diferença entre a pedido de compra e o documento será apresentado mensagem de erro.
  • Quantidade superior a pedida - Não permitir quantidades superiores no lançamento do documento de entrada
  • Valor unitário - Valor unitário do item do documento deve ser obrigatoriamente igual a ordem de compra
  • IPI divergente - Valor de IPI deve ser obrigatoriamente igual a ordem de compra
  • ICMS-ST divergente - Valor de ICMS-ST deve ser obrigatoriamente igual a ordem de compra
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Validar a inclusão/alteração do estoque na itens no documento.
  • Não validar - Não deve validar o estoque do item
  • Alertar - Apresentar um alerta se o estoque disponível irá ficar negativo.
  • Erro - Apresentar um erro se o estoque disponível irá ficar negativo.
Indica qual o tipo de estoque que será movimentado pela natureza. Quando não informado, utiliza o tipo de estoque definido para o respectivo tipo de movimentação.
Ex:
  • Estoque
  • Matéria-prima
  • Revenda
  • Em terceiros
  • De terceiros
  • Consumo
  • Ativo imobilizado
  • Ferramentas
  • Consignação de terceiros
  • Consignação em terceiros
  • Feiras
  • Para garantia
  • Em garantia
Indica o tipo de movimento do estoque a ser utilizado na emissão dos documentos desta natureza. Quando não informado, indica que os documentos não movimentam estoque.
Observar que o tipo de movimento selecionado deve ser para o mesmo tipo de estoque da natureza.
Natureza de operação a ser utilizada nas operações de entrada no estabelecimento destinatário ou no "desfazer" da produção
Somente permitido em operações de saída por transferência entre estabelecimentos da empresa. Estabelecimentos da mesma empresa são os que possuem a raiz do CNPJ iguais (p.ex. 88.451.067/0001-93 e 88.451.067/0002-74).

