Controle de estoque

Índice

Custos dos produtos por estabelecimento

ESTOQUE.CON_CUSTOS_PRODUTOS

Descrição

Consulta de custos dos produtos com visão do custo geral e único por estabelecimento, consolidando e considerando todos os tipos de estoques no custo dos produtos (não individualizados por tipo de estoque).

Para seu uso é obrigatório que a preferência ESTOQUE.MOVIMENTOS_ESTOQUES.ESCOPO_CUSTO esteja com valor "G".

Atenção
Para realizar a consulta com o estoque e seus custos em uma data específica (p.ex: último dia do mês anterior) deve ser utilizada a Saldos diários de estoques.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Produtos:

Campos:

Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Identificação ou código do produto.
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Texto livre com uma descrição complementar detalhada do produto. Esta descrição pode acrescentar característcas diversas como peso, dimensões, composição, aplicação, etc.
Indica o fabricante do produto.
Nome completo (razão social) do fabricante do produto.
Nome da marca.
Ex:
  • COCA-COLA
  • PEPSI
  • FRUKI
Código de referência do produto usado pelo fabricante.
Unidade de medida utilizada para controlar o estoque do produto.
Situação atual do produto.
  • Aprovado - O produto tem uma data de aprovação registrada e pode ser usado nos processos que exigem produtos aprovados.
  • Baixado - Foi informada a data de baixa do produto, tornando o produto inativo.
  • Cancelado - Foi informada a data de cancelamento do produto, tornando o produto inativo. Por padrão, produtos cancelados não são apresentados nas pesquisas de produtos no sistema. Serão mantidos todos os registros do produto cancelado para efeito de consultas de operações realizadas com o produto enquanto este esteve ativo. Quando um produto é cancelado, qualquer preço vinculado a ele é automaticamente inativado!
  • Pendente - O produto foi registrado mas não existe um aprovação formalizada.
Nome dado para identificar o tipo de produto.
Classificação/curva ABC dada para informar a importância do produto no cenário de vendas.
Apresenta a classificação informada no cadastro por estabelecimento, caso não tenha informado apresenta a classificação genérica do produto.
Tipo do item que define a destinação do produto conforme EFD.
O tipo de item poderá variar de acordo com o estabelecimento: ver Produtos dos estabelecimentos.
  • Mercadoria para revenda - Produto adquirido para comercialização
  • Matéria-prima - A mercadoria que componha, física e/ou quimicamente, um produto em processo ou produto acabado e que não seja oriunda do processo produtivo. A mercadoria recebida para industrialização é classificada como Tipo 01, pois não decorre do processo produtivo, mesmo que no processo de produção se produza mercadoria similar classificada como Tipo 03
  • Embalagem
  • Produto em processo - O produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo; e, preponderantemente, consumido no processo produtivo. Dentre os produtos em processo está incluído o produto resultante caracterizado como retorno de produção. Um produto em processo é caracterizado como retorno de produção quando é resultante de uma fase de produção e é destinado, rotineira e exclusivamente, a uma fase de produção anterior à qual o mesmo foi gerado. No “retorno de produção”, o produto retorna (é consumido) a uma fase de produção anterior à qual ele foi gerado. Isso é uma excepcionalidade, pois o normal é o produto em processo ser consumido em uma fase de produção posterior à qual ele foi gerado, e acontece, portanto, em poucos processos produtivos
  • Produto acabado - O produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo; produto final resultante do objeto da atividade econômica do contribuinte; e pronto para ser comercializado
  • Subproduto - O produto que possua as seguintes características, cumulativamente: oriundo do processo produtivo e não é objeto da produção principal do estabelecimento; tem aproveitamento econômico; não se enquadre no conceito de produto em processo (Tipo 03) ou de produto acabado (Tipo 04)
  • Produto intermediário - Aquele que, embora não se integrando ao novo produto, for consumido no processo de industrialização
  • Material de uso e consumo
  • Ativo imobilizado
  • Serviços
  • Outros insumos
  • Outros (kit) - Outros produtos (kit) que não devem ser registrados nos documentos fiscais, sendo permitido somente em documentos internos.
  • Outros
Código de identificação da classificação fiscal do produto. Este código é formado pelo código de NCM do produto concatenado com a código da exceção se houver.
Ex:
  • 84139190
  • 84139190-01
  • 70091000
Indica se o registro está atualizado ou não.
Sempre que os custos dos movimentos são processados, este atributo é alterado para "S".
Quando o custo não estiver sendo atualizado online, sempre que um movimento for registrado, então este registro é alterado para "N".
Esta data é utilizada para identificar a data a partir da qual deverão ser reprocessados os movimentos para atualizar o custo quando o cálculo do custo dos produtos não é on-line.
Neste caso, quaisquer movimentos inseridos, alterados ou excluídos que tiverem uma data inferior a esta data registrada atualizarão este atributo. Posteriormente, o processamento do custo atualizará esta data com a data do último movimento.
Data do último movimento do produto no estoque.
Quantidade do estoque movimentada.
Quantidade que ficou em estoque no estabelecimento, logo após a movimentação.
Esta quantidade é calculada pela quantidade acumulada do movimento anterior somado ou subtraído da quantidade deste movimento, independente do tipo de estoque.
Custo fiscal médio para este produto após a realização deste movimento calculado pelo custo fiscal acumulado dividido pelo saldo do estoque no movimento.
Caso o saldo do estoque no movimento seja zero será mantido o custo fiscal médio do movimento anterior a este movimento.
Custo fiscal acumulado para este estoque logo após este movimento (custo fiscal total anterior + custo fiscal total do movimento).
Custo financeiro médio para este produto após a realização deste movimento calculado pelo custo financeiro acumulado dividido pelo saldo do estoque no movimento.
Caso o saldo do estoque no movimento seja zero será mantido o custo financeiro médio do movimento anterior a este movimento.
Custo financeiro acumulado para este estoque logo após este movimento (custo financeiro total anterior + custo financeiro total do movimento).
Data do movimento do produto no estoque.
Quantidade do estoque movimentada.
Custo fiscal total que este movimento agregou ou retirou no estoque.
Este valor é calculado de acordo com o que estiver definido no atributo Cálculo do custo no respectivo tipo de movimentação de estoque.
Custo fiscal unitário da última aquisição, calculado pelo custo fiscal da última aquisição pela quantidade adquirida.
Custo financeiro total que este movimento agregou ou retirou do valor financeiro do estoque.
Este valor é calculado de acordo com o que estiver definido no atributo Cálculo do custo no respectivo tipo de movimentação de estoque.
Custo financeiro unitário da última aquisição calculado pelo custo financeiro total dividido pela quantidade adquirida.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Número do documento. Pode ser digitado (informado) pelo usuário ou estabelecido automaticamente pelo sistema.
Sequência dos itens do documento. Deve ser iniciado em 1.
Data de emissão do documento. No caso de documentos de saída deve ser preenchido somente quando for impresso o documento ou no momento da saída do documento ou mercadoria do estabelecimento do emitente.
Data de entrega (operação saída) ou entrada no estoque (operação entrada).
  • Saída: Data em que a mercadoria foi entregue ao destinatário do documento fiscal.
  • Entrada: Data em que a mercadoria entrou no estoque. Será utilizada para o movimento do estoque e fiscal.
Localizações (endereços) do produto nos estoques do estabelecimento padrão da sessão do usuário.
Total de estoque do produto no estabelecimento selecionado

