Documentos de entrada e saída

Índice

Manutenção de documentos

DOENSA.MAN_DOCUMENTO

Descrição

Interface para realizar manutenções no documento.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Módulo de Manutenção de Documento de Entrada e Saida:

Campos:

Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Sigla ou abreviatura da espécie de documento. P.ex.: CF, NFF, NF, DUP, PEDIDO, CTRC, NFVC, etc.
Nome dado para identificar a natureza de operação. Normalmente possui a descrição da CFOP com informações complementares que auxiliem os usuários na escolha correta da natureza a ser utilizada em cada situação.
Ex:
  • REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)
  • REVENDA A VISTA COM COMISSÃO
  • REVENDA A PRAZO
  • TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOS
  • REMESSA PARA CONSIGNAÇÃO
  • RETORNO DE CONSIGNAÇÃO
  • REMESSA PARA CONSERTO
Número do documento. Pode ser digitado (informado) pelo usuário ou estabelecido automaticamente pelo sistema.
Série do documento fiscal. P.ex: U = Única, 1, T, 0. O sistema informa automaticamente o número da série no momento da emissão da nota.
Caso preenchido a série em um documento de emissão própria, será validado se é permitido o uso da mesma no estabelecimento/espécie.
Dados adicionais para o documento fiscal.
Tipo de operação do documento. Determina se o documento é uma "entrada" no estabelecimento ou uma "saída" do estabelecimento.
  • Entrada
  • Saída
Domínio que permite que o usuário escolha 1 valor de uma lista relativamente reduzida de valores previamente fixados.

Propriedades (format)

add-null-option

Indica se deve ser adicionada uma opção nula mesmo para campos obrigatórios.
Por padrão, um campo obrigatório não vem com a opção nula (um valor é automaticamente selecionado).
Valores possíveis:
add-null-option:yes
add-null-option:no
  • Manutenção - Permite realizar modificações no documento.
  • Pendente - Não permite realizar modificações no documento.
    Documento pronto para ser emitido.
    Número do documento não é obrigatório.
  • Aprovado - Documento aprovado pelo SEFAZ e é permitido a impressão da DANFE
  • Cancelado - Documento cancelado e não é permito realizar modificações no documento.
  • Denegado - Documento denegado pela SEFAZ ocasionado normalmente nas por irregularidade cadastral ou fiscal ou do emitente ou do destinatário do documento.
    O número de um documento denegado não poderá mais ser utilizado em outro documento e o documento denegado não poderá ser excluído do sistema ou sua situação alterada (p.ex.: para manutenção, cancelado ou inutilizado).
    Um documento denegado não possui valor fiscal ou comercial (não movimentará os estoques e os títulos financeiros do contas a receber ou pagar deverão estar cancelados, pois o documento é irregular).
  • Rejeitado - Documento rejeitado pela SEFAZ.
  • Em lote - Documento foi incluido em um lote para processamento com a SEFAZ.
  • Inutilizado - Documento foi inutilizado na Sefaz.
  • Emitido - Não permite realizar modificações no documento.
    Número do documento é obrigatório.
  • Entregue - Não permite realizar modificações no documento.
  • Retornado integralmente - Documento de saída foi retornado integralmente (devolução total dos produtos pelo destinatário).
Quantidade de itens no documento
Quantidade de itens que movimentaram o estoque
Indica quem é o tomador do serviço no documento de transporte (CTe).
  • Remetente - O tomador do serviço é a pessoa indicada como remetente.
  • Expedidor - O tomador do serviço é a pessoa indicada como expedidor.
  • Recebedor - O tomador do serviço é a pessoa indicada como recebedor.
  • Destinatário - O tomador do serviço é a pessoa indicada como destinatário.
  • Outros - O tomador do serviço é uma outra pessoa qualquer e que é informada de forma avulsa. Um novo campo é apresentado para que o usuário informe quem é o tomador.
Valor total do documento.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo (pessoa física) ou razão social (pessoa jurídica) do emitente do documento fiscal.
Tipo de emitente do documento. Determina se é a empresa a emissora do documento ou se este foi emitido por outra pessoa/empresa.
  • Próprio
  • Terceiro
  • Outros - Utilizado para documentos que são apenas monitorados pelo estabelecimento. O estabelecimento não está diretamente envolvido no mesmo. Exemplo: Documentos de compra/venda realizadas diretamente entre fornecedores e clientes em que o estabelecimento é apenas um mediador das partes.
Bairro do endereço do emitente do documento.
CEP do endereço do emitente do documento.
Cidade do emitente do documento.
CPF do emitente pessoa física ou CNPJ do emitente pessoa jurídica.
Endereço do emitente do documento.
Concatenação das seguintes informações: endereço (tipo de logradouro + nome do logradouro) + número + complemento.
Inscrição Estadual do emitente do documento, quando for pessoa jurídica.
Telefone ou fax do emitente do documento fiscal.
UF
Código IBGE para cidade
Complemento para o endereço de emitente
E-mail do emitente do documento
Endereço do emitente
Número do endereço do emitente
Inscrição estadual de substituição tributária para o emitente.
Nome fantasia do emitente do documento
País que emitiu o documento
Código internacional para o país
Tipo de pessoa (física ou jurídica) que emitiu o documento fiscal.
Ex:
  • Física
  • Jurídica
Código IBGE para o estado
A Classificação Nacional de Atividades Econômicas-Fiscal, CNAE-Fiscal, é um instrumento de identificação econômica das unidades produtivas do País nos cadastros e registros das três esferas da administração pública brasileira, uniformizado nacionalmente, seguindo padrões internacionais definidos no âmbito da ONU.

