Administração do sistema

Como usar as interfaces do sistema?

RT.FAQ-10898
Para tirar o melhor proveito do sistema, é importante que o usuário saiba usar adequadamente as interfaces. Este documento tem como objetivo descrever as funcionalidades genéricas existentes bem como oferecer dicas e sugestões de como melhor aproveitá-las.

Introdução

Um sistema de informações é basicamente composto por uma ferramenta que permite ao usuário fazer 3 coisas:

As informações do sistema estão organizadas em registros (objetos) classificadas em diferentes tipos de objetos (entidades) tais como o cadastro de pessoas, de produtos, pedidos de venda, notas fiscais, etc. Por sua vez, um destes registros/objetos é composto por várias informações divididas em campos (atributos) tais como nome da pessoa, data de emissão, valor total do documento, código do produto, etc.

Como acessar o sistema

O sistema é acessado através de um navegador (browser) e está homologado para os principais navegadores de mercado: Chrome, Firefox, IE e Safari. Por isso, para acessar o sistema não é necessário instalar nada - basta ter o endereço de acesso e os dados de autenticação (usuário e senha), podendo ser acessado também por tablets, celulares e até mesmo de TVs smart.

Como o sistema será uma ferramenta de uso frequente, sugerimos que seja gravado o endereço do sistema nos favoritos do navegador normalmente utilizado, ou que seja criado um atalho a partir do Desktop do computador.

Ao acessar o sistema, será exigido que o usuário se identifique através de um nome de usuário e uma senha. Uma vez preenchido estes dados, o usuário deve teclar ENTER. Caso o usuário e senha estiverem corretos, o sistema irá apresentar a tela de entrada configurada para o mesmo.

Normalmente, a tela de entrada de um usuário é configurada para apresentar diversas informações importante para ele em seu dia a dia. Este tipo de tela é conhecido como "Dashboard" que funciona como um painel de controle para o usuário.

Além da tela de entrada, cada usuário tem acesso apenas às operações autorizadas para ele, ou seja, opções e campos apresentados para um usuário podem não ser os mesmos apresentados para outro usuário.

As telas do sistema

Praticamente todas as telas do sistema possuem um formato padrão composto pelos seguintes elementos:

Pesquisar, listar, consultar, alterar, incluir, excluir

Como dito antes, o Eligo é um sistema de informação. A grande maioria das interações do usuário com um sistema de informação resumem-se a registrar ou consultar informações. Por isso, as interfaces do sistema seguem quase sempre o mesmo padrão de uso. Em geral, o usuário irá interagir com o sistema da seguinte forma:

Dica
Utilize as teclas de atalho do browser e do sistema para aumentar a produtividade.

Significado dos campos

Na grande maioria das vezes, os títulos dos campos são suficientes para entender a informação que ele representa. Quando você estiver em dúvida, posicione o mouse sobre o título do campo. O sistema irá apresentar uma descrição mais detalhada sobre este campo.

Significado dos botões

Da mesma forma que os campos, na grande maioria das vezes, os títulos dos botões são suficientes para entender qual operação ele dispara. Quando você estiver em dúvida, posicione o mouse sobre o botão (sem clicar). O sistema irá apresentar uma descrição mais detalhada sobre a operação que será executada quando você clicar nele.

As telas do sistema

As telas do sistema são normalmente compostas por 3 áreas.

A primeira área é chamada de cabeçalho da tela. Ela possui os seguintes elementos:

O logotipo do sistema

No canto superior esquerdo, existe um logotipo que, em muitos casos, é customizado com o logotipo da empresa, ou nome do sistema. Quando o usuário clica neste logotipo, ele é conduzido a uma página de entrada do sistema. Esta página também é customizável, mas normalmente é composta por uma tela que representa um painel central de controle com funções específicas para o usuário.

Os menus

Logo a direita do logotipo, encontra-se a área dos menus do sistema. Esta área é composta por uma sequencia de menus que são apresentados um ao lado do outro. Ao passar o mouse sobre eles, os itens dos menus são apresentados, sendo que um item pode ser um sub-menu, que, por sua vez, irá apresentar uma outra lista de itens.
Para chamar a opção desejada, basta clicar sobre o item desejado.

Caso o usuário deseje abrir a opção em uma nova aba do browser, basta ele manter a tecla CTRL pressionada enquanto clicar na opção do menu.

Os menus podem ser muito diferentes de um usuário para outro. Por dois motivos:

Informações da sessão

No lado direito das área de menus, encontra-se a área da sessão do usuário.
Caso o usuário esteja logado, o sistema apresenta o nome do usuário e um link "Logout" que permite ao usuário encerrar a sua sessão.
Caso o usuário não esteja logado, o sistema apresenta um link "Login" que permite o usuário se autenticar no sistema.

Barra de pesquisa

Logo abaixo da área de sessão, existe um pequeno campo de pesquisa dos dados do sistema. O processo de pesquisa que é realizado através deste campo é totalmente parametrizável e também pode depender dos papéis que cada usuário autenticado no sistema exerce.
Para usar esta consulta, basta informar a(s) palavra(s) desejada(s) e pressionar a tecla ENTER.