Ex:
  • REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)
  • REVENDA A VISTA COM COMISSÃO
  • REVENDA A PRAZO
  • TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOS
  • REMESSA PARA CONSIGNAÇÃO
  • RETORNO DE CONSIGNAÇÃO
  • REMESSA PARA CONSERTO
Deve ser informado quando a operação for de transferência entre estoques do mesmo estabelecimento, por exemplo entre estoque de matéria-prima e de terceiros.
Obrigatoriamente deve possuir um estoque diferente da operação normal, e somente pode ser informado quando a operação principal de estoque estiver marcada "S" em "Transferência entre estoques"
Operação utilizada nos documentos gerados nos processos de transformação de produtos (saída e entrada por transformação).
Define se deve ser validado a quantidade mínima e máxima nos itens dos documentos.
Define como o valor unitário dos produtos nos itens dos documentos é preenchido.
  • Custo fiscal da última aquisição - Utiliza o custo fiscal da última aquisição do produto no estabelecimento emissor do documento.
  • Custo financeiro da última aquisição - Utiliza o custo financeiro da última aquisição do produto no estabelecimento emissor do documento.
  • Custo médio - Utiliza o custo médio fiscal do produto no estabelecimento emissor do documento.
  • Lista de preços padrão - Utiliza o preço unitário do produto na lista de preços padrão do estabelecimento emissor do documento.
  • Informado manualmente - O valor do item deverá ser informado obrigatoriamente pelo usuário.
  • Pedido - Será utilizado o valor unitário informado no item do pedido que originou o documento.
  • Documento referenciado - Será utilizado o valor unitário do item do documento referenciado para o item. Será apresentada mensagem de erro informando que a natureza de operação exige um documento referenciado caso um documento referenciado não seja informado.
Define se o valor unitário dos itens do documento deve ser o valor líquido (valor do item - descontos + acréscimos) dos itens dos pedidos e/ou ordens de serviço vinculados ao documento.
O valor de desconto será informado em campos específicos com esta finalidade no documento caso não seja indicado para considerar o desconto no valor unitário dos itens.
Indica que os documentos emitidos com a natureza de operação irão gerar cobrança financeira contra o destinatário.
Indica que poderão ser realizados aproveitamentos de créditos (títulos a pagar para o destinatário) para abatimento nos títulos a receber ou desconto nos documentos emitidos com a natureza de operação.
Naturezas de operação tais como bonificação, demonstração, devolução para fornecedores normalmente não fazem uso do aproveitamento de crédito.
Define se deve ser obrigatório a geração de financeiro para o documento fiscal ao ser emitido.
Situação a ser utilizada para os títulos que forem gerados para esta natureza de operação.
Caso não informado utiliza o padrão para o sistema.
  • Aberto - Situação do título deve ser Aberto, permitindo desta forma a emissão de boletos.
  • Previsto - Situação do título deve ser Previsto, não permitindo desta forma a emissão de boletos.
Data que será utilizada como base para geração do financeiro do documento.
  • Data de emissão - Data de emissão do documento fiscal
  • Data de cadastro - Data de cadastro do documento fiscal, normalmente é a data atual.
  • Data de saída - Data de saída do documento fiscal, quando não informado utiliza a data de emissão do documento.
Plano de pagamento padrão que é utilizado nos documentos que utilizam esta natureza de operação.
Indica que a emissão de documentos com esta operação irá ser considerada para efeito de controle de comissões (tanto na venda como nas operações de devolução ou abatimento).
Informa se as operações devem ser levadas em consideração nas estatísticas de vendas.
Este atributo é utilizado em relatórios e consultas coma a curva ABC de produtos e relatórios gerencias de vendas.
Informa se as operações devem ser levadas em consideração nas estatísticas de compras.
Define que será atualizado o atributo de "Última aquisição" para o custo do produto nas operações de entrada que utilizem a natureza de operação.
Normalmente é utilizado em conjunto com a opção "Gera estatística de compra" para casos onde a operação de entrada deva ser considerada nas operações gerenciais e de gestão de compras.
Validar a data de validade do cadastro do cliente/destinatário, caso a pessoa seja cliente e possua a data informada, e seja um documento de saída.
Indica a aplicação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) nas transações realizadas com a natureza de operação.
Indica se a operação é de serviço ao qual incide o ISSQN municipal.
Valores de despesas, seguro, e/ou frete devem ser incluídos na base de cálculo do ICMS. Quando informado NÃO, somente o valor da mercadoria será considerada como base.
Caso marcado o valor de ICMS-ST Avulso informado no item do documento será agregado ao total o item do documento, desta forma agregado ao total do documento.
Define que o documento permite lançamentos de produtos no mesmo.
Indica que a natureza de operação permite operações de prestação de serviços.
Definição de onde o serviço foi prestado quando a cidade da prestação do serviço não for informada no documento.
  • Emitente - Emitente do documento fiscal
  • Destinatário - Destinatário do documento fiscal
Informações legais, fiscais ou informativas utilizadas em documentos fiscais.

Por padrão são aceitos as macro substituições:
MacroDescrição
:PERCENTUAL:Alíquota do tributo aplicado
:VALOR:Valor do tributo aplicado
Ex:
  • RETENÇÃO PREVIDENCIARIA DE :ALIQUOTA:% NO VALOR DE R$ :VALOR:
  • ISSQN ISENTO REFERENTE A LEI MUNICIPAL 5.600/11 CANOAS
  • ICMS Subst Trib Conf Livro 3 Apêndice 2, Seção 3, Item 14,Decreto 37.699/97
Informações legais, fiscais ou informativas utilizadas em documentos fiscais.

Por padrão são aceitos as macro substituições:
MacroDescrição
:PERCENTUAL:Alíquota do tributo aplicado
:VALOR:Valor do tributo aplicado
Ex:
  • RETENÇÃO PREVIDENCIARIA DE :ALIQUOTA:% NO VALOR DE R$ :VALOR:
  • ISSQN ISENTO REFERENTE A LEI MUNICIPAL 5.600/11 CANOAS
  • ICMS Subst Trib Conf Livro 3 Apêndice 2, Seção 3, Item 14,Decreto 37.699/97
Texto livre com macros que deve ser adicionado ao documento fiscal no campo de dados adicionais.
O Caractere ; é considerado quebra de linha.
Macros:
  • doc = Documento fiscal
  • ctx = Contexto
  • str = StringUtils
  • text = TextUtil
Define se o documento é especial.
  • Deve ser documento de entrada
  • Por padrão não deve possuir itens, apenas cabeçalho
  • Deve possuir contas contabeis de crédito e débito.
Define se os documentos que utilizam esta natureza de operação seguem o tipo Inventário ou não.
Define se é permitido referenciar itens de outros documentos. P.ex.: Informar os itens do documento de saída por venda em uma operação de entrada por devolução do cliente.
Define se os documentos de entrada cadastrados com a natureza de operação serão numerados automaticamente pelo sistema. Esta definição é útil em casos onde o documento de entrada é um controle interno da empresa.
Define se é obrigatório a existência de uma conferência do(s) pedido(s) vinculados ou do documento, antes da operação de emissão do documento.

