Controle de estoque

Índice

Movimentos de estoques

ESTOQUE.CAD_MOES

Descrição

Manutenção de movimentos de estoque.

Campos:

Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Texto livre para informar o modelo do produto.
Nome da marca.
Ex:
  • COCA-COLA
  • PEPSI
  • FRUKI
Código de referência do produto usado pelo fabricante.
Nome dado para identificar o tipo de produto.
Nome dado para identificar o tipo de produto.
Pessoa/empresa que detém a posse do produto.

O estabelecimento deve ser o detentor quando definido no tipo de estoque para as propriedades igual a "Propriedade do estabelecimento e em seu poder" ou "Propriedade de terceiros e em posse do estabelecimento"

Quando o proprietário é o estabelecimento e o detentor é uma outra empresa, significa que se trata de um estoque do estabelecimento em poder de terceiros.

Quando o detentor é o estabelecimento e o proprietário é uma empresa, significa que se trata de um estoque de terceiros em poder do estabelecimento.
Nome completo do detentor da mercadoria
Identifica o proprietário do estoque de produtos.
O estabelecimento deve ser o proprietário quando definido no tipo de estoque para as propriedades igual a "Propriedade do estabelecimento e em seu poder" ou "Propriedade do estabelecimento e em posse de terceiros"
Nome completo do proprietário
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Fornecedor do produto
Nome dado para o tipo de estoque.
Ex:
  • Estoque
  • Matéria-prima
  • Revenda
  • Em terceiros
  • De terceiros
  • Consumo
  • Ativo imobilizado
  • Ferramentas
  • Consignação de terceiros
  • Consignação em terceiros
  • Feiras
  • Para garantia
  • Em garantia
Número de série do equipamento.
Utilizado apenas quando o tipo de produto estiver configurado para uso das unidades de produto.
Data do movimento do produto no estoque.
Nome dado para identificar o tipo de movimentação de estoque.
Quantidade do estoque movimentada.
Representação abreviada da unidade de medida. P. ex.: kg = quilograma, cx = caixa, m² = metro quadrado.
Valor unitário do item.
Valor contábil
Representa o valor total para item considerando:
+ Valor de  mercadorias/serviços
- desconto
+ frete
+ despesas
+ ipi
+ impostos
Observação sobre a movimentação do estoque.
Este atributo pode ser utilizado para descrever transações avulsas de movimentação do produto no estoque.
Nome da espécie de documento que gerou o movimento de estoque.
Número do documento. Pode ser digitado (informado) pelo usuário ou estabelecido automaticamente pelo sistema.
Nome dado para identificar a natureza de operação. Normalmente possui a descrição da CFOP com informações complementares que auxiliem os usuários na escolha correta da natureza a ser utilizada em cada situação.
Ex:
  • REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)
  • REVENDA A VISTA COM COMISSÃO
  • REVENDA A PRAZO
  • TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOS
  • REMESSA PARA CONSIGNAÇÃO
  • RETORNO DE CONSIGNAÇÃO
  • REMESSA PARA CONSERTO
Domínio que permite que o usuário escolha 1 valor de uma lista relativamente reduzida de valores previamente fixados.

Propriedades (format)

add-null-option

Indica se deve ser adicionada uma opção nula mesmo para campos obrigatórios.
Por padrão, um campo obrigatório não vem com a opção nula (um valor é automaticamente selecionado).
Valores possíveis:
add-null-option:yes
add-null-option:no
  • Manutenção - Permite realizar modificações no documento.
  • Pendente - Não permite realizar modificações no documento.
    Documento pronto para ser emitido.
    Número do documento não é obrigatório.
  • Aprovado - Documento aprovado pelo SEFAZ e é permitido a impressão da DANFE
  • Cancelado - Documento cancelado e não é permito realizar modificações no documento.
  • Denegado - Documento denegado pela SEFAZ ocasionado normalmente nas por irregularidade cadastral ou fiscal ou do emitente ou do destinatário do documento.
    O número de um documento denegado não poderá mais ser utilizado em outro documento e o documento denegado não poderá ser excluído do sistema ou sua situação alterada (p.ex.: para manutenção, cancelado ou inutilizado).
    Um documento denegado não possui valor fiscal ou comercial (não movimentará os estoques e os títulos financeiros do contas a receber ou pagar deverão estar cancelados, pois o documento é irregular).
  • Rejeitado - Documento rejeitado pela SEFAZ.
  • Em lote - Documento foi incluido em um lote para processamento com a SEFAZ.
  • Inutilizado - Documento foi inutilizado na Sefaz.
  • Emitido - Não permite realizar modificações no documento.
    Número do documento é obrigatório.
  • Entregue - Não permite realizar modificações no documento.
  • Retornado integralmente - Documento de saída foi retornado integralmente (devolução total dos produtos pelo destinatário).
Link para acessar o documento.
Quantidade movimentada no estoque
Tags de produtos

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Relatório PDF

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
MATRIZCOCA-COLAEstoqueREVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)Manutenção
FILIAL 1PEPSIMatéria-primaREVENDA A VISTA COM COMISSÃOPendente
FILIAL 2FRUKIRevendaREVENDA A PRAZOAprovado
CD-RSCOCA-COLAEm terceirosTRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOSCancelado
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].

Regras

Ajustar query operators

Ajusta os query operators do campo "Fornecedor".
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Pesquisar"

Apresentar mais informações sobre o movimento do estoque

Apresentar mais informações sobre o movimento do estoque, como por exemplo:
  • Informações sobre o documento de entrada ou saída
  • Cliente ou fornecedor envolvidos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de apresentar formulário "Consultar"

Filtrar estabelecimentos do usuario

Deve apresentar somente os estabelecimentos que usuário tem direitos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Filtrar fornecedores

Realiza o filtro de pesquisa utilizando o fornecedor.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Filtrar informações de tag de produto

Realizar o filtro de pesquisa utilizando a tag do produto.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"