Documentos de entrada e saída

Índice

Relatório de fretes

DOENSA.REL_FRETES

Descrição

Relatório de fretes sobre os documentos fiscais.

Campos:

Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Data de emissão do documento. No caso de documentos de saída deve ser preenchido somente quando for impresso o documento ou no momento da saída do documento ou mercadoria do estabelecimento do emitente.
Data de entrega (operação saída) ou entrada no estoque (operação entrada).
  • Saída: Data em que a mercadoria foi entregue ao destinatário do documento fiscal.
  • Entrada: Data em que a mercadoria entrou no estoque. Será utilizada para o movimento do estoque e fiscal.
Nome completo (pessoa física) ou razão social (pessoa jurídica) do destinatário do documento fiscal.

Sigla da Unidade da Federação (estado) do destinatário do documento. Quando o destinatário for do exterior (país diferente do Brasil), este campo deve ser preenchido com "EX".
Nome completo (pessoa física) ou razão social (pessoa jurídica) do emitente do documento fiscal.
UF
Número do documento. Pode ser digitado (informado) pelo usuário ou estabelecido automaticamente pelo sistema.
Domínio que permite que o usuário escolha 1 valor de uma lista relativamente reduzida de valores previamente fixados.

Propriedades (format)

add-null-option

Indica se deve ser adicionada uma opção nula mesmo para campos obrigatórios.
Por padrão, um campo obrigatório não vem com a opção nula (um valor é automaticamente selecionado).
Valores possíveis:
add-null-option:yes
add-null-option:no
  • Manutenção - Permite realizar modificações no documento.
  • Pendente - Não permite realizar modificações no documento.
    Documento pronto para ser emitido.
    Número do documento não é obrigatório.
  • Aprovado - Documento aprovado pelo SEFAZ e é permitido a impressão da DANFE
  • Cancelado - Documento cancelado e não é permito realizar modificações no documento.
  • Denegado - Documento denegado pela SEFAZ ocasionado normalmente nas por irregularidade cadastral ou fiscal ou do emitente ou do destinatário do documento.
    O número de um documento denegado não poderá mais ser utilizado em outro documento e o documento denegado não poderá ser excluído do sistema ou sua situação alterada (p.ex.: para manutenção, cancelado ou inutilizado).
    Um documento denegado não possui valor fiscal ou comercial (não movimentará os estoques e os títulos financeiros do contas a receber ou pagar deverão estar cancelados, pois o documento é irregular).
  • Rejeitado - Documento rejeitado pela SEFAZ.
  • Em lote - Documento foi incluido em um lote para processamento com a SEFAZ.
  • Inutilizado - Documento foi inutilizado na Sefaz.
  • Emitido - Não permite realizar modificações no documento.
    Número do documento é obrigatório.
  • Entregue - Não permite realizar modificações no documento.
  • Retornado integralmente - Documento de saída foi retornado integralmente (devolução total dos produtos pelo destinatário).
Tipo de emitente do documento. Determina se é a empresa a emissora do documento ou se este foi emitido por outra pessoa/empresa.
  • Próprio
  • Terceiro
  • Outros - Utilizado para documentos que são apenas monitorados pelo estabelecimento. O estabelecimento não está diretamente envolvido no mesmo. Exemplo: Documentos de compra/venda realizadas diretamente entre fornecedores e clientes em que o estabelecimento é apenas um mediador das partes.
Tipo de operação do documento. Determina se o documento é uma "entrada" no estabelecimento ou uma "saída" do estabelecimento.
  • Entrada
  • Saída
Define quem deve ser o responsável pelo "pagamento" do frete ao transportador.
  • 0 - Emitente - Contratação do frete por conta do remetente (CIF) (emitente do documento).
  • 1 - Destinatário - Contratação do frete por conta do destinatário do documento (FOB).
  • 2 - Terceiros - Contratação do frete por conta de terceiros (não é de responsabilidade do remetente/emitente e nem do destinatário do documento).
  • 3 - Transporte próprio por conta do remetente - Transporte próprio por conta do remetente (emitente do documento).
  • 4 - Transporte próprio por conta do destinatário - Transporte próprio por conta do destinatário do documento.
  • 9 - Sem frete - Sem ocorrência de transporte (frete).
Nome ou razão social da pessoa que está realizando o transporte.
Unidade da Federação do transportador
Quando transportador for de fora do Brasil colocar "EX"
Peso bruto dos volumes.
Peso líquido do volumes.
Quantidade de volumes transportados. Dependendo do que foi definido em "Informações de pesos e volumes", este atributo é calculado automaticamente pelas informações cadastradas ou informado manualmente.
Valor de frete recebido/enviado via documento de conhecimento de frete e que não influi no valor total do documento, mas é considerado no custo de aquisição da mercadoria.

OBS: Caso vinculado a uma CTE o campo não deve ser preenchido, pois será informado automaticamente pela mesma.
Valor de ICMS destacado em documento de frete, p.ex.: CTRC.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
PróprioEntrada0 - EmitenteManutenção
TerceiroSaída1 - DestinatárioPendente
OutrosEntrada2 - TerceirosAprovado
PróprioSaída3 - Transporte próprio por conta do remetenteCancelado
Comportamento:Topo

Relatório PDF

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Planilha

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
PróprioEntrada0 - EmitenteManutenção
TerceiroSaída1 - DestinatárioPendente
OutrosEntrada2 - TerceirosAprovado
PróprioSaída3 - Transporte próprio por conta do remetenteCancelado

Regras

Apresentar apenas campos necessários

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

Apresentar estabelecimentos do usuário

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"