Empresas e estabelecimentos

Índice

Estabelecimentos

EMPEST.CAD_ESTABELECIMENTOS

Descrição

Configuração de estabelecimentos (matriz e filiais).

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Usuários do estabelecimento:

Campos:

Nome (ou código) para identificação do estabelecimento. Este atributo é importante para separar as informações de diferentes estabelecimentos que estão sendo utilizados pelo sistema. Como muitas telas do sistema precisam apresentar este atributo, sugere-se utilizar um nome curto ou sigla. Por exemplo: Ao invés de utilizar "FILIAL SÃO LEOPOLDO", sugere-se apenas "FILIAL SL" ou até "FSL". Ao invés de usar "CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO REGIÃO NORDESTE", use apenas "CD-NE".
Algumas empresas preferem estabelecer um código para cada estabelecimento. Em casos de empresas/filiais, sugere-se o número de filial constante no CNPJ, ou seja, 001 para a matriz, 002 para a primeira filial, etc.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Pessoa que identifica o estabelecimento da empresa. As informações cadastrais do estabelecimento, tais como os documentos (CNPJ, Inscrição Estadual, Inscrição Municipal) e endereços, serão obtidos do cadastro da pessoa que representa o estabelecimento.
Atenção
Caso seja um estabelecimento novo deve ser efetuado o cadastro de uma nova pessoa (Pessoas) e NÃO DEVE ser informada uma pessoa já cadastrada que não seja realmente a pessoa do estabelecimento (p.ex.: pessoa com CNPJ diferente do CNPJ do novo estabelecimento), pois não será possível alterar a pessoa no cadastro do estabelecimento.

Nome da moeda no singular. Necessário para transcrever adequadamente um valor em extenso.
Espécie de documento padrão para o estabelecimento. Essa será a primeira opção apresentada nas telas de emissão de documentos, tais como "Emissão de documentos a partir de pedidos".
Nome dado para o grupo de usuários.
Nome dado para identificar a lista de preços ou coleção.
Ex:
  • PADRÃO
  • PROMOCIONAL
  • INVERNO 2017/2018
  • CLIENTE X
  • FORNECEDOR Y
Código de Regime Tributário do estabelecimento.
  • Simples Nacional - Regime tributário facilitado e simplificado para micro e pequenas empresas, que permite o recolhimento de todos os tributos federais, estaduais e municipais em uma única guia. A alíquota é diferenciada conforme o faturamento, separado em faixas até a receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões (R$ 4,8 milhões em 2018).
  • Simples Nacional - Excesso de sublimite de receita bruta - Empresas optantes pelo Simples Nacional que excederem aos sublimites adotados pelos Estados e pelo Distrito Federal. Estes sublimites são dependentes da participação do Estado ou Distrito Federal no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