Caso determinado no tipo de pedido que é necessário a conferencia, será exigido a conferência para os pedidos deste tipo.
Incluir campo para informar veículo novo no item da nota fiscal
Indica que o preço utilizado no documento DEVE estar entre os preços mínimo e máximo definidos na respectiva lista de preços.
Deve permitir somente produtos que estão relacionados a pessoa emitente ou destinatário conforme o tipo de emissão.
Define se no documento pode ser incluído itens com com quantidade zerada
Define se no documento é possível incluir itens com o valor unitário zerado.
Define se permite agregar os custos de serviços a mercadorias do documento
  • Não permite informar - Não permite informar os valores de custos serviços ao item do documento
  • Permite informar o valor para agregar ao custo fiscal e financeiro - Permite informar o valor, e será agregado ao custo fiscal e financeiro do item do documento
  • Permite informar e agregar ao custo financeiro - Permite informar o valor, e será agregado apenas ao custo financeiro do item do documento
Define se os créditos de impostos devem ser considerados na formulação do custo de aquisição do produto.
Exemplo: ICMS, PIS, COFINS.
  • Não (considerados no CMV) - Valores de impostos de créditos não são considerados no calculo do custo de aquisição, mas serão considerados na formulação do preço de venda.
  • Não (não considerados no CMV) - Valores de impostos de créditos não são considerados no calculo do custo de aquisição e não são considerados na formulação do preço de venda.
  • Sim - Valores de impostos de créditos são considerados no calculo do custo de aquisição.
Define se o documento deve revalidar a regra tributária do item
Informa a alíquota aproximada de impostos para os documentos. Deve ser informada para consumidores finais conforme a Lei 12.742/2012.

Origem das informações: IBPT
Define se ao emitir um documento, normalmente de "saída", deverá ser aplicada a cobrança de frete caso o campo "Frete por conta" do documento seja por conta do "Destinatário", conforme as tabelas de frete cadastradas no cliente (destinatário).
Define se deve atualizar o limite de crédito do emitente/destinatário do documento fiscal.
  • Em caso de ENTRADAS deve diminuir no limite de crédito
  • Em caso de SAÍDAS deve acrescentar no limite de crédito
Determina se deve ou não ser requerido o preenchimento da garantia contratual, que irá reter um percentual do financeiro para posterior recebimento.
Define que a natureza deve exigir a contabilização dos documento contábeis, mesmo se não for um documento fiscal, por exemplo saída/entrada de produção.
  • Não exige a contabilização - Define que a natureza não deve exigir a contabilização do documento.
  • Exige a contabilização - Define que a natureza deve exigir a contabilização do documento.
  • Não deve ser contabilizado - Define que a natureza não permite a contabilização do documento.
Conta contábil para débito
Conta contábil para crédito
Define se deve ser apresentado os campos de energia elétrica para realizar o lançamento do documento de entrada (NF modelo 6)
Define se deve ser informado concatenado junto a descrição do item do documento o complemento informado.
Define se devem ser informadas as observações complementares dos itens de pedidos no item do documento
  • Não - Não deve ser informado as observações dos itens dos pedidos
  • Complemento - As observações do item de pedido devem ser informadas no campo de complemento do item do documento.
  • Informações adicionais - As observações do item de pedido devem ser informadas no campo de informações adicionais do item do documento.
Define se devem ser informados os valores retidos na substituição tributária de ICMS no campo de "Dados adicionais" das NFEs de saída, utilizando como como base os valores da última entrada com ST registrada para os produtos do documento.
Modelo de texto apresentado
BASE ICMS ST RETIDO: R$ X,XX VALOR ICMS RETIDO: R$ X,XX
Define se deve ser impresso na DANFE no item do documento os valores de Base de cálculo e ICMS retido por ST.
Define se deve ser informado o valor, percentual de ICMS efetivo no item do documento. Caso marcado será informado nos campos específicos do XML.
Define se deve ser impresso na DANFE no item do documento os valores de ICMS efetivos de ICMS.
Código velocity para apresentar os valores detalhados dos impostos nos dados adicionais do item.
Caso não informado é utilizado o padrão FISCAL.NATUREZAS_OPERACOES.DETALHAR_IMPOSTOS_ITENS_PADRAO
Código velocity para apresentar os valores detalhados dos impostos nos dados adicionais do item.
Caso não informado é utilizado o padrão FISCAL.NATUREZAS_OPERACOES.DETALHAR_IMPOSTOS_DOCUMENTO_PADRAO
Define se deve ser informado no campo de dados adicionais, os documentos e/ou pedidos que originaram o documento.
Define que o atributo de "VALOR_IMPOSTOS_DEVOLVIDOS" pode ser preenchido para a devolução de IPI.
Finalidade para emissão do documento
  • NF-e normal
  • NF-e complementar
  • NF-e de ajuste
  • Devolução
Define se deve ser apresentado o campo de motivo da devolução, para quando ocorrer a operação.
  • Não deve ser informado
  • Opcional - Pode ser informado opcionalmente
  • Obrigatório - Motivo da devolução deve ser obrigatoriamente preenchido.
Formato de impressão dos documentos fiscais, ou de conhecimento
  • DANFE normal - Retrato
  • DANFE normal - Paisagem
  • DANFE Simplificada
  • DANFE NFC-e
  • DANFE NFC-e em mensagem eletrônica
  • Sem impressão da DANFE
Define se ao incluir o item o campo de saldo para estorno/devolução deve ser preenchido ou mantido zerado.

