Documentos de entrada e saída

Índice

Consulta da MC dos itens do documento de entrada

DOENSA.CON_DOC_ENTRADA_ITENS_MC

Descrição

Tela de análise comparativa entre o valor unitário bruto (valor do produto + IPI + outras despesas do documento + substituição tributária) pago por item do documento na compra e o preço base registrado em lista de preços.

Denomina-se, neste caso, MC (margem de contribuição), a diferença unitária entre o preço de venda base e o valor unitário pago pelo produto apurado no item do documento de entrada.

Denomina-se, nesta caso, % Markup (percentual de markup), o índice apurado pela diferença entre preço de venda base e o valor unitário pago pelo produto apurado no item do documento de entrada.

Ao acessar a tela é apresentada a listagem da MC dos itens do documento para a lista de preços padrão do estabelecimento destinatário do documento.
Para avaliar a MC dos itens do documento com outra lista de preços é necessário clicar em [Pesquisar] e informar a lista de preços desejada.

São considerados no cálculo do valor unitário bruto pago pelo item:

Importante observar que o comparativo será realizado pelo custo de aquisição informado no documento na época de sua entrada no estabelecimento e com o valor de venda atual, registrado na lista de preços no momento da consulta.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Modulo de documento de entrada:

Módulo de Documento de Entrada e Saida:

Campos:

Sequência dos itens do documento. Deve ser iniciado em 1.
Código ou identificação do produto.
Descrição do produto.
Código de referência do produto usado pelo fabricante.
Unidade de medida do produto.
Código Fiscal de Operações e Prestações.
Ver O que é CFOP?
Percentual da alíquota de ICMS para o produto nesta operação.
Percentual da alíquota de IPI para o produto.
Quantidade do item, conforme a unidade de medida do produto/serviço.
Quando informado quantidade alternativa não será informado no XML e na impressão este campo.
Valor unitário do item.
Valor total do item (quantidade X valor unitário).
Valor de custo de reposição da mercadoria
Valor de custo bruto de aquisição unitário do item no documento.
Valor do custo total do item (quantidade X custo unitário).
Lista de preços selecionada para avaliação.
Preço de venda unitário base do produto informado na lista de preços selecionada.
Valor total de venda do item (quantidade X preço de venda base na lista de preços selecionada).
Margem de contribuição em valor (unitário), calculado por:
MC = valor de venda - custo de aquisição do item
Valor da margem de contribuição total (quantidade X MC unitária).
Percentual da margem de contribuição unitária (diferença entre preço de venda e valor bruto pago), calculado por:
% MC = MC X 100 / preço de venda
Percentual do markup aplicado, calculado por:
% MC = preço de venda / valor unitário pago
Classificação/curva ABC dada para informar a importância do produto no cenário de vendas.
Apresenta a classificação informada no cadastro por estabelecimento, caso não tenha informado apresenta a classificação genérica do produto.
Estoque disponível para o produto.

Retorna a quantidade disponível em estoque do produto no estabelecimento.
  • Serão considerados os tipos de estoques que tiverem marcados SOMA_NO_ESTOQUE_VENDA = S.
  • Em algumas interfaces é possível determinar que caso estoque disponível esteja negativo deve ser apresentado 0 (zero). P.ex: PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_ITENS.NAO_APRESENTA_ESTOQUE_NEGATIVO.

Cálculo:
  • Estoque disponível = estoque atual - pedidos em aberto - documentos em manutenção

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Planilha

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Comportamento:Topo

Relatório PDF

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Comportamento:

Configurações

DOENSA.CON_DOC_ENTRADA_ITENS_MC.CUSTO_UTILIZADO

Custo utlizado para operação

Define se deve ser utilizado o custo fiscal ou custo de financeiro para realizar os cálculos.

Tipo: OPTION

Valor padrão: I

Regras

Apresentar o estoque disponível do produto

Apresentar o estoque disponível do produto.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha"

Apresentar os valores

Obter e apresentar os valores por item:
  • quantidade do produto adquirida e informada no item
  • valor unitário do item
  • valor total do item (quantidade X valor unitário)
  • custo de aquisição unitário do item
  • custo de aquisição total do item (quantidade X custo unitário)
  • valor de venda básico do produto na lista de preços selecionada
  • valor de venda total (quantidade X preço unitário)
  • valor da margem de contribuição unitária (preço de venda - custo de aquisição)
  • valor da margem de contribuição total (quantidade X MC unitária)
  • percentual da margem de contribuição (MC valor * 100 / preço de venda)
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Relatório PDF"

Apresentar totais do documento

Eventos que disparam esta regra:
  • Após executar o relatório formulário "Relatório PDF"
  • Depois de apresentar formulário "Listar"

Apresentar total

Eventos que disparam esta regra:
  • Pré summary formulário "Listar"

Popular lista de preço

Popular a opção de pesquisa com todas as listas de preços ativas no sistema.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Somar valores totais

Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de cada registro formulário "Listar"
  • Depois de cada registro formulário "Relatório PDF"