Integração dos dados do sistema com sistemas externos

Implantação da integração com uma loja virtual

INTDADOS.FAQ-78816
Roteiro para a implantação de uma loja virtual (e-Lucre).

Inclusão do menu

Sugere-se que existe um menu chamado Loja Virtual ou E-Commerce. Este menu deverá ter as seguintes opções:

Definir uma lista de preços que será usada para a loja

Para a integração com a loja virtual será necessário criar uma lista de preços com os produtos que deverão ser disponibilizados na mesma.
A Loja Virtual reflete exatamente o que for definido nesta lista de preços.

Definir e configurar um tipo de pedido que deverá ser usado

Quando os pedidos da loja virtual chegarem no Eligo, eles deverão ser inseridos com um tipo de pedido específico.
Deve-se definir este tipo de pedido e configurá-lo adequadamente.
Acessar Tipos de pedidos.

Configurar o integrador eletrônico

Acessar Cadastro de Integradores eletrônicos e cadastrar o integrador que fará a comunicação com a Loja.
[img:capturar]

Cadastrar as formas de envio aceitas pelo sistema

Acessar Formas de envio e cadastrar as formas de envio que são aceitas no sistema.
Exemplo:

Preparar as categorias

Normalmente as lojas vistuais dividem seus produtos em categorias/departamentos.
Acessar Tipos de categorias de produtos e cadastrar as categorias que serão utilizadas na loja virtual.
Se a loja virtual já possui as categorias cadastradas, será necessário preencher a tabela de tradução entre o ID da categoria na loja com o ID
da categoria no Eligo através da interface Traducões de chaves e usando a chave "PROD.TIPOS_CATEGORIAS_PRODUTOS.ID".

Informar as categorias dos produtos

Uma vez que as categorias estiverem cadastradas, será necessário classificar a(s) categoria(s) de cada produto.
Para tal acesse o produto pelo Produtos e acesse a guia Categorias dos produtos.
Um produto pode constar e mais do que uma categoria.

Cadastrar fotos do produto

As foros do produto que vão para o site são os anexos do tipo "FOTO".
Basta cadastrar as fotos que elas serão automaticamente enviadas junto com o cadastro do produto.

Configurar os listeners

Configurar a preferencia INTDADOS.V_LOJAS_VIRTUAIS.EVENT_LISTENER com o valor:
PROD.PRODUTOS.POS_UPDATE
PROD.ARQUIVOS_ANEXOS_PRODUTOS.POS_INSERT
COLECA.ITENS_COLECOES.POS_INSERT
COLECA.ITENS_COLECOES.POS_UPDATE
COLECA.ITENS_COLECOES.POS_DELETE
DOENSA.DOC_ENTRADAS_SAIDAS.POS_UPDATE
ESTOQUE.ESTOQUES_PRODUTOS.POS_INSERT
ESTOQUE.ESTOQUES_PRODUTOS.POS_UPDATE
Uma vez configurado, diversas operações do sistema passarão atualizar a loja automaticamente:

Incluir os produtos na lista de preços da loja

Ao incluir um produto na lista, o produto é automaticamente cadastrado e disponibilizado na loja virtual.
Atenção
Caso o produto já esteja cadastrado na Loja, será necessário alimentar os IDs na Traducões de chaves usando a chave "PROD.PRODUTOS.PRODUTO".

Configurar JOB para baixar pedidos

Deve-se criar um JOB que baixe os novos cliente e pedidos da loja a cada intervalo de tempo.
Acesse Agendamento de tarefas e cadastre uma chamada à operação:
INTDADOS.PRO_INTEGRACAO_LOJAS_VIRTUAIS.BAIXAR_PEDIDOS_LOJAS
[img:jobs]

Atualização da loja pelo sistema

A atualização dos dados da loja é executada automaticamente pelos seguintes eventos:

Atualização do sistema pela loja

Nos horários configurados pelo job, o sistema busca novos clientes e pedidos disponíveis na loja e que ainda não foram importados no Eligo.
Este processo é realizado em 2 etapas

Monitorar a chegada dos pedidos pela loja

Quando novos pedidos são recebidos, um e-mail de notificação é enviado para...
Quando o sistema não consegue "migrar" este pedido para o sistema, o erro é indicado no e-mail.
O usuário pode consultar e editar pedidos que não puderam ser migrados em Pedidos das lojas virtuais (o usuário pode, por exemplo, filtrar todos os pedidos com "Importado: Não"). Nesta interface, o usuário também tem a opção de editar e disparar a migração do mesmo.
O e-mail também inclui um alerta quando existem pedidos com migração pendente.
INTDADOS.PRO_INTEGRACAO_LOJAS_VIRTUAIS.BAIXAR_PEDIDOS_LOJAS
Se quiser, configure um e-mail para ser notificado

Todos os clientes e pedidos originais baixados são armazenados nas interfaces Integração de clientes com as lojas virtuais e Pedidos das lojas virtuais.
Quando o sistema não consegue migrar o cliente/pedido baixado para o Eligo, é possível ajustar os respectivos dados de forma a corrigir o problema.