Ex: No caso de uma nota de estorno, o documento não deve permitir gerar um novo documento com o saldos destes itens;
Conta contábil credora/devedora principal para a geração do arquivo SPED-CONTRIBUIÇÕES, que será utilizada nos itens do documento.
Será informado caso exista uma conta contábil com este código vinculado ao plano contábil do estabelecimento, caso contrario pode ser informado com o seguinte formato:
  • CODIGO:NOME CONTA
Exemplo: 1.3.2.1:VENDAS
  • NOME CONTA
Exemplo: VENDAS

Caso informado somente o nome da conta, será criado uma conta contábil (0500) para cada uma das naturezas de operação.
Tabela para base de cálculo do crédito, para uso na apuração de PIS/COFINS do SPED.
Tabela 4.3.7
Descrição do tipo de base de crédito
Quando utilizado a natureza de operação e vinculado um produto, deve ser incluído automaticamente um item, contudo com valores e quantidades zeradas. O seu uso é normalmente para documentos de crédito e débito de ICMS, em conhecimentos de transporte, documentos com prestação de serviço.
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Define se a operação será realizada considerando que o destinatário do documento é um consumidor final, esta operação é necessária somente em CFOPs que podem ser realizadas para consumidores e contribuintes, por exemplo "Contra e ordem".
Caso informado "Sim":
  • Em operações que tiverem IPI, o mesmo será agregado a base de ICMS da mercadoria.
  • Em operações de venda para fora do estado, será informado o diferencial de alíquota.
Define se deve ser informado no documento as informações para conta e ordem.

Devem ser informados:
  • Pessoa a conta e ordem.
  • Endereço de entrega.
Define se deve informar o nome fantasia nos dados adicionais do documento
Define se deve ser registrado a partilha do ICMS entre o estado de origem e destino para operações com consumidor final, caso informado "NÃO" nenhuma informação da partilha será informada no documento.
Somente será utilizado esta definição, quando a operação for interestadual para consumidor final.
Indica que esta natureza de operação é utilizada no processo de formação de preços. Quando marcada, ao concluir documentos de entrada o sistema alerta sobre produtos que não foram vinculados à formação de preços.
Data da última atualização do registro
Define se a operação é de entrada ou saída.
  • Entrada
  • Saída
Origem/destino da mercadoria
  • Operações para dentro do estado (1 e 5)
  • Operações para fora do estado (2 e 6)
  • Operações para fora do país (3 e 7)
Define os valores que devem ser apresentados nos dados adicionais do documento.
  • Pedidos
  • Vendedores/Representante
  • Comprador
  • Ordens de compra
  • Outros dados de pedidos - Define que deve ser apresentado outros dados de pedidos. Neste caso, deve ser configurada a preferência DOENSA.DOC_ENTRADAS_SAIDAS.SQL_DADOS_ADICIONAIS_PEDIDOS. Quando esta opção está selecionada e a preferência está configurada, será apresentado outros dados de pedidos no lugar da opção "pedidos". Por isso, esta opção só será utilizada se a opção "Pedidos" também estiver selecionada.
  • Plano de pagamento - Plano de pagamento do documento.
  • Financeiro / títulos vinculados - Define que deve apresentar o financeiro do documento.
Todas espécies

