Controle de estoque

Índice

Tipos de estoques

ESTOQUE.CAD_TIPOEST

Descrição

Manutenção dos tipos de estoque.

Campos:

Nome dado para o tipo de estoque.
Ex:
  • Estoque
  • Matéria-prima
  • Revenda
  • Em terceiros
  • De terceiros
  • Consumo
  • Ativo imobilizado
  • Ferramentas
  • Consignação de terceiros
  • Consignação em terceiros
  • Feiras
  • Para garantia
  • Em garantia
Descrição do tipo de estoque.
Define se este tipo de estoque deve ser apresentado nos relatórios com informações dos estoques.
Define se o estoque deste tipo está disponível para venda. Quando marcado, a quantidade em estoque será incluída no somatório de produtos disponíveis para venda.
Indicador de propriedade/posse do estoque.
  • Propriedade do estabelecimento e em seu poder - Os produtos pertencem ao estabelecimento e estão em seu poder (armazenamento nas instalações da empresa).
    Neste caso o estabelecimento é o proprietário e detentor.
  • Propriedade do estabelecimento e em poder de terceiros - Os produtos pertencem ao estabelecimento, mas estão em poder de terceiros (armazenamento nas instalações de outras empresas, tais como, p.ex.: operadores logísticos, fabricantes em caso de garantias, etc.).
    Neste caso o estabelecimento é o proprietário.
  • Propriedade de terceiros e em poder do estabelecimento - Os produtos pertencem a terceiros e estão em poder do estabelecimento (armazenamento nas instalações da empresa).
    Neste caso o estabelecimento detentor.
  • Propriedade de terceiros e em poder de terceiros - Os produtos pertencem a terceiros e estão em poder de um terceiro (beneficiamento de produtos para atelier).
    Neste caso o estabelecimento não é o proprietário, ou detentor.
    Este registro não existe no SPED, para geração dos livros é considerado como "2", onde o detentor é o estabelecimento.
Estoque deve ser informado no registro de inventário do SPED.
Número utilizado para definir a ordem com que os tipos de estoque deverão ser apresentados em algumas telas. Números menores são apresentados antes dos tipos com números maiores. Tipos com o mesmo número são "desempatados" pelo seu nome.
Indica se o tipo de estoque está ou não ativo para novas operações.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
EstoquePropriedade do estabelecimento e em seu poderNãoNão
Matéria-primaPropriedade do estabelecimento e em poder de terceirosSimSim
RevendaPropriedade de terceiros e em poder do estabelecimentoNãoNão
Em terceirosPropriedade de terceiros e em poder de terceirosSimSim
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].