Documentos de entrada e saída

Motivos e soluções para rejeições de NFe

DOENSA.RQ-031

Descrição

Alguns exemplos de rejeições e suas possíveis causas e soluções.

Fluxo normal

Rejeição:Motivo:Solução:
Rejeição: Duplicidade de NF-eEssa rejeição ocorre quando a nota é autorizada na SEFAZ e por algum motivo, não atualiza a situação no sistemaNesse caso, deve-se abrir a nota e clicar em "Consultar SEFAZ" que será atualizada a situação do documento conforme está na SEFAZ.
Rejeição: NF-e já está inutilizada na Base de dados da SEFAZEsse erro ocorre quando se está tentando emitir uma numeração de NF-e que já foi inutilizada anteriormenteNesse caso, deve-se emitir uma nova nota.
Rejeição: CNPJ Destinatário não cadastradoIsto ocorre quando a emissão de NF-e é realizada sem o cadastro do destinatário junto à Sefaz de origem ou o referido cadastro não foi concluído.Nesse caso, deve-se verificar com o destinatário a situação do seu cadastro.
Rejeição: NF-e complementar não possui NF referenciadaEssa rejeição será apresentada nos casos em que o contribuinte estiver emitindo uma NF-e complementar e não referenciar a chave da NF-e complementadaNesse caso, deve-se acessar "Vendas > Nfe > Ajuste de rejeitados, informar o número da nota e clicar em "Tirar rejeição do documento", deixando-a na situação "Manutenção". Após isso, acessar a guia "Dados adicionais" e no campo "Chave NF-e relacionada:" informar o número da chave da nota que está sendo complementada.
Rejeição: NF-e está denegada na base de dados da SEFAZEssa rejeição ocorre quando tenta-se enviar novamente uma nota que foi denegadaNesse caso, deve-se criar uma nova nota, pois uma nota denegada não deve ser enviada novamente.
Rejeição: Uso Denegado : Irregularidade fiscal do emitenteA SEFAZ denegou a nota por conta de irregularidade no cadastro do emitenteNesse caso, deve-se criar uma nova nota, pois uma nota denegada não deve ser enviada novamente.
Rejeição: Uso Denegado : Irregularidade fiscal do destinatárioA SEFAZ denegou a nota por conta de irregularidade no cadastro do destinatárioNesse caso, deve-se criar uma nova nota, pois uma nota denegada não deve ser enviada novamente.
Rejeição: NF-e de devolução não possui documento fiscal referenciadoA SEFAZ rejeitou o documento por tratar-se de um documento de devolução e não estar vinculado ao documento que está sendo devolvidoNesse caso, deve-se acessar "Vendas > Nfe > Ajuste de rejeitados, informar o número da nota e clicar em "Tirar rejeição do documento", deixando-a na situação "Manutenção". Após isso, acessar a guia "Dados adicionais" e no campo "Chave NF-e relacionada:" informar o número da chave da nota que está sendo devolvida.
Rejeição: CFOP de Combustível e não informado grupo de combustível da NF-eEsse erro ocorre quando for informado na nota uma CFOP de combustível e não foi informado o código ANP no produtoPara corrigir, precisa tirar a rejeição do documento acessando "Vendas > Nfe > Ajuste de rejeitados, informar o número da nota e clicar em "Tirar rejeição do documento", deixando-a na situação "Manutenção". Depois disso, no cadastro do produto, no campo "Código ANP:" deve ser informado o código ANP para o produto. Depois de ajustar o cadastro, precisa excluir o item da nota e lançar novamente.
Rejeição: Informado NCM inexistenteEssa rejeição ocorre quando foi informado em algum dos produtos um NCM que não é aceito pela SEFAZPara corrigir, precisa tirar a rejeição do documento acessando "Vendas > Nfe > Ajuste de rejeitados, informar o número da nota e clicar em "Tirar rejeição do documento", deixando-a na situação "Manutenção". Depois disso, no cadastro do produto, deve-se informar o NCM correto. Após ajustar o cadastro, deve acessar a nota e clicar em "Atualizar cadastro" e a nota pode ser emitida novamente.
Rejeição: CNPJ do destinatário inválido/Rejeição: CPF do destinatário inválidoEssa rejeição ocorre quando foi informado no cadastro do cliente um CNPJ/CPF inválidoPara ajustar, precisa tirar a rejeição do documento acessando "Vendas > Nfe > Ajuste de rejeitados, informar o número da nota e clicar em "Tirar rejeição do documento", deixando-a na situação "Manutenção". Depois ajustar o cadastro do cliente informando o CNPJ/CPF correto, acessar a nota e clicar em "Atualizar cadastro". Emitir a nota novamente.
Rejeição: IE do destinatário inválidaEssa rejeição ocorre quando foi informado no cadastro do cliente uma IE inválidaPara ajustar, precisa tirar a rejeição do documento acessando "Vendas > Nfe > Ajuste de rejeitados, informar o número da nota e clicar em "Tirar rejeição do documento", deixando-a na situação "Manutenção". Depois ajustar o cadastro do cliente informando a IE correta, acessar a nota e clicar em "Atualizar cadastro". Emitir a nota novamente.
Rejeição: IE do destinatário não vinculada ao CNPJEssa rejeição ocorre quando foi informado no cadastro do cliente uma IE que na SEFAZ não está vinculada ao CNPJ informadoPara ajustar, precisa tirar a rejeição do documento acessando "Vendas > Nfe > Ajuste de rejeitados, informar o número da nota e clicar em "Tirar rejeição do documento", deixando-a na situação "Manutenção". Depois ajustar o cadastro do cliente informando o CNPJ e IE corretos, acessar a nota e clicar em "Atualizar cadastro". Emitir a nota novamente.
Rejeição: IE do destinatário não informadaEssa rejeição ocorre quando não foi informada a IE no cadastro do cliente e ele tem Para ajustar, precisa tirar a rejeição do documento acessando "Vendas > Nfe > Ajuste de rejeitados, informar o número da nota e clicar em "Tirar rejeição do documento", deixando-a na situação "Manutenção". Depois ajustar o cadastro do cliente informando o CNPJ/CPF correto, acessar a nota e clicar em "Atualizar cadastro". Emitir a nota novamente.
Rejeição: cEAN inválidoEssa rejeição ocorre quando é informado no produto um código de barras inválidoPara corrigir, precisa tirar a rejeição do documento acessando "Vendas > Nfe > Ajuste de rejeitados, informar o número da nota e clicar em "Tirar rejeição do documento", deixando-a na situação "Manutenção". Depois acessar o cadastro do produto e na guia "Código de barras" informar o código correto. Depois de ajustar o cadastro, precisa excluir o item da nota e lançar novamente.
Rejeição: CFOP inválido para NF-e com finalidade de devoluçãoEsse erro ocorre quando alguma nota é emitida com uma CFOP que não é de devolução, e a "Finalidade da emissão" na NFe está "Devolução"Para corrigir, precisa tirar a rejeição da nota e mudar a "Finalidade da emissão" para "Normal"
Rejeição: CFOP de devolução para NF-e que não tem finalidade de devoluçãoEsse erro ocorre quando alguma nota é emitida com uma CFOP que é de devolução, e a "Finalidade da emissão" na NFe está "Normal"Para corrigir, precisa tirar a rejeição da nota e mudar a "Finalidade da emissão" para "Devolução"