Financeiro

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Cadastro de Titulos à receber

FINANC.CAD_TITULOS_RECEBER_MULTI

Descrição

Interface para manutenção de títulos à receber.

Campos:

Recebe o valor "S" ou "N". Na interface é representado por um check-box que quando selecionado representa o valor "S".
Nas telas de query, a interface utiliza uma pop-list com as opções "Sim", "Não" e em branco (nulo).

Propriedades (format)

label-suffix

Quando informado "label-suffix:true", o label aparece no lugar do sufixo, ou seja, após o check-box. Por padrão, o label aparece sempre à esquerda do check-box.

multi-row-check

Quando informado "multi-row-check:true", define que em telas Multi Row terá um "checkbox" no top da lista onde é possível marcar e desmarcar todos campos correspondentes.
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Valor nominal do título. É resultante do valor inicial do título, descontados os valores de impostos retidos (INSS, IOF e/ou IR). Caso seja informado diretamente pelo usuário, o valor inicial é automaticamente preenchido com o mesmo valor. Para títulos resultantes de parcelamentos, este valor é calculado automaticamente conforme o respectivo plano de pagamento.
Data de vencimento para pagamento do título (calculada conforme o plano de pagamento).
Saldo a liquidar do título (atualizado automaticamente pelas movimentações do título). O saldo é inicialmente igual ao valor do título.
Data em que o título foi totalmente liquidado.
Valor das custas e despesas de cartório, quando houver.
Data prevista para pagamento do título.
Inicialmente é igual a data de vencimento do título, mas pode ser alterada conforme necessidades.
No caso de contas a pagar quando a data de vencimento não for um dia útil, a previsão será o próximo dia útil. P.ex. Vencimento em sábado, considera a previsão de pagamento para a próxima segunda-feira, desde que não seja feriado neste dia.
A data prevista para pagamento somente poderá ser anterior a data de vencimento do título caso esteja indicado no campo "Permite previsão antes do vencimento" no cadastro do tipo de título.
Sequência do título (0, 1, 2, 3, 4, 5, ..., N).
A sequência 0 (zero) normalmente é indicada para título único, ou seja, não existem outros títulos com a mesma numeração considerando o estabelecimento, tipo do título e fornecedor (a pagar) ou estabelecimento (a receber).
A sequência 0 (zero) também é indicada para título antecipado ("entrada") e a numeração da sequência dos demais títulos do plano de pagamento será iniciada em 1 (um). P.ex.: DINHEIRO = 0, BOLETO = 1, DUPLICATA = 2.
A sequência deve ordenar os títulos de uma fatura, conforme as ordens de vencimento das parcelas (duplicatas).
Mesmo havendo tipos de títulos diferentes no parcelamento de um plano de pagamento (p.ex.: parcela 1 = BOLETO, parcela 2 = DUPLICATA) o número do título poderá ser igual ao pedido ou documento que originaram os títulos, mas a sequência de cada título será gerado conforme o número da parcela, no caso, BOLETO = sequência 1 e DUPLICATA = sequência 2.
Tipo de título financeiro.
A alteração do tipo de título somente poderá ser executado em títulos com a situação "Manutenção".
Ex:
  • ESPÉCIE
  • DUPLICATA
  • FATURA
  • RECIBO
  • NOTA PROMISSÓRIA
  • NFE
  • NFS
  • CF
  • DEPÓSITO
  • PIX
  • TED
  • DOC
  • DARF
Número do título.

Se o título estiver em manutenção e a preferência FINANC.TITULOS.NUMERAR_EM_MANUTENCAO for "S", o titulo será numerado conforme o campo Número do título do tipo de titulo estiver configurado.
Outras deduções.
Valor de outros acréscimos.
Domínio que permite que o usuário escolha 1 valor de uma lista relativamente reduzida de valores previamente fixados.

Propriedades (format)

add-null-option

Indica se deve ser adicionada uma opção nula mesmo para campos obrigatórios.
Por padrão, um campo obrigatório não vem com a opção nula (um valor é automaticamente selecionado).
Valores possíveis:
add-null-option:yes
add-null-option:no
  • Aberto - Título em aberto.
  • Baixado - Título que foi baixado.
  • Cancelado - Título foi cancelado.
  • Análise - Enviado para análise.
  • Liquidado - Título liquidado (pago).
  • Manutenção - Título não foi emitido.
  • Negociado - Título que foi negociado com a provável substituição por outro(s) título(s). P.ex.: Reparcelamento de dívidas.
  • Incobrável - Títulos que foram classificados como perdidos ou incobráveis.
  • Programado - Título está programado para liquidação automática em uma entidade financeira (banco, operadora de cartão de crédito, etc.).
  • Previsto - Um título previsto corresponde a algo que provavelmente irá ocorrer, mas que ainda não foi formalizado. P.ex.: Contas fixas como água, luz, previsão de faturamentos baseadas em pedidos ainda não entregues, etc.
  • Bloqueado - Título está bloqueado por algum motivo. P.ex: SPC, Cartório, etc.
  • Liquidado parcialmente - Título que foi liquidado (pago) parcialmente. Para utilizar está situação deve ser ativado no tipo de título.
  • Enviado - Título foi enviado/repassado para banco ou terceiros.
Data em que o título foi cadastrado no sistema. Caso não seja informada, o sistema assume a data atual.
Valor das tarifas bancárias cobradas pelo banco onde o título foi processado.
Define o tipo de operação do título.
  • Pagar - Compromissos a pagar para fornecedores de produtos e serviços.
  • Receber - Compromissos devidos por clientes e demais devedores da empresa.
  • Terceiros - Define que a operação é de terceiros, ou seja, o estabelecimento será o mediador da negociação entre um emitente e um destinatário.
Valor padrão: R
Data em que o título foi passado para situação de "Aberto". A edição do título deve ser bloqueada.
Data em que o título foi negociado (reparcelado). Títulos negociados não tem mais saldo a pagar ou ao receber, uma vez que este saldo foi transferido para um novo título.
O LOP (Localização, Operação e Portador) permite definir onde (localização, p.ex.: banco, carteira, advogado), tipo de cobrança (operação, p.ex.: cobrança simples, cobrança descontada, Vendor, cobrança judicial) e quem (portador, p.ex.: empresa, nome do banco, nome do escritório de cobrança, nome do advogado/escritório) um título financeiro encontra-se para o processo de cobrança.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZAbertoESPÉCIE
FILIAL 1BaixadoDUPLICATA
FILIAL 2CanceladoFATURA
CD-RSAnáliseRECIBO
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Imprimir duplicata

Imprimir duplicata
Topo

Relatório PDF

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Comportamento:Topo

Imprimir a duplicata

Tela sem operações geradas. Totalmente customizada.
Topo

Planilha

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
ESPÉCIEAbertoNãoNãoNãoNão
DUPLICATABaixadoSimSimSimSim
FATURACanceladoNãoNãoNãoNão
RECIBOAnáliseSimSimSimSim
Comportamento:

Regras

Atualizar data de vencimento

Atualizar a data de vencimento
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"

Inserir emitente

Procedimento que insere o emitente.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Modificar pesquisa

Modificar a pesquisa
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Montar interface

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Preencher campos

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Relatório PDF"

Salvar informação

Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"