O título da interface

Logo abaixo do cabeçalho da tela, existe o título dado para a interface. Exemplo: Cadastro de pedidos.
Logo atrás do título, é informado entre parênteses em qual operação a interface se encontra agora. Cada interface possui várias operações que, em conjunto, estabelecem a interações do usuário com os dados do sistema. As principais operações de uma interface são:
Cada uma dessas operações será devidamente explicada mais adiante neste documento.

Guias de navegação

Algumas interfaces são divididas em blocos e as interações são realizadas nos blocos. Por exemplo: O cadastramento de um pedido é dividido pelo menos em 2 blocos. O primeiro bloco é o de definição básica do pedido (registro mestre) enquanto o segundo bloco é composto pelos itens do pedido (cada pedido pode ter vários itens).

Nestes casos, a interface separa os blocos em guias de navegação. As guias, quando existem, são apresentadas logo abaixo do título e permitem ao usuário navegar entre estes blocos.

Em alguns casos, podemos ter um bloco de detalhe em que cada detalhe tem outros detalhes (interfaces do tipo mestre-detalhe-detalhe). Nestes casos, quando selecionamos um registro do detalhe, uma nova guia é criada abaixo da primeira. Nesta guia de baixo, o primeiro bloco é o registro de detalhe, e a segunda guia é o detalhe dele (detalhe do detalhe).

Blocos da interface

As interfaces do sistema são

Os blocos são sempre compostos por um ou mais registros formados por um conjunto de campos através dos quais o usuário consulta ou abastece as informações no sistema. Os blocos de informação podem ser organizados/apresentados de diversas formas:

Para cada bloco, o sistema disponibiliza ações de interação que permitem, por exemplo, alterar o registro, incluir novos registros, excluir, consultar, etc.
Estas ações são disponibilizadas através de botões logo abaixo do respectivo bloco. Muitas desta ações utilizam teclas de atalho que são apresentadas nos botões.


Rodapé

Na parte inferior da tela, existe uma linha de rodapé com algumas informações úteis para o sistema.

Código da interface

Versão do sistema

Situação do sistema

Notificadores

Data e hora da última execução


Operações dos blocos

Pesquisar

Ver Como utilizar a tela de pesquisa?

Listar

A operação "Listar" apresenta uma lista com todos os registros de atendem aos critérios filtrados na operação "Pesquisar" no formado de uma tabela.
Antes da tabela, o sistema reporta os critérios que foram utilizados para filtrar os registros.
Clicando sobre as coluna, altera a ordem com que os registros são apresentados na tela.
Alguns campos apresentam um ícone especial que permite reorganizar a lista agrupando as informações pelo respectivo campo.
No canto superior direito da tabela, existe um pequeno ícone que permitirá executar algumas operações sobre esta lista:
Ao clicar no no link apresentado na primeira coluna de cada registro, abre a consulta detalhada daquele registro

A lista apresentada é limitada a um determinado número de registros (100 por padrão). Quando o critério de pesquisa informado gerar mais registros do que este limite, o sistema quebra a saída em "páginas". Neste caso, o usuário poderá navegar entre estas páginas clicando nos botões de navegação apresentados junto da tabela.

Ver também:
Como ordenar as listas apresentadas no sistema?

Novo/Criar

A operação "Criar" permite criar um novo registro apresentando um formulário onde o usuário deve informar os dados do mesmo. Basta o usuário preencher as informações e clicar ENTER (ou clicar em "Salvar").
Ao salvar, o sistema critica as informações registradas, podendo recusar a inclusão do registro apresentando uma mensagem de erro dizendo o que está errado e pedindo para o usuário corrigir as informações.
Caso seja salvo com sucesso, o sistema navega para uma nova tela que pode variar de interface para interface:

Consultar

A operação "Consultar" é apresentada quando o usuário clica no link da primeira coluna da lista de registros. Além disso, existem algumas outras situações que navegam para esta tela, por exemplo, algumas interface navegam para a tela de consulta após a inclusão do registro, links de outros formulários, etc.

Alterar

A operação "Alterar" abre um formulário onde o usuário pode alterar as informações de um determinado registro.

Excluir

A operação permite excluir um determinado registro da base de dados. A exclusão de qualquer registro é sempre submetida antes a uma série de verificações para garantir a integridade do sistema. Não será permitida a exclusão de uma informação da qual outras informações são dependentes. Por exemplo: O sistema não permitirá excluir o cadastro de um cliente que já tenha emitido algum pedido. Não será permitido a exclusão de um produto que já tenha movimentando estoque, etc.

Além disso, uma exclusão também pode remover outras informações em cascata. Por exemplo: Ao excluir um pedido, todos os seus itens são excluídos junto.

Planilha

Na operação "Planilha", o sistema gera uma planilha (excel) com os registros que atendem aos critérios filtrados.

