Documentos de entrada e saída

Índice

Transformação de produtos

DOENSA.CAD_DOCUMENTOS_TRANSFORMACOES

Descrição

Cadastro de documentos para transformação de produtos do mesmo estoque e estabelecimento.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Transformação de produtos:

Campos:

Estabelecimento que irá ocorrer a movimentação da transformação
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Espécie utilizada para realização da movimentação de transformação. Neste caso somente será apresentado espécie que não são fiscais.
Natureza de operação utilizada para o processo de transformação. São apresentadas somente naturezas de operação que são consideradas de transformação.
Ex:
  • REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)
  • REVENDA A VISTA COM COMISSÃO
  • REVENDA A PRAZO
  • TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOS
  • REMESSA PARA CONSIGNAÇÃO
  • RETORNO DE CONSIGNAÇÃO
  • REMESSA PARA CONSERTO
Tipo de estoque que será movimentado pelo documento de transformação
Ex:
  • Estoque
  • Matéria-prima
  • Revenda
  • Em terceiros
  • De terceiros
  • Consumo
  • Ativo imobilizado
  • Ferramentas
  • Consignação de terceiros
  • Consignação em terceiros
  • Feiras
  • Para garantia
  • Em garantia
Número do documento. Pode ser digitado (informado) pelo usuário ou estabelecido automaticamente pelo sistema.
Série do documento fiscal. P.ex: U = Única, 1, T, 0. O sistema informa automaticamente o número da série no momento da emissão da nota.
Caso preenchido a série em um documento de emissão própria, será validado se é permitido o uso da mesma no estabelecimento/espécie.
Data de entrega (operação saída) ou entrada no estoque (operação entrada).
  • Saída: Data em que a mercadoria foi entregue ao destinatário do documento fiscal.
  • Entrada: Data em que a mercadoria entrou no estoque. Será utilizada para o movimento do estoque e fiscal.
Data de emissão do documento. No caso de documentos de saída deve ser preenchido somente quando for impresso o documento ou no momento da saída do documento ou mercadoria do estabelecimento do emitente.
Data que o documento foi cadastrado no sistema.
Dados adicionais para o documento fiscal.
Domínio que permite que o usuário escolha 1 valor de uma lista relativamente reduzida de valores previamente fixados.

Propriedades (format)

add-null-option

Indica se deve ser adicionada uma opção nula mesmo para campos obrigatórios.
Por padrão, um campo obrigatório não vem com a opção nula (um valor é automaticamente selecionado).
Valores possíveis:
add-null-option:yes
add-null-option:no
  • Manutenção - Permite realizar modificações no documento.
  • Pendente - Não permite realizar modificações no documento.
    Documento pronto para ser emitido.
    Número do documento não é obrigatório.
  • Aprovado - Documento aprovado pelo SEFAZ e é permitido a impressão da DANFE
  • Cancelado - Documento cancelado e não é permito realizar modificações no documento.
  • Denegado - Documento denegado pela SEFAZ ocasionado normalmente nas por irregularidade cadastral ou fiscal ou do emitente ou do destinatário do documento.
    O número de um documento denegado não poderá mais ser utilizado em outro documento e o documento denegado não poderá ser excluído do sistema ou sua situação alterada (p.ex.: para manutenção, cancelado ou inutilizado).
    Um documento denegado não possui valor fiscal ou comercial (não movimentará os estoques e os títulos financeiros do contas a receber ou pagar deverão estar cancelados, pois o documento é irregular).
  • Rejeitado - Documento rejeitado pela SEFAZ.
  • Em lote - Documento foi incluido em um lote para processamento com a SEFAZ.
  • Inutilizado - Documento foi inutilizado na Sefaz.
  • Emitido - Não permite realizar modificações no documento.
    Número do documento é obrigatório.
  • Entregue - Não permite realizar modificações no documento.
  • Retornado integralmente - Documento de saída foi retornado integralmente (devolução total dos produtos pelo destinatário).

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZREVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)EstoqueManutenção
FILIAL 1REVENDA A VISTA COM COMISSÃOMatéria-primaPendente
FILIAL 2REVENDA A PRAZORevendaAprovado
CD-RSTRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOSEm terceirosCancelado
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Emitir documento

Realizar a emissão do documento, e neste caso preenchendo os custos dos produtos que serão consumidos e informando o valor no produto transformado.
Topo

Abrir

Abrir o documento para edição.
Topo

Reemitir documento

Reemitir documento de transformação

Regras

Preencher atributos do documento

Preenche alguns atributos do documento:
  • Emitente: Estabelecimento
  • Destinatário: Estabelecimento
  • Endereço
  • Tipo de emitente: Próprio
  • Tipo de operação: Conforme natureza de operação
Esta rotina também garante a existência dos tipos de movimentação para a saída e entrada da transformação.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Preencher estoque da natureza

Quando informado a natureza de operação e a mesma possuir um estoque deve utilizar ele.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Natureza de operação" do formulário "Novo"

Remover botões

Remover os botões conforme a situação do documento
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Veja também