Financeiro

Índice

Tipos de títulos

FINANC.CAD_TIPOS_TITULOS

Descrição

Manutenção dos tipos de títulos financeiros utilizados no contas a pagar e/ou no contas a receber.

Esta interface pode ser acessada pelo menu:


Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Tipos de títulos:

Campos:

Tipo de título financeiro.
A alteração do tipo de título somente poderá ser executado em títulos com a situação "Manutenção".
Ex:
  • ESPÉCIE
  • DUPLICATA
  • FATURA
  • RECIBO
  • NOTA PROMISSÓRIA
  • NFE
  • NFS
  • CF
  • DEPÓSITO
  • PIX
  • TED
  • DOC
  • DARF
Sigla utilizada para representação dos títulos, a ser utilizada na unicidade do titulo.
P.ex.:
  • DUP para Duplicata
  • R$ para Dinheirou ou Espécie
  • REC para Recibo
  • PRO para Promissória
Ex:
  • DUP
  • R$
  • REC
  • PRO
  • NF
Descrição livre para o tipo de título.
P.ex:
Tipo de título:DARF
Título: Documento de Arrecadação da Receita Federal.
Código estruturado para a forma de pagamento conforme manual da SEFAZ.
  • Dinheiro
  • Cheque
  • Cartão de crédito
  • Cartão de débito
  • Crédito Loja
  • Vale Alimentação
  • Vale refeição
  • Vale presente
  • Vale combustível
  • Duplicata Mercantil
  • Boleto Bancário
  • Depósito Bancário
  • Pagamento Instantâneo (PIX)
  • Transferência bancária, Carteira Digital
  • Programa de fidelidade, Cashback, Crédito Virtual
  • Outros
Define como será gerado a numeração do título.
  • Manual - Número do título deve ser informado antes de sua emissão/conclusão.
  • Igual ao número do pedido/documento/negociação - O número será igual ao existente no pedido ou documento ou na negociação, que tiverem referenciadas ao título. Caso não exista vinculo será apresentado um erro.
  • Igual ao número do pedido/documento/numero do documento da negociação - O número será igual ao existente no pedido, documento ou número do documento informado na negociação, que gerou o título. Esta opção é igual a opção 1 com a diferença que no caso de títulos originados de uma negociação, o número do documento informado na negociação estiver informado, ele será utilizado no lugar do número sequencial da negociação.
  • Sequencial conforme o estabelecimento - O número do título deve ser informado na guia financeiro do estabelecimento. Caso não exista vinculo será apresentado um erro.
Indica se o título exige o código CMC7, normalmente utilizado em "cheques".
Indica a forma e/ou prazo em dias como deve ser processada a baixa (liquidação por 'pagamento') automática dos títulos, lembrando que a baixa automática é utilizada em operações a receber e pagar.

Opções:
  • -3 = Realiza a programação do titulo na data de vencimento do mesmo.
  • -2 = Os títulos não serão baixados automaticamente, somente quando utilizado a rotina de "retorno de carregamentos" (guia "Financeiro" do Carregamentos).
  • -1 = Os títulos NÃO serão baixados automaticamente.
  • 0 = Realiza a liquidação do titulo na data de vencimento do mesmo.
  • >0 = Realiza a liquidação dos títulos com situação 'Aberto', na data calculada pela data de vencimento + o número de dias informado. P.ex.: Título será liquidado automaticamente no dia 03/04/2013 caso o vencimento do título seja 31/03/2013 e o número de dias para baixa automática seja 3 (31/03/2013 + 3 dias = 03/04/2013).

