Documentos de entrada e saída

Índice

Cadastro de Itens de inventário

DOENSA.CAD_INVENTARIO_ITENS

Descrição

Registrar a quantidade atual em estoque gerando os movimentos de entrada e saída do inventário quando a quantidade inventariada for diferente da quantidade em estoque.

Ex:
Estoque atual: 3 unidades
Estoque contado: 2 unidades.

Usuário informa o produto e a quantidade contada, e salva.
Será registrado uma saída com o tipo de movimento "Inventário - Saida - Estoque" com a quantidade 1 unidade.


Observações:


Ver também:

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Modulo de inventario:

Campos:

Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Produto a ser inserido no Inventario:
Permite incluir:
Quantidade * Produto
Quantidade x Produto
Produto
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Identificação para os lotes do item do documento separados por linha.
Indica a marca do produto.
Ex:
  • COCA-COLA
  • PEPSI
  • FRUKI
Código de referência do produto usado pelo fabricante.
Indica a quantidade de produto que está reservada para o mesmo tipo de estoque que o respectivo inventário.
Quantidade em estoque no momento do inventário.
Quantidade conferida pelo inventário.
Quantidade do item, conforme a unidade de medida do produto/serviço.
Quando informado quantidade alternativa não será informado no XML e na impressão este campo.
Representação abreviada da unidade de medida. P. ex.: kg = quilograma, cx = caixa, m² = metro quadrado.
Nome dado para identificar o tipo de movimentação de estoque.
Define onde o produto está localizado no estoque para o estabelecimento do inventário.

Esta informação é cadastrada na guia "localização" no cadastro do produto.

Pode ser informado mais de uma localização separada por vírgulas.

Quando informado uma localização, será incluída uma nova e não será mexida nas localizações já informadas para o produto. Caso seja necessário excluir as localizações já informadas ao ser incluído uma nova localização, é necessário alterar a preferência DOENSA.CAD_INVENTARIO_ITENS.SUBSTITUIR_LOCALIZACOES_CADASTRADAS.
Data de produção do lote. Esta data é utilizada para calcular a data de validade do lote e, quando não informado, assume a data atual.
Data de validade do lote. Esta data calcula a data de produção somada aos dias de vencimento informados no produto modelo.
Sequência dos itens do documento. Deve ser iniciado em 1.
Permite informar qual número de série está sendo inventariado.

Informar um número de série fará que seja criado uma unidade de produto.

Pode ser informado mais de um número de série, linha a linha.
Define o estoque a ser movimentado para operações que ocorrem com terceiros ou o estoque que deve ser movimentado para operação.

Deve seguir obrigatoriamente o estoque informado na natureza de operação, quando o proprietário ou detentor não for o estabelecimento.

Casos:
  • Caso na CFOP da natureza de operação esteja determinado para exigir a escolha estoque a ser movimentado.
  • Operação de "Envio de garantia para a fabrica"
    • Debita do estoque de terceiros em meu poder
    • Credita em estoque próprio em poder de terceiros (neste caso o proprietário do estoque deve ser o cliente que enviou a mercadoria)
Apresenta os números de série que estão cadastrados para o produto

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Importar

Funcionalidade que permite importar dados para o bloco desejado.
Comportamento:Topo

Relatório de inventário

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Planilha

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Comportamento:

Configurações

DOENSA.CAD_INVENTARIO_ITENS.SUBSTITUIR_LOCALIZACOES_CADASTRADAS

Substituir localizações no estoque do produto já cadastradas

Permite definir se deve substituir a localização já cadastrada para o produto, deixando somente a localização informada.

Opções:

  • S: substitui as localizações já informadas para o produto com a localização que está sendo incluída.
  • N: cria uma nova localização para o produto, mantendo as localizações já cadastradas.

Tipo: UPPER

Valor padrão: N

DOENSA.CAD_INVENTARIO_ITENS.VALIDAR_OUTROS_INVENTARIOS

Validar movimentos avulsos ou inventários do produto em datas posteriores a data do inventário

Define se deve validar se o produto existe em outros inventários ou movimentações avulsas de estoque com data igual ou superior a data do inventário.

  • S (marcado): Verifica a existência de inventários posteriores e bloqueia a inclusão do item no inventário.
  • N (desmarcado): Não verifica a existência de inventários posteriores e permite a inclusão do item no inventário.

Tipo: FLAG

Valor padrão: S

Regras

Apresenta datas de produção e validade

Apresenta a data de produção e data de valida quando o tipo de produto do produto informado estiver marcado para utilizar lote.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

Apresenta datas de produção e validade na visualização

Apresenta datas de produção e validade na visualização do registro
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

Apresentar campo número de série

Apresenta o campo Número de série para permitir informar qual número de série está sendo inventariado, se o produto informado utiliza número de série.

Caso no tipo de produto esteja configurado para utilizar unidades de produto (campo Controle por número de série). Apresenta o campo Números de série do produto com os números de série que estão cadastrados no produto
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

Apresentar estoques disponíveis

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

Apresentar informações do lote já existente

Apresenta as datas de validade e de produção quando informado um lote já existente.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Importar"
  • Ao alterar campo "Identificação lote" do formulário "Novo"

Apresentar números de série

Apresenta os números de série (unidades de produto).
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Calcular quantidade reservada

Calcula a quantidade reservada para o produto selecionado na inclusão do inventário.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

Inserir informações basicas

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Popular data de vencimento do lote

Quando informado uma data de produção, calcula a data de vencimento com a data de produção somada aos dias de vencimento do produto modelo.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Data produção" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Pesquisar"

Preencher informações sobre o produto

Apresentar informações sobre o produto
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Importar"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

Salvar localização no estoque do produto

Quando informado a localização no estoque para o produto na importação ou inclusão, deve ser criado ou substituído a localização do produto, conforme configurado na preferência Substituir localizações no estoque do produto já cadastradas.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Salvar lote

Salva o produto lote quando informado um produto e identificação de lote.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Salvar números de séries

Inclui os números de série, criando unidades de produto para cada número de série.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Veja também