Quando desmarcado, será apresentada a guia "Espécies".
Define se a natureza vale para todos os estabelecimentos. Ao desmarcar esta opção, será necessário indicar quais os estabelecimentos que utilizarão a natureza de operação.
Permite definir um comando SQL para listar itens de pedidos que podem ser utilizados no documento.

As macros que podem ser utilizadas são:
  • ${fornecedor_id}: Permite utilizar o ID da pessoa do fornecedor informado.
  • ${projeto_id}: Permite utilizar o ID do projeto informado.

Para mais informações, ver:
Código SQL para informar o item de documento fiscal referencial, para obter o crédito de ICMS relativo a mercadoria com substituição tributária.
Caso informado executa o SQL e o resultado será salvo no item do documento, no campo ITEM_DOCUMENTO_RETIDO_ID.

As marcos utilizadas são:
${id} = ID do item do documento
${id_documento} = ID do documento

Preferencia:
Caso informado [NOME GLOBAL PREFERENCIA] o sistema irá utilizar a mesma como base do SQL, e ainda será aplicado as macros.

Exemplo:
select k.id
    from itens_doc_entradas_saidas k 
       inner join doc_entradas_saidas kd on kd.id = k.documento_id 
       inner join especies ke on ke.id = kd.especie_id 
       where ke.modelo_documento_fiscal is not null 
        and kd.tipo_operacao='E' 
           and kd.tipo_emitente='T' 
           and k.produto_id = ${id_produto} 
           and kd.estabelecimento_id = ${id_estabelecimento}
           and kd.data_entrega<=${data_emissao} 
           order by kd.data_entrega desc, kd.numero desc limit 1
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Permite o desmembramento dos valores conforme rateio automático ou manual.
  • Não - Não permite desmembramento/rateio dos valores entre contas contábeis, contas gerenciais, centros de custos, etc.
  • Opcional - O desmembramento/rateio dos valores não é obrigatório, mas pode ser informado. Será apresentada a guia de desmembramento no documento com as informação dos desmembramento dos valores.
  • Obrigatório - O desmembramento/rateio dos valores é obrigatório, mas pode ser informado. Será apresentada a guia de desmembramento no documento com as informação dos desmembramento dos valores.
Modelo de rateio padrão para a natureza de operação
Permite definir se deve ser apresentado na impressão a quantidade e unidade de medida de acondicionamento dos produtos dos itens de documentos.

Será apresentado a quantidade e unidade de medida de acondicionamento abaixo da descrição do produto.
Ex.:
2FD
2 FD 3 UN

Quando o produto não possuir acondicionamento ou a unidade de medida do produto for igual a unidade de medida do acondicionamento, não será apresentado.

Atualmente, esta opção é válida para entregas e DANFEs.
Define se deve apresentar somente os pedidos que estão aprovados para vinculo ao documento fiscal.
Campos para definição de contra e ordem de terceiros.
Define se a natureza permite ou não gerar documentos automaticamente de naturezas:
  • Contra Nota (Entrada)
  • Conta e ordem de terceiros (Saída)
Natureza de operação que deve ser utilizada para geração da contra nota de um documento de entrada. Caso não informado será utilizada as preferências:
DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.CONTRA_NOTA_DENTRO_ESTADO
DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.CONTRA_NOTA_FORA_ESTADO
DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.CONTRA_NOTA_FORA_PAIS

Quando configurado FISCAL.NATUREZAS_OPERACOES.PERMITE_GERAR_CONTRA_NOTA para ser gerado de forma automático o preenchimento deste campo é obrigatório