A tabela de códigos CNAE-Fiscal foi aprovada e divulgada pela Comissão Nacional de Classificações-CONCLA, órgão com a incumbência de promover no País a padronização das classificações utilizadas no sistema estatístico e nos cadastros e registros da Administração Pública.
Ver:

Esta informação deve estar cadastrada como um documento da pessoa emitente com o tipo "CNAE", ou caso exista uma regra de ISS que contenha o código CNAE informado.
Código da inscrição municipal do emitente do documento fiscal.

Esta informação deve estar cadastrada como um documento da pessoa emitente com o tipo "IM".
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo (pessoa física) ou razão social (pessoa jurídica) do destinatário do documento fiscal.

Bairro do endereço do destinatário do documento.
CEP do endereço do destinatário do documento.
Cidade do destinatário do documento.
CPF do destinatário pessoa física ou CNPJ do destinatário pessoa jurídica.
Endereço do destinatário do documento.
Concatenação das seguintes informações: endereço (tipo de logradouro + nome do logradouro) + número + complemento.
Inscrição Estadual do destinatário do documento fiscal, quando for pessoa jurídica.
Telefone ou fax do destinatário do documento.
Código da inscrição municipal para o destinatário/tomador do documento fiscal.

Esta informação deve estar cadastrada como um documento da pessoa destinatária com o tipo "IM".
Sigla da Unidade da Federação (estado) do destinatário do documento. Quando o destinatário for do exterior (país diferente do Brasil), este campo deve ser preenchido com "EX".
Valor de ICMS creditado pelo destinatário do documento de entrada.
Código para cidade do destinatário
E-mail do destinatário
Complemento para o endereço do destinatário
Endereço do destinatário
Número do endereço para o destinatário
Nome do país do destinatário do documento fiscal
Código para o país destinatário.
Tipo de pessoa (física ou jurídica) para quem o documento foi emitido (destinatário).
Ex:
  • Física
  • Jurídica
Código para o UF do endereço do destinatário
Valor de ICMS destacado em documento de frete, p.ex.: CTRC.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Cidade do transportador do documento e/ou mercadorias.
Endereço do transportador
IE
CNPJ ou CPF do transportador.
Define quem deve ser o responsável pelo "pagamento" do frete ao transportador.
  • 0 - Emitente - Contratação do frete por conta do remetente (CIF) (emitente do documento).
  • 1 - Destinatário - Contratação do frete por conta do destinatário do documento (FOB).
  • 2 - Terceiros - Contratação do frete por conta de terceiros (não é de responsabilidade do remetente/emitente e nem do destinatário do documento).
  • 3 - Transporte próprio por conta do remetente - Transporte próprio por conta do remetente (emitente do documento).
  • 4 - Transporte próprio por conta do destinatário - Transporte próprio por conta do destinatário do documento.
  • 9 - Sem frete - Sem ocorrência de transporte (frete).
Nome ou razão social da pessoa que está realizando o transporte.
Unidade da federação que pertence o veículo.
Quando veículo de fora do Brasil informar "EX"
Placa do veículo transportador do documento e/ou mercadorias.
Unidade da Federação do transportador
Quando transportador for de fora do Brasil colocar "EX"
Quantidade de volumes transportados. Dependendo do que foi definido em "Informações de pesos e volumes", este atributo é calculado automaticamente pelas informações cadastradas ou informado manualmente.
Tipo de pessoa (física ou jurídica) que transportará os bens e serviços constantes no documento foi emitido.
Ex:
  • Física
  • Jurídica
E-mail para o transportador.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Informa quem transportará o documento e/ou de suas mercadorias.