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Atualizar

Atualiza o custo do produto reprocessando os movimentos a partir da data em que não está atualizado.
Topo

Atualizar itens

Atualizar os itens que estão sendo apresentados na lista.
Topo

Exportar

Funcionalidade que permite exportar os dados de um bloco.
Comportamento:Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Comportamento:

Configurações

ESTOQUE.CON_CUSTOS_PRODUTOS.ATUALIZAR_TODOS_MOVIMENTOS

Atualizar os custos dos produtos

Indica o contexto de reprocessando dos custos dos movimentos de estoque:

  • Marcado: Todos os movimentos de estoque serão reprocessados para atualização dos custos.
  • Desmarcado: Somente serão atualizados os movimentos com data igual ou superior a data de última atualização registrada.
Atenção
A opção "marcada" (valor = S) pode implicar em extrema lentidão do processo de atualização dos custos, pois dependerá da quantidade de movimentos dos produtos e recursos de processamento do servidor onde a atualização será executada.

Tipo: FLAG

Valor padrão: N

Regras

Apresentar preço sugerido para o produto

Apresentar uma sugestão de preço para o produto, quando informado uma lista de preços na tela de pesquisa
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Exportar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha eletrônica"

Ordenar preços

Ordenar os preços
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de ler formulário "Listar"

Validar escopo do custo

Permite a utilização da interface conforme o que está definido na preferência ESTOQUE.MOVIMENTOS_ESTOQUES.ESCOPO_CUSTO.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"