Ex:
  • REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)
  • REVENDA A VISTA COM COMISSÃO
  • REVENDA A PRAZO
  • TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOS
  • REMESSA PARA CONSIGNAÇÃO
  • RETORNO DE CONSIGNAÇÃO
  • REMESSA PARA CONSERTO

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)VENDANãoNão validarEstoqueCusto fiscal da última aquisiçãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNF-e normalDANFE normal - RetratoNão
REVENDA A VISTA COM COMISSÃOCOMPRASimAlertarMatéria-primaCusto financeiro da última aquisiçãoSimSimSimSimSimSimSimSimSimSimSimSimNF-e complementarDANFE normal - PaisagemSim
REVENDA A PRAZOAMOSTRANãoErroRevendaCusto médioNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNF-e de ajusteDANFE SimplificadaNão
TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOSORDEM_DE_SERVICOSimNão validarEm terceirosLista de preços padrãoSimSimSimSimSimSimSimSimSimSimSimSimDevoluçãoDANFE NFC-eSim
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)
Não
VENDA
Não
Não
Não
Não existe qualquer validação entre o estabelecimento do documento e do pedido.
Não
Não
Não
Não
Não
Quantidade superior a pedida
Não validar
Estoque
REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)
Não
Não
Custo fiscal da última aquisição
Não
Não
Não
Não
Aberto
Data de emissão
Não
Não
Não
Não
Não
Não
Não
Não
Não
Não
Não
Emitente
RETENÇÃO PREVIDENCIARIA DE :ALIQUOTA:% NO VALOR DE R$ :VALOR:
RETENÇÃO PREVIDENCIARIA DE :ALIQUOTA:% NO VALOR DE R$ :VALOR:
Não
Não
Não
Não
Não
Não
Não
Não
Não
Não
Não permite informar
Não (considerados no CMV)
Não
Não
Não
Não
Não
Não exige a contabilização
Não
Não
Não
Não
Não
Não
Não
Não
Não
NF-e normal
Não deve ser informado
DANFE normal - Retrato
Não
Não
Não
Não
Não
Não
Entrada
Operações para dentro do estado (1 e 5)
Pedidos
Não
Não
Não
Não
Não
Não permite
REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)
Comportamento:Topo

Exportar

Funcionalidade que permite exportar os dados de um bloco.
REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)NãoVENDANãoNãoNãoNão existe qualquer validação entre o estabelecimento do documento e do pedido.NãoNãoNãoQuantidade superior a pedidaNão validarEstoqueREVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)NãoNãoCusto fiscal da última aquisiçãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoEmitenteRETENÇÃO PREVIDENCIARIA DE :ALIQUOTA:% NO VALOR DE R$ :VALOR:RETENÇÃO PREVIDENCIARIA DE :ALIQUOTA:% NO VALOR DE R$ :VALOR:NãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNão permite informarNão (considerados no CMV)NãoNãoNãoNãoNãoNão exige a contabilizaçãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNF-e normalNão deve ser informadoDANFE normal - RetratoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNão permiteREVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)
REVENDA A VISTA COM COMISSÃOSimCOMPRASimSimSimBloqueia caso o estabelecimento do documento não seja igual ao do pedido.SimSimSimValor unitárioAlertarMatéria-primaREVENDA A VISTA COM COMISSÃOSimSimCusto financeiro da última aquisiçãoSimSimSimSimSimSimSimSimSimSimSimSimSimSimSimDestinatárioISSQN ISENTO REFERENTE A LEI MUNICIPAL 5.600/11 CANOASISSQN ISENTO REFERENTE A LEI MUNICIPAL 5.600/11 CANOASSimSimSimSimSimSimSimSimSimPermite informar o valor para agregar ao custo fiscal e financeiroNão (não considerados no CMV)SimSimSimSimSimExige a contabilizaçãoSimSimComplementoSimSimSimSimSimSimNF-e complementarOpcionalDANFE normal - PaisagemSimSimSimSimSimSimAutomáticoREVENDA A VISTA COM COMISSÃO
REVENDA A PRAZONãoAMOSTRANãoNãoNãoBloqueia caso o estabelecimento do documento não seja um dos estabelecimentos aceitos para o tipo de pedido.NãoNãoNãoIPI divergenteErroRevendaREVENDA A PRAZONãoNãoCusto médioNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoEmitenteICMS Subst Trib Conf Livro 3 Apêndice 2, Seção 3, Item 14,Decreto 37.699/97ICMS Subst Trib Conf Livro 3 Apêndice 2, Seção 3, Item 14,Decreto 37.699/97NãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoPermite informar e agregar ao custo financeiroSimNãoNãoNãoNãoNãoNão deve ser contabilizadoNãoNãoInformações adicionaisNãoNãoNãoNãoNãoNãoNF-e de ajusteObrigatórioDANFE SimplificadaNãoNãoNãoNãoNãoNãoSimREVENDA A PRAZO
TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOSSimORDEM_DE_SERVICOSimSimSimApresenta mensagem de aviso, caso o estabelecimento do documento não seja igual ao do pedido.SimSimSimICMS-ST divergenteNão validarEm terceirosTRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOSSimSimLista de preços padrãoSimSimSimSimSimSimSimSimSimSimSimSimSimSimSimDestinatárioRETENÇÃO PREVIDENCIARIA DE :ALIQUOTA:% NO VALOR DE R$ :VALOR:RETENÇÃO PREVIDENCIARIA DE :ALIQUOTA:% NO VALOR DE R$ :VALOR:SimSimSimSimSimSimSimSimSimNão permite informarNão (considerados no CMV)SimSimSimSimSimNão exige a contabilizaçãoSimSimNãoSimSimSimSimSimSimDevoluçãoNão deve ser informadoDANFE NFC-eSimSimSimSimSimSimNão permiteTRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOS
Topo