OBS: A preferência DOENSA.DOC_ENTRADAS_SAIDAS.QUEM_TRANSPORTA permite definir o valor padrão para o campo.
  • Destinatário - O destinatário do documento transportará o documento e/ou mercadorias.
  • Emitente - O emitente do documento transportará o documento e/ou as mercadorias.
  • Sem transporte - Documento não possui transporte.
  • Terceiro - Um terceiro transportará o documento e/ou as mercadorias, ou seja, o transportador não será o emitente ou destinatário do documento.
Número da chave de acesso para documento fiscal eletrônico (Nota Fiscal Eletrônica, Conhecimento de Transporte Eletrônico, Manifesto de Transporte Eletrônico ou Nota fiscal de Serviço Eletrônica).
  • Para documentos modelos 55 (NFE), 65 (NFCE), 57 (CTE), 67 (CTEOS), 58 (MDFE) o tamanho é 44 números, com validação de dígito verificador.
  • Para documentos modelo NFSe não existe tamanho fixo e não existe validação do conteúdo.
Número do protocolo para Nota Fiscal Eletrônica fornecido pela Sefaz após envio do documento.
Número do protocolo de cancelamento do documento fornecido pelo órgão autorizador (Sefaz ou prefeitura).
Número do protocolo de inutilização de numeração de documentos fornecido pelo órgão autorizador (Sefaz ou prefeitura).
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Data de cancelamento do documento.
Data que o documento foi cadastrado no sistema.
Data de emissão do documento. No caso de documentos de saída deve ser preenchido somente quando for impresso o documento ou no momento da saída do documento ou mercadoria do estabelecimento do emitente.
Data e hora de emissão do documento fiscal
Data de entrega (operação saída) ou entrada no estoque (operação entrada).
  • Saída: Data em que a mercadoria foi entregue ao destinatário do documento fiscal.
  • Entrada: Data em que a mercadoria entrou no estoque. Será utilizada para o movimento do estoque e fiscal.
Data e hora de saída (impressa) do documento fiscal das instalações do emitente.
Esta informação não deve ser alterada depois do documento ser emitido.
Data e hora da aprovação do cancelamento pela SEFAZ.
Data e hora da aprovação do documento pela SEFAZ
Data e hora da autorização da receita para emissão do documento fiscal eletrônico.
Data que a mercadoria/documento foi recebida. Note não é necessariamente a data em que a mercadoria entrou no estoque.
Data e hora que o documento foi inserido ao um lote e enviado para aprovação da receita.
Data e hora que o documento foi emitido.
Data e hora que o documento foi inutilizado por um usuário.
Data e hora de rejeição do documento pela SEFAZ
Data em que o documento foi devolvido integralmente
Data de denegação da emissão do documento fiscal.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Define se antes da emissão do documento deve ser gerado o faturamento utilizando como base as definições do plano de pagamento informado no documento.

No caso de devolução define se deve realizar os abatimentos dos títulos dos documentos de origem.
<< REVER >>
Alíquota de ICMS do documento.
Alíquota do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) destacado no documento.
Valor total da base de cálculo do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). É calculado pela soma das bases de cálculo do IPI dos itens do documento.
Número do ECF, quando o documento for emitido por um equipamento emissor de cupom fiscal.
Observação obrigatória em caso de cancelamento de documento.
Observações da entrega. Deve ser utlizada somente quando a situação do documento for 'Entregue' , 'Devolvida'...
Define se o sistema deve recalcular automaticamente os impostos deste documento.
Situação para o faturamento do documento.
  • Não entregue - Documento ainda não foi completamente concluído.
    • Situações: M e P
    • Não movimenta a comissão e caixa.
  • Pendente -
    • Situação: P ou I
  • Confirmado - Recebido - Documento foi recebido pelo cliente
  • Rejeitado pelo cliente c/ tarifa - Documento foi rejeitado pelo cliente e deve ser cobrado uma tarifa do cliente.
  • Rejeitado pelo cliente s/ tarifa - Rejeitado pelo cliente sem cobrança de tarifa.
    • Mercadoria com problemas.
  • Carteira - Carteira
Valor de crédito utilizado na emissão do documento de saída, para abatimento dos títulos do destinatário.
Valor total da base de cálculo do ICMS.
É a soma dos valores de base de cálculo de ICMS registrados nos itens do documento.
Valor de base de cálculo ICMS substituição
Valor de desconto concedido no documento. Será considerado o somatório dos descontos informados nos itens do documento caso seja informado o desconto em qualquer item do documento.
Valor do frete do documento fiscal.