No caso de títulos que possuem repasse (p.ex.: cheque, ou outros repassados pela Repasses de títulos) deve ser configurado o valor -1 e configurada a preferência FINANC.TITULOS.DIAS_CHEQUES com o número de dias.
Define se deve ser realizada a baixa automática em títulos que onde o pagamento foi estornado.
  • Sim - Deve ser registrado uma nova baixa automática no título, mesmo que exista um registro de pagamento que foi estornado.
  • Não - Não deve ser registrado uma nova baixa automática no título, quando existir um registro de pagamento que foi estornado.
Indica como são calculadas as datas para baixa (liquidação) automática do título e da sua previsão de pagamento.
  • Dias úteis - O cálculo irá considerar apenas os dias úteis. Por padrão somente segunda-feira a sexta-feira.
    Na previsão de pagamento, por exemplo, um vencimento que cair em um final de semana ou feriado, será repassado para o próximo dia útil.
  • Dias corridos - O cálculo das datas irá considerar todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos.
Indica se é permitido o registro de diversos títulos (parcelamento) quando informado o tipo de título na telas de geração de títulos financeiros.
P.ex.:
  • Tipo de título DUPLICATA permite o parcelamento (várias duplicatas/parcelas para um documento).
  • Tipo de título DINHEIRO NÃO permite o parcelamento, pois este tipo de título considera-se somente pagamento em "espécie" (moeda).
P.ex.: Título de R$ 1.000,00 parcelado em 3X, gerando títulos:
  • 003233-A (R$ 400,00),
  • 003233-B (R$ 300,00) e
  • 003333-C (R$ 300,00).
Define se é permitido que no título sejam registrados diversos registros de lançamento. Caso informado "Sim", não será atualizado o valor dos lançamentos ao alterar o valor do título.
Define se é permitida a negociação (troca dos títulos por novos títulos).
Indica é permitida a impressão de boletos bancários para os títulos do tipo.
Indica se pode informar a previsão de pagamento com data anterior à data de vencimento.
Define se é permitido dar troco para pagamentos realizados com títulos deste tipo.
Esta informação é utilizada no registro de pagamentos realizados em alguns processos, como p.ex.: os pagamentos de documentos do tipo NFCe realizados através da interface Checkout de venda.
Indica se é permitida a vinculação de outros títulos ao (p.ex.: um título do contas a receber vinculado a outros títulos do contas a pagar de comissão relativos ao título do contas a receber).
Define se é permitido informar tarifa para este tipo de título.
Esta informação será utilizada somente pela operação de geração de tarifa automática.
Define se é permitido o registro de múltiplos registros de títulos.
Informação será utilizada na existência de pagamentos para o documento(NFCe)
Indica se os campos de data de vencimento e previsão de pagamento são apresentados e editáveis (permite alteração) nas telas de cadastros de títulos.
Indica se o campo de "Número do título" é apresentado e editável (permite alteração) nas telas de cadastros de títulos.
Esta informação é valida somente para títulos na situação Manutenção ou Previsto.
Caso marcado, habilita a opção de geração de documento fiscal de serviço com base no título a receber.
  • Não permite - Não permite a geração de documento fiscal com base neste título
  • Geração automática (negociação) - Permite a geração de documento fiscal com base neste título quando o título tiver origem em uma negociação.
    Neste caso deve ser configurado as preferencias FINANC.TITULOS.GERACAO_AUTOMATICO_NATUREZA_OPERACAO e FINANC.TITULOS.GERACAO_AUTOMATICO_MENSAGEM
  • Permite a geração - Permite a geração de documento fiscal com base neste título
Indica se os títulos do tipo devem ser apresentados nos documentos de saída (NF, NFS, NFe, NFSe).
Incluir registro como duplicata e fatura no XML de NFE. Somente serão informados se o tipo de título estiver marcado para apresentar no documento.
Indica se deve ser informado um cartão registrado no sistema (CARTOES.CARTOES_PESSOAS,title - ERROR: Não foi possível encontrar um registro em COMPONENTES onde NOME_GLOBAL = CARTOES.CARTOES_PESSOAS,TITLE!) para cadastro dos títulos do tipo.
Define se deve ser apresentadas as contas correntes para cadastro dos títulos do tipo.
Define para quais operações financeiras os títulos do tipo podem ser informados.
  • Receber - Compromissos devidos por clientes e demais devedores da empresa.
  • Pagar - Compromissos a pagar para fornecedores de produtos e serviços.
  • Terceiros - O compromisso de pagamento/recebimento não cabe a empresa, e sim a emitente e um destinatário diferente.
Define a obrigatoriedade do preenchimento do atributo de código de receita
  • Opcional - O preenchimento do campo de código de receita é opcional
  • Não editavél - Campo de código de receita não deve ser preenchido ou exibido na tela.
  • Obrigatório - Código de receita deve ser obrigatoriamente preenchido
Define a obrigatoriedade do preenchimento do atributo de Contribuinte.
  • Opcional - O preenchimento do campo de Contribuinte é opcional
  • Não editavél - Campo de Contribuinte não deve ser preenchido ou exibido na tela.
  • Obrigatório - Contribuinte deve ser obrigatoriamente preenchido
Deve ser usada somente em casos que existe o parcelamento. Faz a troca do valor para o mesmo dia do mês seguinte.
Ex: 1 prestação dia 15/08/07 , 2p dia 15/09/07 , etc.
Indica se os títulos do tipo devem ser gerados automaticamente.
Indica se este título pode ser agrupado gerando uma nota de débito.
Define o valor padrão para autorização de um título a pagar. Caso informado "Sim" não será registrado o usuário que criou o título como autorizador.
Indica se o campo de LOP é apresentado e editável (permite alteração) nas telas de cadastros de títulos.
LOP padrão a ser informado nos títulos deste tipo de título.
Indica em quais os LOPs o tipo de título pode ser informado.
P.ex.: Somente títulos do tipo CARTÃO DE CRÉDITO deveriam ser informados para o LOP CARTÃO DE CRÉDITO enquanto que títulos do tipo ESPÉCIE (ou DINHEIRO) não devem ser informados nesse mesmo LOP.
Caso não informado a conta corrente na operação que necessite de uma, deve ou não ser informado o a conta corrente existente no LOP do título.
S = Será utilizado a conta do LOP
N = Não será informado a conta existente no LOP.
Indica se o campo "Nosso numero" deverá ser apresentado nos títulos deste tipo.
  • Não
  • Opcional
  • Requerido
Indica se os títulos deste tipo tomam ou não crédito definido do cliente. Títulos como "Apresentação", por exemplo, não devem tomar o crédito do cliente mesmo enquanto estão em aberto.
Define se deve ser aplicado o conceito de inadimplência no cliente quando informado no LOP. Por exemplo: Cartão de crédito ou débito não devem aplicar o conceito.
Define se podem ser utilizados os créditos existentes no contas a pagar para realizar abatimentos ou descontos na emissão de documentos fiscais de saída para o cliente.