    O sublimite de receita bruta aplica-se somente ao recolhimento do ICMS e do ISS, não interferindo no recolhimento dos demais tributos, que continuam limitados ao teto de R$ 3,6 milhões a partir de 2012 (R$ 4,8 milhões em 2018).
  • Regime Normal - Lucro presumido - A tributação é baseada em uma margem de lucro estipulada, diferente do Lucro Real em que os impostos são calculados com base no faturamento total da empresa.
  • Regime Normal - Lucro real trimestral - A tributação é calculada com base no lucro líquido apurado trimestralmente.
  • Regime Normal - Lucro real anual - A tributação é calculada com base no lucro líquido apurado anualmente.
Regime especial tributário
  • Microempresa Municipal
  • Estimativa
  • Sociedade de profissionais
  • Cooperativa
  • MEI - Simples Nacional (Microempresa)
  • ME EPP - Simples Nacional (Empresa de Pequeno Porte)
Define se o estabelecimento é uma indústria ou outro tipo de empresa que é equiparada à indústria.
Código de identificação para a classificação de contribuinte.
Descrição para a classificação do contribuinte.
Define se deve apresentado o campo de plano de pagamento nos pedidos/documentos.
LOP padrão para títulos a receber emitidos pelo estabelecimento.
Será utilizado como padrão para geração dos financeiros dos documentos e/ou pedidos quando não houverem definições de LOP específicas nas operações que gerarão os títulos a receber. P.ex. LOP informado na parcela do plano de pagamento, LOP informado no plano de pagamento, LOP informado no documento, LOP informado no pedido, LOP padrão informado no cadastro do cliente.
LOP padrão para o estabelecimento nas operações de entrada. Será utilizado como padrão para cadastro dos financeiros dos documentos e/ou pedidos de entrada.
Caso não informado, será utilizado o LOP padrão para o estabelecimento.
LOPs
Define se o estabelecimento permite, ou não, movimentar produtos que estejam com o estoque negativo (estoque menor que 0 (zero)).
Define se os custos fiscais e financeiro (de aquisição) dos produtos devem ser atualizados automaticamente, ou não, no momento em que um movimento de estoque for realizado.
Valor percentual de despesas variáveis do estabelecimento, para permitir o calculo do % MC.
Percentual para o IR/CSLL para formação de preços de venda.
Percentual máximo permitido para desconto em pedidos. Quando for informado um desconto maior no pedido, o sistema irá exigir que um usuário que tenha a função ERP.PRECO_ABAIXO_MINIMO autorize o pedido.
Valor mínimo: 0,00%
Valor máximo: 100,00%
Percentual de ICMS a ser destacado nos dados adicionais dos documentos fiscais, juntamente com o valor da base de cálculo do imposto, emitidos a partir de 01/01/2009 por empresas optantes do regime tributário Simples Nacional.
Não deve ser impresso o texto de destaque do imposto no documento fiscal caso o valor da base de cálculo do documento seja R$ 0,00 (zero).
A alíquota de ICMS pode variar mensalmente conforme tabela estabelecida pelo governo a partir dos patamares de faturamento acumulado da empresa no ano fiscal.
A revisão da alíquota deve ser efetuada no dia primeiro de cada mês, antes da emissão do primeiro documento fiscal, pois o destaque do imposto será realizado a partir da alíquota registrada no momento da emissão dos documentos.
Data de bloqueio para realizar movimentações na contabilidade. Não são permitidos realizar movimentações anteriores e inclusive esta.
Data de bloqueio para realizar movimentações no contas à pagar. Não são permitidos realizar movimentações anteriores e inclusive esta.
Data de bloqueio para realizar movimentações no contas à receber. Não são permitidos realizar movimentações anteriores e inclusive esta.
Data de bloqueio para realizar movimentações nos documentos de entrada. Não são permitidos realizar movimentações anteriores e inclusive esta.
Data de bloqueio para realizar movimentações nos documento de saída. Não são permitidos realizar movimentações anteriores e inclusive esta.
Informações legais, fiscais ou informativas utilizadas em documentos fiscais.

