Documentos de entrada e saída

Índice

Documentos de entrada de terceiros

DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA

Descrição

Documentos fiscais de entrada de fornecedores (somente documentos emitidos por "terceiros", ou seja, documentos emitidos pela empresa usuária do sistema não são apresentados nesta interface).
Esta funcionalidade permite que o usuário já tenha a opção de o título ir a protesto ou não, caso selecionada esta opção no cadastro do cliente.
Possui uma validação que utiliza também a partilha de ICMS entre o estado de origem e de destino (ICMSpart).

Observações:

Conclusão do documento

Tela onde o usuário informa os valores e demais informações constantes no documento recebido do fornecedor para conferência dos valores apurados ou calculados pelo sistema.

Sem financeiro

Se a opção estiver desmarcada, indica que o documento deverá ser concluído com a realização dos fechamentos do valor do documento x soma total dos títulos registrados no financeiro (contas a pagar).
Se a opção estiver marcada, o sistema não considerará a existência de títulos no financeiro (contas a pagar) para o documento.

Itens OC a cancelar

São apresentados todos os itens de OCs (Ordens de Compra) emitidos para o fornecedor que estejam abertos (com saldo) para que o usuário indique o cancelamento dos itens de OC que não serão mais atendidos pelo fornecedor.

Documentos de devolução

Para documentos de entrada que possuam a finalidade de devolução é permitido que seja "abatido" os valores dos títulos em aberto no contas a receber contra o emitente do documento.Os valores serão abatidos na ordem informada.


Documento com conferência

Caso já exista uma conferência vinculada ao documento e seja necessário excluir o documento deve ser acessado a tela INVENTARIO.CAD_CONFERENCIAS_DOCUMENTOS e excluir a conferência para poder excluir o documento.


Ver também:

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Modulo de documento de entrada:

Modulo de projetos:

Campos:

Chave de identificação interna
Arquivo XML a ser importado
Podem ser importados arquivos de NFe, CTe, NFSe (dependendo do serviço de NFSe do município)

NFe: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal
CTe: http://www.cte.fazenda.gov.br
Número da chave de acesso para a importação do documento.
Disponível para download de NFE (modelo 55) e CTE (modelo 57)

No caso de CTE é necessário que monitor de documentos esteja ativo Monitor de documentos fiscais

Para utilizar a importação do documento através da chave de acesso, o estabelecimento padrão do usuário terá de ser obrigatoriamente o do estabelecimento do destinatário contante no documento a ser importado.
Para importar documentos de outros estabelecimentos, deve ser alterado o estabelecimento padrão do usuário (ver Como alterar o estabelecimento padrão do usuário logado?).
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Sigla ou abreviatura da espécie de documento. P.ex.: CF, NFF, NF, DUP, PEDIDO, CTRC, NFVC, etc.
Série do documento fiscal. P.ex: U = Única, 1, T, 0. O sistema informa automaticamente o número da série no momento da emissão da nota.
Caso preenchido a série em um documento de emissão própria, será validado se é permitido o uso da mesma no estabelecimento/espécie.
Número do documento. Pode ser digitado (informado) pelo usuário ou estabelecido automaticamente pelo sistema.

Este campo ficará obrigatório caso não houver uma sequência definida no estabelecimento selecionado para a espécie informada.
Número da chave de acesso para documento fiscal eletrônico (Nota Fiscal Eletrônica, Conhecimento de Transporte Eletrônico, Manifesto de Transporte Eletrônico ou Nota fiscal de Serviço Eletrônica).
  • Para documentos modelos 55 (NFE), 65 (NFCE), 57 (CTE), 67 (CTEOS), 58 (MDFE) o tamanho é 44 números, com validação de dígito verificador.
  • Para documentos modelo NFSe não existe tamanho fixo e não existe validação do conteúdo.
Domínio que permite que o usuário escolha 1 valor de uma lista relativamente reduzida de valores previamente fixados.