Caso informado o campo de "Valor de frete informado" em um dos itens, será a soma dos mesmos.
Valor total de ICMS destacado no documento.
É a soma dos valores de ICMS registrados nos itens do documento.
Valor de ICMS substituição tributária destacado no documento, já considerando o valor de "crédito" de ICMS.
Exemplo:
Base ICMS = R$ 100,00
Alíquota ICMS = 18%
MVA = 40%
Base ICMS ST = R$ 140,00
Alíquota ICMS ST = 18%
Valor de ICMS ST = (R$ 140 x 18%) - (R$ 100 x 18%)
                 = 25,20 - 18,00 
                 = 7,20.
Valor total do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) destacado no documento.
Valor total do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) destacado no documento.
Valor total de isentos do ICMS.
É a soma dos valores de isentos de ICMS registrados nos itens do documento.
Valor de juros/dia a ser aplicado nos títulos financeiros vinculados ao documento.
Valor total das mercadorias do documento.
Valor de outros de ICMS.
É a soma dos valores de outros de ICMS registrados nos itens do documento.
Percentual de desconto
Valor total do seguro destacado nas despesas acessórias do documento.
Valor da taxa de cobrança, outras despesas acessórias.

Caso informado o campo de "Valor de despesas acessórias informado" em um dos itens, será a soma dos mesmos.
Espécie dos volumes do documento. P.ex.: Caixa, rolo, pacote.
Dependendo do que foi definido em "Informações de pesos e volumes", este atributo é calculado automaticamente pelas informações cadastradas ou informado manualmente.
Marca que identifica os volumes do documento.
Texto livre com a identificação ou numeração dos volumes no documento. Quando existirem vários volumes, deve-se separá-los por vírgulas.
Exemplos: PL024, GH030, AB001
Peso bruto dos volumes.
Peso líquido do volumes.
Valor total de cubagem do documento.
Indica que deve ser emitido um documento fiscal vinculado para este cupom fiscal. Utilizado apenas no caso de documentos da espécie "CF" em que é necessário emitir também uma NFE.
Informa que na impressão do documento as informações fiscais, tais como a base de cálculo e a alíquota do ICMS devem ser apresentados no documento.
Dados a serem inseridos no corpo do documento.
Informações complementares a serem inseridas nos dados adicionais do documento
Número do lote para documento fiscal eletrônico.
  • Para documentos do Modelo 55 deve ser obrigatoriamente preenchido.
Motivo da rejeição do documento pela SEFAZ
Outros valores registrados no documento.
Prazos de pagamento proposto.
Deve utilizar a seguinte forma:
7/14/21 - Representando:
7 dias, 14 dias e 21 dias., neste caso cada um representando 1/3 do valor total do pedido.
Valor de frete recebido/enviado via documento de conhecimento de frete e que não influi no valor total do documento, mas é considerado no custo de aquisição da mercadoria.

