Fiscal

Índice

Motivos de cancelamentos ou devoluções

FISCAL.CAD_MOTIVO_CANCELAMENTOS_DEVOLUCOES

Descrição

Interface para manutenção de motivos de cancelamento ou devoluções.

Campos:

Identificação única para o motivo de cancelamento ou devolução do pedido/documento
Ex:
  • DESISTÊNCIA DO CLIENTE
  • DESACORDO COMERCIAL
  • MERCADORIA DANIFICADA
Descrição para o motivo
Determina onde este motivo pode ser utilizado.
  • Pedidos - Motivo pode ser utilizado nos pedidos
  • Documentos - Motivo pode ser utilizado nos documentos
  • Título - Motivo pode ser utilizado nos títulos
  • Pessoa - Motivo pode ser utilizado no cadastro de pessoas
Determina qual é o tipo do motivo.
Caso não informado pode ser utilizado em ambos tipos.
  • Cancelamento - Motivo pode se utilizado nas operações de cancelamento
  • Devolução - Motivo pode ser utilizado nas operações de devolução
Filtro para o motivo conforme o tipo de pessoa, quando não informado é considerado que pode ser utilizado para todos os tipos de pessoas. Somente pode estar preenchido quando marcado a opção "S" no campo de operação.
Ex:
  • Física
  • Jurídica
Filtro para o motivo conforme o tipo operação financeira, quando não informado é considerado que pode ser utilizado para todos os tipos de operação. Somente pode estar preenchido quando marcado a opção "T" no campo de operação.
  • Pagar
  • Receber
Define se deve liberar os itens que estão no documento, e são vinculados um pedido.
Define se motivo permite a atualização dos títulos por processos, esta informação será utilizada somente em motivos que estiverem vinculada a títulos.
Exige informação complementar no campo de observação de cancelamento do pedido/documento.
Indica se o motivo de cancelamento ou devolução está ou não ativo.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
DESISTÊNCIA DO CLIENTEPedidosCancelamentoFísicaPagarNãoNãoNãoNão
DESACORDO COMERCIALDocumentosDevoluçãoJurídicaReceberSimSimSimSim
MERCADORIA DANIFICADATítuloCancelamentoFísicaPagarNãoNãoNãoNão
DESISTÊNCIA DO CLIENTEPessoaDevoluçãoJurídicaReceberSimSimSimSim
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.

Regras

Ocultar campo tipo pessoa

Quando o campo "Operação" não possuir "Pessoa" marcado, o campo "Tipo de pessoa" não será apresentado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Operação" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Operação" do formulário "Novo"