Propriedades (format)

add-null-option

Indica se deve ser adicionada uma opção nula mesmo para campos obrigatórios.
Por padrão, um campo obrigatório não vem com a opção nula (um valor é automaticamente selecionado).
Valores possíveis:
add-null-option:yes
add-null-option:no
  • Manutenção - Permite realizar modificações no documento.
  • Pendente - Não permite realizar modificações no documento.
    Documento pronto para ser emitido.
    Número do documento não é obrigatório.
  • Aprovado - Documento aprovado pelo SEFAZ e é permitido a impressão da DANFE
  • Cancelado - Documento cancelado e não é permito realizar modificações no documento.
  • Denegado - Documento denegado pela SEFAZ ocasionado normalmente nas por irregularidade cadastral ou fiscal ou do emitente ou do destinatário do documento.
    O número de um documento denegado não poderá mais ser utilizado em outro documento e o documento denegado não poderá ser excluído do sistema ou sua situação alterada (p.ex.: para manutenção, cancelado ou inutilizado).
    Um documento denegado não possui valor fiscal ou comercial (não movimentará os estoques e os títulos financeiros do contas a receber ou pagar deverão estar cancelados, pois o documento é irregular).
  • Rejeitado - Documento rejeitado pela SEFAZ.
  • Em lote - Documento foi incluido em um lote para processamento com a SEFAZ.
  • Inutilizado - Documento foi inutilizado na Sefaz.
  • Emitido - Não permite realizar modificações no documento.
    Número do documento é obrigatório.
  • Entregue - Não permite realizar modificações no documento.
  • Retornado integralmente - Documento de saída foi retornado integralmente (devolução total dos produtos pelo destinatário).
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Define qual a natureza de operação deve ser utilizada para este documento.
Somente pode ser informada uma natureza de operação que tenha vínculo ativo com o estabelecimento (ver Naturezas de operações dos estabelecimentos) e a espécie (ver Associações entre naturezas de operações e espécies) informada no documento.
Informar a natureza de operação significa que todos os itens terão a mesma natureza.


Operação a ser realizada nas transações de entrada de produtos e serviços do estabelecimento.
Somente serão apresentadas naturezas de operações de "entrada" e que possuam itens (naturezas de operações que não exigem itens não serão apresentadas).
Ex:
  • REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)
  • REVENDA A VISTA COM COMISSÃO
  • REVENDA A PRAZO
  • TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOS
  • REMESSA PARA CONSIGNAÇÃO
  • RETORNO DE CONSIGNAÇÃO
  • REMESSA PARA CONSERTO
Considera o documento como "compra" de mercadorias ou serviços. Não se enquadram nesses casos operações tais como: devoluções de clientes, entradas para conserto, entradas por transferência entre estabelecimentos, entradas para garantia.
Data de emissão do documento. No caso de documentos de saída deve ser preenchido somente quando for impresso o documento ou no momento da saída do documento ou mercadoria do estabelecimento do emitente.
Data e hora de saída (impressa) do documento fiscal das instalações do emitente.
Esta informação não deve ser alterada depois do documento ser emitido.
Data que a mercadoria/documento foi recebido, mas não entrou no estoque.
Data em que a mercadoria entrou no estoque. Será utilizada para o movimento do estoque e fiscal. A data deve ser superior ou igual a data de recebimento do documento.
Data de cancelamento do documento.
Data que o documento foi cadastrado no sistema.
Data que o documento fiscal foi arquivado ou recebido pela área administrativa, por exemplo.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Finalidade para emissão do documento
  • NF-e normal
  • NF-e complementar
  • NF-e de ajuste
  • Devolução
Indica a finalidade que o cliente/destinatário dará para mercadoria.

Caso não informado é utilizado por padrão:
  • CNPJ com IE: Revenda
  • Outros: Consumo

