Planos de pagamento

Como desativar ou excluir um plano ou condição de pagamento?

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Desativar um plano de pagamento significa informar ao sistema que aquela opção não está vigente, portanto, não deve aparecer nas opções de planos de pagamento na geração de orçamentos, pedidos, contratos, documentos e títulos do contas a pagar e/ou receber.

O procedimento recomandado inicialmente é a exclusão do plano de pagamento desejado conforme o procedimento abaixo:
  1. Acessar a tela de Planos de pagamento.
  2. Clicar no botão [Listar].
  3. Selecionar o plano de pagamento desejado.
  4. Clicar no botão [Excluir].
Caso o plano de pagamento esteja informado em algum documento do sistema (orçamento, pedido, documento, título financeiro) será apresentada uma mensagem informativa indicando que a exclusão não será permitida.
Neste caso, o plano de pagamento deve ser indicado como "inativo", conforme procedimento abaixo:
  1. Acessar a tela de Planos de pagamento.
  2. Clicar no botão [Listar].
  3. Selecionar o plano de pagamento desejado.
  4. Clicar no botão [Alterar].
  5. Desmarcar a opção "Ativo".
  6. Clicar no botão [Salvar].
A partir deste momento o plano de pagamento não será mais apresentado nas telas onde é informada uma condição de pagamento.