Documentos de entrada de terceiros

Como configurar o crédito de ICMS nas operações de compra de empresas do Simples Nacional e de empresas que não são do Simples Nacional?

DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.FAQ-15447
Nas operações de compra de mercadorias com operações que possuem as CFOPs 1.101, 1.102, 2.101 e 2.102 de empresas do Simples Nacional o crédito de ICMS poderá variar de acordo com o fornecedor ou mesmo não haver direito a crédito do ICMS e, para empresas que não estão enquadradas no Simples Nacional, o crédito de ICMS poderá ser integral (p.ex.: 12% para compras interestaduais).

Para configurar que a mesma CFOP de entrada (1.101, 1.102, 2.101 e 2.102) de acordo com as informações de crédito registradas no XML dos documentos emitidos por empresas do Simples Nacional, ou mesmo sem direito ao crédito, e também registrar o crédito das operações de compra de empresas que não são do Simples Nacional.

Para a mesma CFOP (ou regra tributária) pode-se registrar créditos diferentes do que está estabelecido na regra tributária, observando que o crédito somente poderá ser realizado por estabelecimento comprador que não esteja no Simples Nacional.

Para documento de entrada registrados a partir do arquivo XML:


Para documento de entrada registrado manualmente:


Observações:

Observar que a alíquota e valor de crédito de ICMS do SN do item pode ser informada manualmente pelo usuário, pois a informação não consta no XML do documento fornecido pelo fornecedor.