A "finalidade" do documento será preenchido com a "finalidade da mercadoria" informado nos pedidos vinculados ao documento. Em caso onde houverem dois ou mais pedidos será aplicado o valor da "finalidade" do primeiro pedido vinculado ao documento.
  • Revenda - Destinatário está comprando a mercadoria para revender. No XML é informado 0 = Normal.
  • Consumo - Destinatário está comprando a mercadoria para consumo. No XML é informado 1 = Consumidor final.
A manifestação do destinatário permite ao destinatário da Nota Fiscal Eletrônica - NF-e manifestar-se sobre a sua participação comercial descrita na NF-e, confirmando, ou não, as informações prestadas pelo seu fornecedor e emissor do respectivo documento fiscal.
Quando informado o caso "Operação não realizada" deve ser informado a justificativa para o mesmo.
  • Confirmação da operação - O destinatário confirma que a operação descrita na NF-e ocorreu. Quando a NF-e trata de uma circulação de mercadorias, o momento de registro do evento deve ser posterior à entrada física da mercadoria no estabelecimento do destinatário. Após a Confirmação da Operação, a empresa emitente fica impedida de cancelar a NF-e.
  • Desconhecimento da operação - Manifestação do destinatário declarando que a operação descrita da NF-e não foi por ele solicitada.
  • Operação não realizada - Manifestação do destinatário declarando que a operação descrita na NF-e foi por ele solicitada, mas não foi efetivada. Este registro deve ser feito, por exemplo, se a carga foi extraviada ou roubada durante o transporte.
Justificativa da manifestação do destinatário em casos onde não houve a realização do recebido das mercadorias pelo destinatário do documento. Somente pode ser preenchido quando for informado "Operação não realizada" na manifestação do destinatário.
Indica quem é o tomador do serviço no documento de transporte (CTe).
  • Remetente - O tomador do serviço é a pessoa indicada como remetente.
  • Expedidor - O tomador do serviço é a pessoa indicada como expedidor.
  • Recebedor - O tomador do serviço é a pessoa indicada como recebedor.
  • Destinatário - O tomador do serviço é a pessoa indicada como destinatário.
  • Outros - O tomador do serviço é uma outra pessoa qualquer e que é informada de forma avulsa. Um novo campo é apresentado para que o usuário informe quem é o tomador.
Permite selecionar itens de pedidos/ordens de compra para vinculação ao documento de entrada e baixa (atendimento ou entrega) dos respectivos itens.
A apresentação das colunas e a definição de quais itens serão apresentados é definida no campo SQL itens de pedidos para baixa do Naturezas de operação. O campo com os itens não será apresentado na tela caso o SQL não esteja informado.
Define se os itens dos pedidos devem ser liberados para novo faturamento ao executar o cancelamento do documento de saída ou na emissão de documentos de devolução ou retorno das mercadorias vinculados ao documento de saída.
  • Liberar - Os itens de pedidos vinculados ao item do documento devem ser liberados para nova emissão de documento
  • Não liberar - Os itens de pedidos vinculados ao item do documento não devem ser liberados para nova emissão de documento, por isso deve ser atualizado a quantidade devolvida.
  • Cancelar - Os itens de pedidos vinculados ao item do documento devem ter a sua quantidade retornada, e cancelada.
Observações gerais sobre o documento. Permite um comentário ou observação para o uso de gerenciamento do documento.
Motivo pelo qual foi emitido o documento de devolução.
Ex:
  • DESISTÊNCIA DO CLIENTE
  • DESACORDO COMERCIAL
  • MERCADORIA DANIFICADA
Define se o sistema deve recalcular automaticamente os impostos deste documento.
Define como será feito o lançamento do valor do produto, se será unitário ou pelo total.
  • Valor unitário do item - Valor informado no item deverá ser o unitário.
  • Valor total do item - Valor informado no item deverá ser o total.
Define se após a inclusão da nota, deve ser redirecionado para a tela de inclusão de itens, de alteração de quantidades ou concluir a nota.

Esta opção só está disponível quando feita baixa de OC. Neste caso, será sugerido automaticamente ir para tela de conclusão do documento.

Quando não for feita baixa de OC será redirecionado para a tela de inclusão de itens e a opção de direcionar não estará disponível.
  • Incluir itens - Define que após a inclusão do documento deve-se ir para a interface de inclusão de itens.
  • Alterar itens - Define que após a inclusão do documento deve-se ir para a interface de alteração dos itens, permitindo a alteração das quantidades entregues.
  • Concluir documento - Define que após a inclusão do documento deve-se concluir automaticamente o documento.
  • Acessar conclusão de documento - Esta opção permite acessar a função de concluir o documento de entrada, após a inclusão.
Apresenta as conferências vinculadas ao documento de entrada.
Número do lote para envio para contabilidade
Arquivos vinculados ao documento.

Para incluir no e-mail os arquivos vinculados ao documento é necessário que na configuração espécie para o estabelecimento esteja marcada a opção "Anexos ao documento" do campo Anexos do e-mail, caso a espécie não esteja configurada por estabelecimento, então a preferência DOENSA.DOC_ENTRADAS_SAIDAS.ENVIAR_ANEXOS_EMAIL deverá estar marcada (valor S).
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Deve ser informado apenas se este documento foi gerado com base em um pedido (ordem de compra) que utilizou uma moeda alternativa. Quando informado, deve-se informar também a cotação que foi utilizada para a conversão. Exemplo: Ordem de compra em dólares sendo recebida através de uma NFE em reais.
Cotação da moeda utilizada para converter, por exemplo, uma ordem de compra em dólares para uma NFe em reais. Este campo somente deve ser preenchido após ser informada a moeda alternativa.
Valor total das mercadorias do documento.
Valor total de produtos do documento.
Valor total em serviços do documento
Valor de desconto concedido no documento. Será considerado o somatório dos descontos informados nos itens do documento caso seja informado o desconto em qualquer item do documento.
Valor de desconto para o documento.
Valores relativos a créditos quando bonificação
Valor do frete do documento fiscal.

