Documentos de entrada e saída > Documentos fiscais > Documentos de entradas de terceiros

ICMS-ST avulso recolhido em guia específica

DOENSA.RQ-093

Descrição

No caso de recolhimento avulso de ICMS-ST na operações de entrada o mesmo deve ser informado individualmente nos itens do documento.

O valor do ICMS-ST avulso será agregado aos custos fiscal e de aquisição das mercadorias.

O valor de ICMS-ST avulso é acrescentado ao valor total do documento, pois considera-se que o valor recolhido refere-se a aquisição das mercadorias do documento.

Recomenda-se que o valor da guia seja registrado como título a pagar vinculado ao documento (guia "Financeiro" do cadastro de Documentos de entrada de terceiros).
Caso não seja informado um título específico para a guia de recolhimento o valor total do documento não será igual a soma dos títulos informados no documento, pois o valor total da soma do ICMS-ST informados nos itens do documento será acrescentado ao valor total do documento, deve-se marcar a opção "Sem financeiro ou não validar" no processo de conclusão dos Documentos de entrada de terceiros.


O valor do ICMS-ST dos itens dos Documentos de entrada de terceiros podem ser informados:

Cálculo automático:

No caso da tela Importação de documentos fiscais eletrônicos (guia "NFE importada") existe a possibilidade de geração "automática" dos valores a serem recolhidos com base no cálculo do MVA ajustado na operação. Para isso deve ser utilizado a ação de [b:Calcular ICMS-ST].

Veja também