Os créditos somente serão permitidos quando a opção Utilizar crédito na emissão dos documentos estiver marcada no cadastro do cliente.
  • Não usar - Não utilizado como abatimento ou desconto.
  • Abatimento - O valor será utilizado como abatimento dos títulos gerados no documento.
  • Desconto - O valor será utilizado como desconto no documento.
Define se o tipo de título permite a inclusão de abatimentos com origem em créditos existentes no contas a pagar, na emissão de documentos fiscais de saída. É utilizado somente quando permitido no cadastro do cliente está definido em CLIENT.CLIENTES.UTILIZAR_CREDITO_EMISSAO_DOCUMENTOS
Define se no tipo de título pode ser registrado abatimentos por devolução. Por exemplo em cartão de crédito ou débito não pode ser registrado abatimentos, já em um boleto pode ser registrado até que o título seja enviado para o banco.
  • Permite abatimento ou cancelamento - Permite que seja realizado abatimento dos tútulos e caso seja devolução integral pode ser cancelado
  • Permite cancelar - Permite realizar o cancelamento do título caso ocorra devolução integral, mas não permite realizar abatimentos quando for uma devolução parcial
  • Não permite abatimento ou cancelamento - Não permite realizar o abatimento ou cancelamento dos títulos.
Define se os títulos que forem liquidados parcialmente (saldo > 0 e diferente do valor do título) devem ser informados com a situação "Liquidado parcialmente".
Por padrão, a situação do título confirmado será "Aberto", caso o título possua saldo (>0) e o pagamento não estiver programado.
Caminho para o layout padrão de impressão do tipo de título, por exemplo Nota Promissória, Duplicata, etc.