Por padrão são aceitos as macro substituições:
MacroDescrição
:PERCENTUAL:Alíquota do tributo aplicado
:VALOR:Valor do tributo aplicado
Ex:
  • RETENÇÃO PREVIDENCIARIA DE :ALIQUOTA:% NO VALOR DE R$ :VALOR:
  • ISSQN ISENTO REFERENTE A LEI MUNICIPAL 5.600/11 CANOAS
  • ICMS Subst Trib Conf Livro 3 Apêndice 2, Seção 3, Item 14,Decreto 37.699/97
Arquivo de imagem do logotipo do estabelecimento que será utilizado em relatórios emitidos pelo sistema.
O nome do arquivo não deve, preferencialmente, conter caracteres especiais como espaços em branco, caracteres acentuados ou caracteres especiais (p.ex. &, !, #, *, etc).
Logotipo a ser utilizado nas interfaces do sistema. Por padrão, deve ser um arquivo PNG, GIF ou JPG com 90x40 pixels.
Arquivo de chave pública para uso em conexões seguras. Campo substitui o atributo "CAMINHO_CHAVE_PUBLICA".
Caminho para arquivo com a chave publica.
Caminho para a chave de segurança para a emissão da chave eletrônica
Chave para abertura do arquivo de segurança
Certificado a ser utilizado pelo sistema para autenticação da comunicação com a SEFAZ
Ex:
  • PRD_2013
  • EMPRESA_2012
  • CERTIFICADOANUAL
Local onde serão gravados os arquivos individuais das NFE que foram enviados para SEFAZ
Pasta onde serão salvos os documentos DANFE
Responsável pela manutenção/administração do estabelecimento.
Pessoa que representa a empresa diante os órgãos do Fisco.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Local onde serão gravados os arquivos de lote enviados para validação com a SEFAZ
Número de dias de validade para os orçamentos gerados por este estabelecimento.
Código numérico para o estabelecimento.
Define se valores informados diretamente no pedido, como p.ex.: encargos financeiros, descontos e outros valores, devem ser embutidos diretamente no valor dos itens do pedido, ocultando estes valores do cabeçalho na impressão do pedido.
Os valores informados no pedido são distribuídos e rateados entre os itens do pedido.
Indica se o estabelecimento participa do programa da Nota Fiscal Gaúcha.
Entre as regras do programa a serem seguidas pelos estabelecimentos cadastrados estão:
a) Perguntar ao cliente se ele deseja incluir o CPF na nota fiscal (PDV);
b) Enviar eletronicamente os dados destas compras para a Sefaz.
Permite definir se deve validar ou não a finalidade da mercadoria dos pedidos no documentos.
Se marcado não permite incluir itens com finalidades diferentes, p.ex.: consumo e revenda.
Por padrão irá validar.
Define se a empresa é uma incentivadora cultural.
Data de fechamento para o caixa
Nome dado para identificar uma conta de e-mail.
Define se a contabilidade fiscal e tributário deve ser executada on-line (no momento da execução das operações, p.ex.: emissão de uma NFE), ou não.
Define quais operações devem ser contabilizadas por padrão conforme o estabelecimento. Por padrão esta definição informa no documento ou título se a contabilização deve ser realizada automaticamente ou manualmente.
  • Documentos de saída - Documentos emitidos pelo estabelecimento
  • Documentos de entrada - Documentos recebidos pelo estabelecimento
  • Contas a receber - Contas a receber emitidos pelo estabelecimento
  • Contas a pagar - Contas a pagar emitidos pelo estabelecimento
  • Lançamentos - Lançamentos efetuados na conta corrente que não tem origem em um contas a receber ou pagar
Plano de contas a ser utilizado para Contabilidade utilizada pelo estabelecimento.
Identifica a qual plano de contas gerencial o estabelecimento irá utilizar nos lançamentos contábeis gerenciais.
Atenção
Estrutura de gestão gerencial em formato contábil (créditos e débitos) está em desuso e somente é mantida para atendimento de legados.
Plano de contas gerencial a ser utilizado pelo estabelecimento.
Plano de contas padrão para utilização em projetos. O mesmo será indicado por padrão para novos projetos.
Centro de Custos/Apropriações padrão para os movimentos financeiros do estabelecimento.
Será utilizado nos títulos quando não for informado um Centro de Custos específicos nas operações financeiras.

Ex:
  • ESTOQUE
  • PRODUÇÃO
  • ADMINISTRATIVO
  • VENDAS
Centros de Custos vinculados ao estabelecimento.
Nome da agenda (único no sistema). Pode ser o nome de uma pessoa, nome de um projeto, de uma equipe, etc.
Determina que o estabelecimento selecionado é o Matriz dentro da empresa.