OBS: Caso vinculado a uma CTE o campo não deve ser preenchido, pois será informado automaticamente pela mesma.
Valor total em serviços do documento
Ambiente de execução para NFe
  • Produção
  • Homologação
Arquivo XML da NFE
Arquivo XML contendo as tags de NFe e Procolo de aprovação do SEFAZ.
  • Arquivo que deve ser enviado por e-mail
Código numérico aleatório gerado pelo emitente que compõe a Chave de Acesso para cada NFE para evitar acessos indevidos a NFE.
Código de Regime Tributário do emitente do documento
  • Simples Nacional
  • Simples Nacional - excesso de sublimite de receita bruta
  • Regime Normal
Define que o documento é uma devolução integral ou não. Quando não informado é igual a Não.
Digest Value (Hash SHA-1 – Base64) da NFe
Digito validado da NFE.
Define se o documento é do tipo inventário.
Finalidade para emissão do documento
  • NF-e normal
  • NF-e complementar
  • NF-e de ajuste
  • Devolução
Define se os itens dos pedidos devem ser liberados para novo faturamento ao executar o cancelamento do documento de saída ou na emissão de documentos de devolução ou retorno das mercadorias vinculados ao documento de saída.
  • Liberar - Os itens de pedidos vinculados ao item do documento devem ser liberados para nova emissão de documento
  • Não liberar - Os itens de pedidos vinculados ao item do documento não devem ser liberados para nova emissão de documento, por isso deve ser atualizado a quantidade devolvida.
  • Cancelar - Os itens de pedidos vinculados ao item do documento devem ter a sua quantidade retornada, e cancelada.
Lote que o documento foi enviado para validação
Motivo da NFE
  • Informação retornada pelo SEFAZ
Status retornado pela SEFAZ para o documento NFE
Tipo de emissão de notal fiscal eletrônica (NFE/NFCE).
  • Normal - Emissão normal (não em contingência)
  • Contingência FS-IA - Deverá ser emitido em 2 vias, sendo que uma via deverá ser armazenada pelo prazo decadencial (5 anos) pelo emitente e a outra entregue ao consumidor. Após superado o problema técnico, ou em prazo máximo de 168 horas as NF-e emitidas em contingência devem ser encaminhadas para autorização pela Secretaria da Fazenda da jurisdição do contribuinte. Não é permitido seu uso para NFCe.
  • Contingência SCAN - Sistema de Contingência do Ambiente Nacional (desativado)
  • Contingência EPEC - Evento Prévio da Emissão em Contingência.
  • Contingência FS-DA - Deverá ser emitido em 2 vias, sendo que uma via deverá ser armazenada pelo prazo decadencial (5 anos) pelo emitente e a outra entregue ao consumidor. Após superado o problema técnico, ou em prazo máximo de 168 horas as NF-e emitidas em contingência devem ser encaminhadas para autorização pela Secretaria da Fazenda da jurisdição do contribuinte.Não é permitido seu uso para NFCe.
  • Contingência SVC-AN - SEFAZ Virtual de Contingência do AN
  • Contingência SVC-RS - SEFAZ Virtual de Contingência do RS
  • Contingência off-line da NFC-e - Na escolha de contingência off-line da NFC-e (tpEmis = 9) não é necessária a adoção de série específica ou a utilização de papel especial, todavia deve ser observado o prazo de 24 horas da emissão da NFC-e para o envio para autorização da NFC-e.
Valor de imposto para importação (II)
Versão do aplicativo validador da SEFAZ
Versão do arquivo XML.
Atualmente são permitidos duas versões:
  • NFe = 1.10(Desativada em 2011), 2.00(Desativada a partir de 03/2015), 3.00, 3.10, 4.00
  • CTe= 1.04(Desativada em 03/2015) e 2.00, 3.00
  • MDFe = 1.00, 3.00
Versão do arquivo XML para NFe
Lote que realizou o envio do documento para contabilidade.
Valor livre para lançamento crédito financeiros no documento. Esse valor será rateado no valor de aquisição de forma proporcional entre os itens do documento.
Valor livre para lançamento de débitos referentes ao documento
Informações para o FISCO
Local onde ocorrerá o embarque dos produtos.
  • Uso exclusivo para exportação.
Valores relativos a créditos quando bonificação
Arquivo XML de retorno do cancelamento do documento na SEFAZ.
Código de classe de consumo de energia elétrica.
  • Comercial
  • Consumo próprio
  • Iluminação pública
  • Industrial
  • Poder Público
  • Residencial
  • Rural
  • Serviço público
Código de grupo de tensão para energia elétrica
  • A1 - Alta tensão ( 230kV ou mais )
  • A2 - Alta tensão ( 88kV a 138kV )
  • A3a - Alta tensão ( 69kV )
  • A3a - Alta tensão ( 30kV a 44kV )
  • A4 - Alta tensão ( 2,3kV a 25kV )
  • AS - Alta tensão subterrâneo 06
  • B1 - Residencial
  • B1 - Residencial Baixa Renda
  • B2 - Rural
  • B2 - Cooperativa de Eletrificação Rural
  • B2 - Serviço público de irrigação
  • B3 - Demais classes
  • B4a - Iluminação Pública - rede de distribuição
  • B4b - Iluminação Pública - bulbo de lâmpada
Motivo da denegação de uso do documento fiscal
Número do protocolo de denegação do documento fornecido pelo órgão autorizador (Sefaz ou prefeitura).
Outros valores que devem ser considerados no totalizador do documento fiscal, como por exemplo IPI em casos de devolução de mercadorias
Tipo de ligação de energia elétrica.
  • Monofásico
  • Bifásico
  • Trifásico
Valor de desconto que deve ser realizado obrigatoriamente pelo emissor. P.ex: Emissão para Zona Franca
Pessoa destinatária do documento fiscal, no caso de um documento de entrada com emissão própria é o emitente do documento.
Emitente do documento fiscal, no caso de um documento de entrada com emissão própria é o remetente do documento.
Indicador do tipo e forma de pagamento do documento fiscal eletrônico conforme especificações do SPED.
  • Pagamento à vista - A transação foi realizada com pagamento à vista.
  • Pagamento a prazo - A transação foi realizada a prazo (parcelada ou não).
  • Outros - A transação não envolveu transações de pagamento (anteriormente definido no SPED como "Sem pagamento").
Indicador de presença do comprador no estabelecimento comercial no momento da operação
  • Não se aplica
  • Operação presencial
  • Operação não presencial, pela Internet
  • Operação não presencial, Teleatendimento
  • NFC-e em operação com entrega a domicílio
  • Operação presencial, fora do estabelecimento
  • Operação não presencial, outros
Código alfanumérico contendo o código de segurança do contribuinte para emissão do documento fiscal.
É necessário apenas na emissão da NFCe.
Indica se os títulos financeiros do documento devem ser os títulos vinculados aos pedidos constantes no documento.
  • Marcado: Os títulos financeiros serão os títulos registrados nos pedidos. Não serão gerados títulos para o documento. No XML dos documentos fiscais eletrônicos será informada a fora de pagamento "Outros valores (99)" e não será apresentada a relação dos títulos nos DANFEs dos documentos.
  • Desmarcado: Os títulos financeiros serão gerados e vinculados diretamente ao documento. Títulos vinculados aos pedidos não serão vinculados ao documento, podendo haver duplicidade de cobrança com títulos vinculados ao documento.
Formato de impressão dos documentos fiscais, ou de conhecimento
  • DANFE normal - Retrato
  • DANFE normal - Paisagem
  • DANFE Simplificada
  • DANFE NFC-e
  • DANFE NFC-e em mensagem eletrônica
  • Sem impressão da DANFE
Identificação da Nota de Empenho, quando se tratar de compras públicas.
Número do documento RPS (Recibo Provisório de Serviço), que será utilizado somente em NFSE.
Determina se deve após a emissão do documento enviar por e-mail os arquivos do documento.
Valor total da carga documento de transporte
Valor total a ser devolvido de IPI.
Este campo é informado nos dados adicionais do documento.
Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga na ANTT (Brasil) do emitente da CTe.
Produto predominante nos documentos vinculados ao transporte.
Outras características sobre a carga
Ex:
  • "FRIA", "GRANEL","REFRIGERADA", "Medidas: 12X12X12"
Define se deve informar nos dados adicionais os veículos e/ou equipamentos que foram vinculados às ordens de serviços.
Indicador se o Recebedor retira no Aeroporto, Filial, Porto ou Estação de Destino.
Será lotação quando houver um único conhecimento de transporte por veículo, ou combinação veicular, e por viagem.
Valor da carga para efeito do seguro. Caso não informado é utilizado o valor total da carga.
Observações adicionais sobre o retira.
Caso marcado será atualizado a quantidade de estoque caso na natureza de operação estiver marcado para movimentar estoque e no documento estiver saldo inventário 0.
Código QRCode para NFCe.
Forma de envio do documento/recibo.
  • Ambos - Documento deve ser enviado por e-mail e impresso ao contratante.
  • Impresso - Documento deve ser entregue impresso ao contratante, não deverá ser enviado um e-mail para a contratante.
  • E-mail - Documento deve ser entregue por e-mail ao contratante, não é necessário a impressão do documento/recibo.
    Caso não exista um e-mail no cadastro do contratante será apresentado uma mensagem de erro, não permitindo a emissão do documento.
Caso marcado deve ser refeito as movimentações de estoque, excluindo as operações anteriores.
Forma de aplicação e distribuição dos créditos do cliente existente no contas a pagar para realizar os abatimentos nos títulos a receber gerados a partir da emissão do documento ou concessão de desconto na emissão do documento de saída.

