Empresas e estabelecimentos

Índice

Caixas dos estabelecimentos

EMPEST.CAD_CAIXA_ESTABELECIMENTO

Campos:

Nome dado para identificar a conta-corrente (caixa).

As opções de conta-corrente oferecidas dependem dos acessos que o usuário tem às mesmas. Por padrão, o usuário terá acesso apenas às seguintes opções:
  • Contas-correntes que não tem restrição de usuários e que são de um dos estabelecimentos ativos que o usuário tem acesso.
  • Contas-correntes para as quais foi configurado que o usuário tem acesso do tipo "Administrar", "Lançar" ou "Consultar".
Domínio primitivo para representar/implementar atributos do tipo texto.

Propriedades (format)


text-transform

  • uppercase: Transforma o texto para letras maiusculas
  • lowercase: Transforma o texto para letras minúsculas
  • capitalize: Primeiras letras em maiúscula
  • ascii7: Ajusta acentos, cedilhas e outros caracteres especiais para caracteres básicos
  • trim: Remove espaços extras no início e no fim do texto.

ellipsis-in

Indica que deve apresentar apenas "N" primeiros caracteres. Se existir um quarto caractere, será apresentado "..." e se o usuário passar o mouse sobre o campo, o valor completo será apresentado

ellipsis-at

Indica que deve apresentar todos os caracteres até o caractere incluído como parâmetro. Se o caractere informado não for encontrado, então mostra todo o conteúdo. Se ocorrer algum caractere depois, será apresentado "..." e se o usuário passar o mouse sobre o campo, o valor completo será apresentado.

OBS: Se ambas propriedades forem utilizadas ao mesmo tempo, apresenta até o caractere "X" limitando a "N" caracteres.

validações

  • accept-digit:S/N = define se aceita ou não digitos
  • accept-alpha:S/N = define se aceita caracteres alfabeticos
  • accept-special:S/N = define se aceita caracteres especiais
  • min-length: = define a quantidade minima de caracteres
  • max-length: = define a quantidade maxima de caracteres
Nome do estabelecimento. As opções vem automaticamente populadas com os estabelecimentos que o usuário tem acesso.
No caso do campo não conter um valor padrão, o domínio assume o estabelecimento padrão do usuário.
Data planejada ou realizada para o lançamento
Histórico que classifica e descreve o lançamento.
Código ou identificação do histórico.
Descrição dada para o lançamento.
Data do movimento de débito ou crédito efetivo na conta corrente.

Se o movimento tem LANCAMENTO_ID nos movimentos financeitos e DATA_MOVIMENTO for alterado e estiver diferente da DATA_REALIZADA do respectivo lançamento a DATA_REALIZADA deste lançamento será atualizada pela DATA_MOVIMENTO.
Data planejada para realização do movimento de débito ou crédito na conta corrente.
Informa a situação que se encontra este lançamento.
  • A pagar - O lançamento é um débito planejado.
  • A receber - O lançamento é um crédito planejado.
  • Pago - O lançamento é um débito já efetuado.
  • Recebido - O lançamento é um crédito recebido.
Informa o número do documento que foi utilizado para registrar o lançamento.
Data em que o lançamento foi registrado/incluído no sistema.
Valor planejado para o lançamento. Utilizado para representar lançamentos previstos para análises de fluxo de caixa.
Valor que foi efetivamente realizado. Este valor é expresso na moeda da conta-corrente. Quando o valor for originado em moeda diferente, o valor de origem, moeda de origem e as taxas de cambio deverão ser informadas.
Texto opcional para acrescentar observações ao lançamento.
DEPRECIADO!!! - EstE atributo não é mais utilizado.
Informa qual o tipo de documento usado para o lançamento.
  • Boleto
  • Cheque
  • Espécie
  • Vale
Valor padrão: V

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.

Configurações

EMPEST.CAD_CAIXA_ESTABELECIMENTO.USE_JS_DOMAIN

Valor padrão: S

Regras

Ajuste do label de pessoa

Label da pessoa será Recebimento de ou Pagamento para dependendo de ser crédito ou débito.

Filtrar pesquisa

Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Label da número de repetição depende do tipo

Label da número de repetição depende do tipo e será vazio, Meses ou Semanas.

Registro do estabelecimento

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

inicializa estabelecimento

Inicializa campo opção com lista de estabelecimentos cadastrados
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"