Importar

Funcionalidade que permite importar dados para o bloco desejado.
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Pesquisa simples (SEARCH)

Campos utilizados para pesquisa genérica
Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:
Topo

Clonar

Gera uma nova natureza de operação com as mesmas informações e configurações da natureza clonada.

Dúvidas frequentes

  • Como criar uma natureza de operação de "AQUISIÇÃO DE ATIVO IMOBILIZADO"?
  • Como criar uma natureza de operação "COMPRA PARA ENTREGA FUTURA"?
  • Como criar uma natureza de operação de "COMPRA PARA CONSUMO"?
  • Configurações

    FISCAL.CAD_NATUREZAS_OPERACOES.LOV_WIDTH

    Largura da LOV

    Largura da LOV

    Tipo: TEXT

    Valor padrão: 1024

    Regras

    Apresentar campo de contra nota

    Apresentar o campo de natureza de operação para contra nota, quando determinado que permite geração de conta nota
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Permite gerar contra nota ou conta e ordem" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Permite gerar contra nota ou conta e ordem" do formulário "Novo"

    Apresentar campo de movimentação do pedido

    Quando campo de tipo de estoque não estiver preenchido deve pode ser informado se será movimentado os itens do pedido, mesmo sem existir uma operação de estoque.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de estoque" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Tipo de estoque" do formulário "Novo"

    Apresentar informações de prioridade

    Apresentar informações sobre a prioridade para a natureza de operação
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"

    Apresentar tipos de pedidos permitidos

    Apresentar os tipos de pedidos permitidos para uso na natureza de operação
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Permitir vincular todos os tipos de pedidos" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Permitir vincular todos os tipos de pedidos" do formulário "Novo"

    Popular espécies a vincular

    Popula o campo "espécies" para vínculo a natureza de operação.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Todas espécies" do formulário "Novo"

    Preenchimento da contra nota ou ordem de terceiros

    Preenchimento da contra nota ou ordem de terceiros
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Permite gerar contra nota ou conta e ordem" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Permite gerar contra nota ou conta e ordem" do formulário "Novo"

    Remover tipo de movimentação

    Quando o campo "Tipo de estoque" passar para null, o campo "Tipo de movimentação" também se tornará null.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Tipo de estoque" do formulário "Alterar"

    Salvar cfops

    Salvar as cfops informadas na planilha
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de inserir formulário "Importar"

    Salvar espécies vinculadas

    Inclui o vínculo entre a natureza de operação com as espécies selecionadas.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Salvar tipos de pedidos autorizados

    Salvar os tipos de pedidos que estão autorizadas para esta natureza de operação.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Veja também