Exportar

Permite exportar os dados dos registros que atendem aos critérios filtrados para um arquivo (csv ou outro formato que estiver disponível). Ao dispara esta ação, o sistema pede para o usuário escolher o formato e quais campos ele deseja exportar.

Importar

Permite incluir registros com as informações que estiverem em um arquivo. Ao dispara esta ação, o usuário deverá fazer o upload de um arquivo. Na sequencia, o sistema tentará identificar como o arquivo é organizado e apresentará um formulário para o usuário decidir como proceder, associando as colunas do arquivo com os campos, confirmando o charset, etc.
Ao confirmar a importação, o sistema procederá como se o usuário estivesse informando os campos manualmente na operação de inclusão, registro a registro.

Excluir todos

Operação disponível em muitas interfaces onde o usuário poderá excluir todos os registros que atendem aos critérios de pesquisa informados (e apresentados na lista).
Seria equivalente a entrar registro por registro apresentados na lista de registros e excluir.
Importante: A exclusão é feita em uma transação única, ou seja, somente será feita se TODOS os registros puderem ser excluídos.

Alterar todos

Esta operação permite alterar TODOS os registros que atendem aos critérios de pesquisa informado, alterando um ou mais campos para um valor específico.
Este tipo de operação permitiria, por exemplo, alterar todos os clientes localizados em uma determinada cidade para um vendedor específico.

Operações específicas

Cada interface pode possuir operações que são específicas para o elemento em questão, então é comum termos ações como "Emitir", "Imprimir", "Cancelar", "Reabrir", "Confirmar", "Conferir", "Coletar", etc.

Existem basicamente 3 grandes grupos de operações neste sentido:
A execução de cada uma destas operações pode ou não ser precedida de um formulário de parâmetros necessários para a sua execução. Por exemplo, para cancelar um pedido, pode ser necessário informar o motivo do cancelamento.

Campos

As informações dos registros apresentados são organizadas por campos. Cada campo informa alguma propriedade específica do registro. Estes campos possuem informações de diversos tipos e consequentemente as interações com o usuário pode ser diferente.

Textos simples

Textos longos

Números

Datas

Check-box

Opção (múltipla)

Opção (pop-list)

Opção (radio)

Opção (combo)

Arquivo anexo

Imagem


Outros domínios


Autocomplete

Muitos campos do sistema possuem um facilitador que auxilia na digitação da informação autocompletando-a conforme com o que já foi digitado.



Estas campos são identificados através de um pequeno ícone que é apresentado dentro co campo em seu lado direito.

As opções disponíveis são apresentadas normalmente após o usuário digitar 2 letras, mas isso pode variar de campo para campo de acordo com as regras específicas de cada caso.

Por padrão, o texto é filtrado de forma a apresentar apenas as opções que começarem com as letras já informadas. Caso o usuário deseje pesquisar por algo que esteja informado em qualquer parte do texto, basta inciar a informação com um espaço.

Quando a opção desejada é apresentada, o usuário pode selecioná-la com as setas Up e Down do teclado seguido de um ENTER.

Lista de Valores (LOV)


Validação de referências (lookups)

Quando preenchemos um formulário, frequentemente existem campos que indicam uma referência para um outro elemento. Por exemplo: Ao cadastrar um pedido, o campo "Cliente" faz referência a um registro do cadastro de pessoas. Isso significa que o campo aceitará apenas informar pessoas previamente cadastradas. O sistema faz esta validação assim que o campo é informado e caso o valor informado seja inválido, um pequeno alerta é anexado ao campo.

Em alguns casos, este processo de validação também completa algumas informações extras sobre este elemento referenciado. É comum, por exemplo, que ao informar o código de um cliente, o sistema apresenta o nome completo dele como informação para que o usuário possa se assegurar que está informando o código corretamente.

Corretor automático de referências

Quando a validação de uma referência falha, antes de apresentar a mensagem do erro, o sistema tenta corrigir o problema automaticamente. A correção é realizada através de algumas alternativas muito simples. Segue a sequencia de testes que o sistema executa:

Importante salientar também, que se o campo tem uma função de autocompletar configurada, a sequencia acima se utiliza do critério de pesquisa do autocompletar dando um resultado mais amplo, pois o critério de pesquisa pode utilizar outras informações além do valor a ser preenchido no campo.
Exemplo: Digamos que temos um cadastro de aeroportos e cadastramos o aeroporto de Guarulhos-SP com o código "GRU" e o nome completo com "AEROPORTO INTERNACIONAL DE GUARULHOS". Neste caso, se o usuário teria de informar GRU como código de referência para este aeroporto. Caso o usuário informar apenas GUAR e não exisitir nennhu outro aeroporto contendo GUAR, então o código GRU será automaticamente preenchido.

Teclas de atalho

As teclas de atalho são um meio de acelerar a utilização das interfaces. A maioria dos atalhos disponíveis são apresentados juntos dos títulos dos botões e dos menus. Abaixo segue uma lista dos atalhos mais comuns utilizados no sistema:




Ver também: