Documentos de entrada e saída

Índice

Emissão de documentos de entrada por devolução

DOENSA.CAD_DOCTES_DEVOLUCAO

Descrição

Emissão de documentos de entrada por devolução ou retorno de mercadorias a partir de documentos de saída emitidos pelo estabelecimento.

Esta operação não deve ser utilizada caso o destinatário do documento de saída realize a emissão de documento de devolução para o documento de saída.

Abatimentos ou créditos do cliente:

Poderão ser realizados abatimentos dos valores devolvidos nos títulos a receber do cliente, considerando a disponibilidade de saldo nos títulos a receber vinculados ao documento de saída devolvido.
Caso não haja saldo nos títulos a receber do cliente ou os títulos estiverem registrados em banco (para boletos) serão gerados títulos a pagar (em haver) para o cliente (tipo de título padrão para os créditos pode ser definido pela preferência FINANC.TIPOS_TITULOS.VALOR_HAVER_TIPO_TITULO).
A forma de utilização do crédito do cliente nos próximos faturamentos pode ser definida através do campo Utilizado como crédito na emissão dos documentos dos Tipos de títulos.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Módulo de Documento de Entrada e Saida:

Módulo de Documento de Entrada e Saida:

Campos:

Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Sigla ou abreviatura da espécie de documento. P.ex.: CF, NFF, NF, DUP, PEDIDO, CTRC, NFVC, etc.
Data de emissão do documento. No caso de documentos de saída deve ser preenchido somente quando for impresso o documento ou no momento da saída do documento ou mercadoria do estabelecimento do emitente.
Nome dado para identificar a natureza de operação. Normalmente possui a descrição da CFOP com informações complementares que auxiliem os usuários na escolha correta da natureza a ser utilizada em cada situação.
Ex:
  • REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)
  • REVENDA A VISTA COM COMISSÃO
  • REVENDA A PRAZO
  • TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOS
  • REMESSA PARA CONSIGNAÇÃO
  • RETORNO DE CONSIGNAÇÃO
  • REMESSA PARA CONSERTO
Série do documento fiscal. P.ex: U = Única, 1, T, 0. O sistema informa automaticamente o número da série no momento da emissão da nota.
Caso preenchido a série em um documento de emissão própria, será validado se é permitido o uso da mesma no estabelecimento/espécie.
Número do documento. Pode ser digitado (informado) pelo usuário ou estabelecido automaticamente pelo sistema.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo (pessoa física) ou razão social (pessoa jurídica) do emitente do documento fiscal.
Nome completo (pessoa física) ou razão social (pessoa jurídica) do destinatário do documento fiscal.

Estabelecimento que emitiu o documento original
Espécie do documento emitido. Por padrão é apresentado a última espécie que foi utilizada em um documento de devolução, cadastrado pelo usuário.
Série do documento de origem
Número do documento de origem
Natureza de operação para o documento. São apresentados somente as naturezas com a finalidade de devolução. Pode ser alterado com a preferência: "DOENSA.CAD_DOCTES_DEVOLUCAO.BASE.NATUREZA_OPERACAO_ID.SQL_OPTIONS"
Gerar o documento de entrada por devolução/retorno com todos os itens do documento de saída informado. Caso não seja marcado, os itens devolvidos/retornados deverão ser informados manualmente.
Equipamento de cupom fiscal
Pessoa que está devolvendo a(s) mercadoria(s). Seu preenchimento é obrigatório somente no caso de NFCE (modelo 65), NFVC (modelo 2D), CF (Cupom Fiscal) onde o destinatário original seria o consumidor final.
A configuração para liberação do campo para outras espécies de documentos pode ser realizada através da preferência DOENSA.CAD_DOCTES_DEVOLUCAO.ESPECIES_PERMITEM_ALTERAR_CLIENTE.
Data que o documento foi cadastrado no sistema.
Domínio que permite que o usuário escolha 1 valor de uma lista relativamente reduzida de valores previamente fixados.

Propriedades (format)

add-null-option

Indica se deve ser adicionada uma opção nula mesmo para campos obrigatórios.
Por padrão, um campo obrigatório não vem com a opção nula (um valor é automaticamente selecionado).
Valores possíveis:
add-null-option:yes
add-null-option:no
  • Manutenção - Permite realizar modificações no documento.
  • Pendente - Não permite realizar modificações no documento.
    Documento pronto para ser emitido.
    Número do documento não é obrigatório.
  • Aprovado - Documento aprovado pelo SEFAZ e é permitido a impressão da DANFE
  • Cancelado - Documento cancelado e não é permito realizar modificações no documento.
  • Denegado - Documento denegado pela SEFAZ ocasionado normalmente nas por irregularidade cadastral ou fiscal ou do emitente ou do destinatário do documento.
    O número de um documento denegado não poderá mais ser utilizado em outro documento e o documento denegado não poderá ser excluído do sistema ou sua situação alterada (p.ex.: para manutenção, cancelado ou inutilizado).
    Um documento denegado não possui valor fiscal ou comercial (não movimentará os estoques e os títulos financeiros do contas a receber ou pagar deverão estar cancelados, pois o documento é irregular).
  • Rejeitado - Documento rejeitado pela SEFAZ.
  • Em lote - Documento foi incluido em um lote para processamento com a SEFAZ.
  • Inutilizado - Documento foi inutilizado na Sefaz.
  • Emitido - Não permite realizar modificações no documento.
    Número do documento é obrigatório.
  • Entregue - Não permite realizar modificações no documento.
  • Retornado integralmente - Documento de saída foi retornado integralmente (devolução total dos produtos pelo destinatário).
Valor total do documento.
Data de cancelamento do documento.
Define se deve permitir que o itens dos pedidos ou de outros documentos (devolução para fornecedor), devem ser liberados para uma nova operação de saída.
  • Liberar - Os itens de pedidos vinculados ao item do documento devem ser liberados para nova emissão de documento
  • Não liberar - Os itens de pedidos vinculados ao item do documento não devem ser liberados para nova emissão de documento, por isso deve ser atualizado a quantidade devolvida.
  • Cancelar - Os itens de pedidos vinculados ao item do documento devem ter a sua quantidade retornada, e cancelada.
Data de entrega (operação saída) ou entrada no estoque (operação entrada).
  • Saída: Data em que a mercadoria foi entregue ao destinatário do documento fiscal.
  • Entrada: Data em que a mercadoria entrou no estoque. Será utilizada para o movimento do estoque e fiscal.
Vendedor informado no documento
Data e hora de saída (impressa) do documento fiscal das instalações do emitente.
Esta informação não deve ser alterada depois do documento ser emitido.
Número do documento. Pode ser digitado (informado) pelo usuário ou estabelecido automaticamente pelo sistema.
Valor de desconto concedido no documento. Será considerado o somatório dos descontos informados nos itens do documento caso seja informado o desconto em qualquer item do documento.
Valor do frete do documento fiscal.

Caso informado o campo de "Valor de frete informado" em um dos itens, será a soma dos mesmos.
Valor total das mercadorias do documento.
Valor total do seguro destacado nas despesas acessórias do documento.
Valor da taxa de cobrança, outras despesas acessórias.

Caso informado o campo de "Valor de despesas acessórias informado" em um dos itens, será a soma dos mesmos.
Finalidade para emissão do documento
  • NF-e normal
  • NF-e complementar
  • NF-e de ajuste
  • Devolução
Apresenta os documentos que fazem referência a este documento ou que este documento faça referência.
Motivo para emissão do documento de devolução
Ex:
  • DESISTÊNCIA DO CLIENTE
  • DESACORDO COMERCIAL
  • MERCADORIA DANIFICADA
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
No caso documento com finalidade de devolução, é gerado o abatimento ou novo título a pagar/receber. Quando informado "S" não será gerado financeiro ou realizado abatimento nos títulos.
  • Realizar o abatimento - Caso possível será realizado o abatimento do título ou gerado um título para crédito.
  • Não realizar abatimentos - Não será gerado abatimentos ou gerado novos títulos.
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Conta gerencial do documento de devolução utilizada nos movimentos de abatimento dos títulos a receber do documento de origem, desde que existam as condições que permitam a realização de movimento financeiro de abatimento por devolução nestes títulos e nos títulos a pagar gerados para "crédito" financeiro para o remetende (cliente destinatário do documento de saída devolvido/retornado).
Observação obrigatória em caso de cancelamento de documento.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZManutençãoDESISTÊNCIA DO CLIENTE
FILIAL 1PendenteDESACORDO COMERCIAL
FILIAL 2AprovadoMERCADORIA DANIFICADA
CD-RSCanceladoDESISTÊNCIA DO CLIENTE
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Relatório

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
MATRIZManutençãoDESISTÊNCIA DO CLIENTE
FILIAL 1PendenteDESACORDO COMERCIAL
FILIAL 2AprovadoMERCADORIA DANIFICADA
CD-RSCanceladoDESISTÊNCIA DO CLIENTE
Topo

Criar documento

Criar o documento de devolução com base em um outro documento de saída emitido pela empresa.
Comportamento:Topo

Emitir documento entrada

Emitir documento de entrada no estoque.
Topo

Emitir documento

Imprimir o documento de entrada.
Topo

Cancelar documento

Realizar o cancelamento do documento.
Ação é apresentada somente quando o documento não possuir espécie modelo 55(NFE), neste caso é necessário acessar a ação de [b:Acessar documento]

Configurações

DOENSA.CAD_DOCTES_DEVOLUCAO.ESPECIE

Espécie de documento para o documento de entrada por devolução

Define a espécie padrão para os documentos de entrada por devolução.
A espécie do documento de entrada será a mesma espécie do documento de saída (devolvido) caso o valor da preferência seja "N".
O valor da preferência deve ser exatamente igual ao campo "Espécie" do cadastro de Espécies de documentos quando a espécie dos documentos de entrada for diferente do documento de saída devolvido.

Tipo: TEXT

Valor padrão: N

DOENSA.CAD_DOCTES_DEVOLUCAO.ESPECIES_PERMITEM_ALTERAR_CLIENTE

Espécies que permitem informar o cliente

Espécies que permitem alterar o cliente na inclusão de uma devolução

Tipo: TEXT

Valor padrão: CF

DOENSA.CAD_DOCTES_DEVOLUCAO.ESPECIE_PADRAO

Espécie utilizada na última operação de entrada por devolução

ID da última espécie de documento utilizada em uma operação de entrada por devolução.

Tipo: TEXT

DOENSA.CAD_DOCTES_DEVOLUCAO.GERACAO_AUTOMATICA_FINANCEIRO_DEVOLUCAO

Geração automática de títulos a pagar para entrada por devolução

Define a geração automática de títulos a pagar para documentos de entrada por devolução.

  • Marcado: Executa tentativa de abatimento do valor total da devolução dos títulos a receber vinculados ao documento de saída retornado. Será criado um título a pagar para crédito do cliente caso não seja possível realizar o abatimento do valor devolvido nos títulos a receber vinculados ao documento de saída retornado.
  • Desmarcado: Não realiza nenhuma operação financeira com o documento retornado.

Tipo: FLAG

Valor padrão: S

DOENSA.CAD_DOCTES_DEVOLUCAO.NAO_REALIZAR_ABATIMENTO_DEFAULT

Padrão para tentativa de abatimento de valores devolvidos em títulos a receber do cliente

Definição do procedimento padrão para o sistema não realizar de abatimento dos valores devolvidos em títulos em aberto do cliente.

  • Marcado: Não realiza o abatimento automaticamente.
  • Desmarcado: Realiza o abatimento automaticamente baseado nas regras de abatimentos financeiros para devolução.

Tipo: FLAG

Valor padrão: N

Regras

Ajustar campos conforme espécie

Ajusta o campo ECF conforme a espécie utilizada. Somente deve ser apresentado o campo ECF se a espécie selecionada estiver com a opção "Permite ECF" selecionada.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Criar documento"
  • Ao alterar campo "Especie" do formulário "Criar documento"

Apresentar documentos referênciados

Apresenta os documentos referênciados.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Apresentar emitente do documento informado

Apresenta o emitente do documento informado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Criar documento"
  • Ao alterar campo "Especie" do formulário "Criar documento"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Criar documento"
  • Ao alterar campo "Número" do formulário "Criar documento"
  • Ao alterar campo "Série" do formulário "Criar documento"

Apresentar nome do remetente

Apresenta o nome completo do remetente ao informar o código de pessoa do remetente.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Criar documento"
  • Ao alterar campo "Remetente" do formulário "Criar documento"

Cliente e ecf devem ser liberados somente quando especie for cupom fiscal

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Criar documento"
  • Ao alterar campo "Especie" do formulário "Criar documento"

Montar tela custom

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Criar documento"

Popular contas gerenciais

Popula o autocomplete para o campo de contas gerenciais.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Criar documento"

Remover botões

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Remover editabilidade conforme situação do documento

Não deve ser permitido alterar informações do documento quando ele já foi emitido.

A única informação que pode ser alterada é o motivo de devolução.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"