Caso não informado o layout, não deve ser apresentado a ação de impressão para o tipo de título.

Exemplos de tipos já desenvolvidos:
duplicata
conrec/promissoria
conrec/carne
Indica se o tipo de título está ativo ou não. O sistema não permitirá a inclusão de novos títulos cujo tipo não esteja ativo.
Define se tipo de adiantamento que deve ser realizado
  • Não gera adiantamento - Não gera adiantamento
  • Gerar um título no momento da emissão
  • Gerar um título no momento do pagamento
Tipo de título vinculado para geração de um título para adiantamento.
Exemplo: Gerado um contas a receber de 100,00 com o tipo de título ADIANTAMENTO, e ao realizar o pagamento do mesmo, deve ser gerado um contas a pagar com o tipo de título vinculado no valor de 100,00 em aberto.
Ex:
  • ESPÉCIE
  • DUPLICATA
  • FATURA
  • RECIBO
  • NOTA PROMISSÓRIA
  • NFE
  • NFS
  • CF
  • DEPÓSITO
  • PIX
  • TED
  • DOC
  • DARF
Permite definir uma quantidade máxima de parcelas que um pagamento deste tipo de título pode possuir.

Por exemplo, um tipo de título CARTAO DE DEBITO pode ter o limite máximo de 1 parcela.

Este campo somente afeta a Formas de pagamentos de pedidos/documentos e não possui nenhuma validação para planos de pagamentos, contas a pagar/receber, ou financeiros de pedidos/documentos.
Permite definir um valor mínimo que cada parcela de um pagamento deste tipo de título pode possuir.

Por exemplo, um tipo de título CHEQUE pode ter o valor mínimo de R$ 4.999,99.

Este campo somente afeta a Formas de pagamentos de pedidos/documentos e não possui nenhuma validação para planos de pagamentos, contas a pagar/receber, ou financeiros de pedidos/documentos.
Indica se os títulos deste tipo podem ter valor zero.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
ESPÉCIEDinheiroManualNãoSimDias úteisNãoNãoNãoNãoNãoReceberNãoNão
DUPLICATAChequeIgual ao número do pedido/documento/negociaçãoSimNãoDias corridosSimSimSimSimSimPagarSimSim
FATURACartão de créditoIgual ao número do pedido/documento/numero do documento da negociaçãoNãoSimDias úteisNãoNãoNãoNãoNãoTerceirosNãoNão
RECIBOCartão de débitoSequencial conforme o estabelecimentoSimNãoDias corridosSimSimSimSimSimReceberSimSim
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
ESPÉCIE
DUP
Dinheiro
Manual
Não
Sim
Dias úteis
Não
Não
Não
Não
Não
Não
Não
Não
Não
Não
Não
Não permite
Não
Não
Não
Não
Receber
Opcional
Opcional
Não
Não
Não
Não
Não
Não
Não
Não
Não
Não usar
Não
Permite abatimento ou cancelamento
Não
Não
Não gera adiantamento
ESPÉCIE
Não
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].

Regras

Apresentar lops

Apresenta os lops que podem ser utilizados pelo tipo de título.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Salvar lops

Salva o registro na entidade LOPS_TIPOS_TITULOS_BLOQUEADOS.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Veja também