a) a sede da pessoa jurídica é o lugar escolhido pelos seus controladores no qual pode ser demandada para o cumprimento de suas obrigações;
Código indicador da incidência tributária no período
  • Escrituração de operações com incidência exclusivamente no regime não-cumulativo
  • Escrituração de operações com incidência exclusivamente no regime cumulativo
  • Escrituração de operações com incidência nos regimes não-cumulativo e cumulativo
Código indicador de método de apropriação de créditos comuns, no caso de incidência no regime não-cumulativo
  • Método de Apropriação Direta
  • Método de Rateio Proporcional (Receita Bruta)
Código indicador do Tipo de Contribuição Apurada no Período
  • Apuração da Contribuição Exclusivamente a Alíquota Básica
  • Apuração da Contribuição a Alíquotas Específicas (Diferenciadas e/ou por Unidade de Medida de Produto)
Indicador da apuração das contribuições (débitos) e créditos de PIS/COFINS na escrituração das operações por NF-e, NFC-e e ECF no período e geração do arquivo SPED Contribuições.
  • 1 - Consolidado - Apuração do SPED Contribuições consolidando e totalizando as operações por documentos NF-e (C180 e C190) e por ECF (cupom fiscal) (C490).
  • 2 - Individualizado - Apuração do SPED Contribuições com informações individualizadas dos itens de NF-e (C100 e C170) e de ECF (cupom fiscal) (C400).
Código indicador do critério de escrituração e apuração adotado, no caso de incidência exclusivamente no regime cumulativo (COD_INC_TRIB = 2), pela pessoa jurídica submetida ao regime de tributação com base no lucro presumido.
Caso não informado é utilizado o valor "9".
  • Regime de Caixa - Escrituração consolidada (Registro F500)
  • Regime de Competência - Escrituração consolidada (Registro F550)
  • Regime de Competência - Escrituração detalhada, com base nos registros dos Blocos “A”, “C”, “D” e “F”.
Tipos de pedidos que o estabelecimento utiliza.
O CSC - Código de Segurança do Contribuinte é um código de segurança alfanumérico de conhecimento apenas da secretaria da fazenda da UF e do contribuinte (sócio).
É utilizado para gerar o código bidimensional, denominado "QR Code" da NFC-e.
Este código deve ser solicitado ao contador da empresa antes da emissão da primeira NFC-e.

Deve ser digitado o código exatamente igual ao gerado pela SEFAZ, com traços. Lembrando que deve ser informado no inicio do código a sequencia dele. Abaixo um exemplo:
Exemplo sequencia 1: 000001XXXXXXXX-XXXX-XXXX-XXXX-XXXXXXXXXXXX
Exemplo sequencia 2: 000002YYYYYYYY-YYYY-YYYY-YYYY-YYYYYYYYYYYY
Token para utilização dos webservices do IBPT.
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Horário de funcionamento do estabelecimento.
Ex:
  • PADRÃO
  • PRODUÇÃO
  • ADMINISTRATIVO
Define se o estabelecimento está bloqueado, ou não. Não é permitida a realização de operações de movimentação ou transações (financeiras, emissão e cadastro de documentos, etc.) nos estabelecimentos bloqueados, mas é permitida a consulta às suas informações já registradas.

Operações

Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZPADRÃOSimples NacionalNãoDocumentos de saídaNãoNão
FILIAL 1PROMOCIONALSimples Nacional - Excesso de sublimite de receita brutaSimDocumentos de entradaSimSim
FILIAL 2INVERNO 2017/2018Regime Normal - Lucro presumidoNãoContas a receberNãoNão
CD-RSCLIENTE XRegime Normal - Lucro real trimestralSimContas a pagarSimSim
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
MATRIZ
PADRÃO
Simples Nacional
Microempresa Municipal
Não
Não
Não
Não
RETENÇÃO PREVIDENCIARIA DE :ALIQUOTA:% NO VALOR DE R$ :VALOR:
PRD_2013
Não
Não
Não
Não
Não
Documentos de saída
ESTOQUE
Estoque
Não
Escrituração de operações com incidência exclusivamente no regime não-cumulativo
Método de Apropriação Direta
Apuração da Contribuição Exclusivamente a Alíquota Básica
1 - Consolidado
Regime de Caixa - Escrituração consolidada (Registro F500)
PADRÃO
Não
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Estoque
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Estoque
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:

Dúvidas frequentes

  • Como configurar o logotipo do(s) estabelecimento(s) para os relatórios PDF?
  • Como informar um texto legal para apresentação no quadro de dados adicionais dos documentos fiscais?
  • Regras

    Popular centros de custo

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Popular tipos de pedidos

    Prepara a lista de tipos de pedidos utilizados pelo estabelecimento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Salvar centros de custo

    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Salvar tipos de pedidos

    Salva os tipos de pedidos que foram selecionados para o estabelecimento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Setar largura e altura logotipo

    Seta largura e altura para o atributo Logotipo na tela de visualização
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Veja também