Somente são usados os títulos:
  • Situação aberto;
  • Saldo superior a zero;
  • Que esteja configurado no tipo de título para ser utilizado como crédito;
  • Natureza de operação utilize o crédito do cliente;
  • Pertença ao mesmo estabelecimento.
  • Crescente - O valor dos créditos será distribuído da primeira para última parcela. Os créditos serão aplicados primeiro no título de menor vencimento e, caso o valor integral dos créditos não seja utilizado neste título, o saldo dos créditos será aplicado nos títulos com vencimentos subsequentes.
  • Decrescente - O valor dos créditos será distribuído da última para a primeira parcela. Os créditos serão aplicados primeiro no título de maior vencimento e, caso o valor integral dos créditos não seja utilizado neste título, o saldo dos créditos será aplicado nos títulos com vencimentos anteriores.
  • Rateado - O valor dos créditos será dividido de forma igual entre todas as parcelas. Poderá haver diferenças de valores no rateio entre os títulos.
  • Não utilizar - O valor dos créditos não será utilizado na emissão do documento. Poderá ser escolhido somente se o campo "Utilizar crédito na emissão dos documentos" no cadastro de Clientes estiver com a opção "Opcional" ou a opção "Não utilizado".
Soma dos valores desonerados dos itens do documento.
Valor de diferencial de alíquota de ICMS que deve ser agregado ao custo fiscal do produto.
Seu uso é indicado para empresas optantes pelo Simples Nacional onde o diferencial de ICMS é um "custo".
O valor será distribuído somente entre os itens do documento que possuírem as CSTs 00 e 20.
Valor de ICMS substituição tributária FCP destacado no documento.
Valor total de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) devolvido destacado no documento.
Valor total de FCP (Fundo de Combate a Pobreza).
Valor total do ICMS Interestadual para a UF de destino, já considerando o valor do ICMS relativo ao Fundo de Combate à Pobreza naquela UF.
Valor total do ICMS Interestadual para a UF do remetente.
Nota: A partir de 2019, este valor será zero.
Valor total do ICMS relativo ao Fundo de Combate à Pobreza(FCP) para a UF de destino.
Valor total de ICMS ST recolhido em guia avulsa, em operação com mercado substituída no estado de destino, e não recolhida pelo emitente do documento fiscal.
  • É a soma dos itens que possuírem o valor de "Valor ICMS Substituição Tributária avulsa" informado;
  • Somente é aceito em documentos de entrada com emissão de terceiros;
  • O valor informado será agregado ao custo fiscal da mercadoria;

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
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Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)ManutençãoPagamento à vista
REVENDA A VISTA COM COMISSÃOPendentePagamento a prazo
REVENDA A PRAZOAprovadoOutros
TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOSCanceladoPagamento à vista
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Converter

Funcionalidade que permite ao usuário disparar uma ação customizada em um registro da entidade base.

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Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Ajustar natureza de operação

Realiza o troca da natureza de operação de um conjunto de documentos e realiza o processo de baixa de estoque, se necessário.
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Gerar títulos

Será gerado um título para cada documento fiscal que existir na pesquisa.

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Atualizar cadastro

Atualizar as informações do remetente/destinatário
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Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:
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Atualizar pedidos

Atualizar as quantidades nos itens de pedidos que estão vinculados ao documento.

Dúvidas frequentes

  • Como proceder no ajuste manual de inutilização do documento?
  • Como processar o estoque de documentos que utilizaram uma natureza de operação que não movimenta estoque?
  • O que devo fazer quando o número do documento está inutilizado na Sefaz mas no sistema a situação da NF-e não é "inutilizado"?
  • Regras

    Alertar sobre alteração de datas

    Alterar o usuário sobre a alteração de data de emissão/entrega do documento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"
    • Antes de alterar formulário "Alterar"

    Excluir movimento de estoque

    Caso situação do documento seja alterada para manutenção, os movimentos de estoque devem ser excluídos.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"

    Veja também