Caso informado o campo de "Valor de frete informado" em um dos itens, será a soma dos mesmos.
Domínio utilizado para armazenar valores monetários.
Valor total do seguro destacado nas despesas acessórias do documento.
Domínio utilizado para armazenar valores monetários.
Valor da taxa de cobrança, outras despesas acessórias.

Caso informado o campo de "Valor de despesas acessórias informado" em um dos itens, será a soma dos mesmos.
Domínio utilizado para armazenar valores monetários.
Outros valores registrados no documento.
Valor de impostos retidos.
Valor total da base de cálculo do ICMS.
É a soma dos valores de base de cálculo de ICMS registrados nos itens do documento.
Valor de base informado no documento
Valor total de ICMS destacado no documento.
É a soma dos valores de ICMS registrados nos itens do documento.
Valor de ICMS informado no documento.
Valor de ICMS creditado pelo destinatário do documento de entrada.
Valor de outros de ICMS.
É a soma dos valores de outros de ICMS registrados nos itens do documento.
Valor total de isentos do ICMS.
É a soma dos valores de isentos de ICMS registrados nos itens do documento.
Valor de diferencial de alíquota de ICMS que deve ser agregado ao custo fiscal do produto.
Seu uso é indicado para empresas optantes pelo Simples Nacional onde o diferencial de ICMS é um "custo".
O valor será distribuído somente entre os itens do documento que possuírem as CSTs 00 e 20.
Valor de base de cálculo ICMS substituição
Valor de base para substituição tributária do ICMS.
Valor de ICMS substituição tributária destacado no documento, já considerando o valor de "crédito" de ICMS.
Exemplo:
Base ICMS = R$ 100,00
Alíquota ICMS = 18%
MVA = 40%
Base ICMS ST = R$ 140,00
Alíquota ICMS ST = 18%
Valor de ICMS ST = (R$ 140 x 18%) - (R$ 100 x 18%)
                 = 25,20 - 18,00 
                 = 7,20.
Valor de substituição tributária do ICMS.
Valor total de ICMS ST recolhido em guia avulsa, em operação com mercado substituída no estado de destino, e não recolhida pelo emitente do documento fiscal.
  • É a soma dos itens que possuírem o valor de "Valor ICMS Substituição Tributária avulsa" informado;
  • Somente é aceito em documentos de entrada com emissão de terceiros;
  • O valor informado será agregado ao custo fiscal da mercadoria;
Valor de ICMS substituição tributária FCP destacado no documento.
Valor total de FCP (Fundo de Combate a Pobreza).
Valor total do ICMS relativo ao Fundo de Combate à Pobreza(FCP) para a UF de destino.
Valor total do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) destacado no documento.
Valor total de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) devolvido destacado no documento.
Domínio utilizado para armazenar valores monetários.
Valor total do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) destacado no documento.
Valor total do documento.
valor total
Valor total da carga documento de transporte
Valor de frete recebido/enviado via documento de conhecimento de frete e que não influi no valor total do documento, mas é considerado no custo de aquisição da mercadoria.

OBS: Caso vinculado a uma CTE o campo não deve ser preenchido, pois será informado automaticamente pela mesma.
Valor de ICMS destacado em documento de frete, p.ex.: CTRC.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Define se deve importar os títulos que estão no documento XML da NFe. No caso de CTe e NFSe será criado um título com vencimento com a data atual, pois em ambas não existe a informação de títulos no XML.
Valor padrão: S
Documento fiscal não possui nenhum lançamento financeiro, ou não deve validar o valor do documento com os títulos.
P.ex: Documentos de bonificação, brinde, etc.
Define se antes da emissão do documento deve ser gerado o faturamento utilizando como base as definições do plano de pagamento informado no documento.

No caso de devolução define se deve realizar os abatimentos dos títulos dos documentos de origem.
Define o plano de pagamento para este documento.
Permite definir um prazo para pagamento, gerando o financeiro conforme as parcelas informadas.

Deve ser informado cada parcela separada por barras, por exemplo:
30/60/90
Tipo de título ser utilizado na geração do financeiro.
Indicador do tipo e forma de pagamento do documento fiscal eletrônico conforme especificações do SPED.
  • Pagamento à vista - A transação foi realizada com pagamento à vista.
  • Pagamento a prazo - A transação foi realizada a prazo (parcelada ou não).
  • Outros - A transação não envolveu transações de pagamento (anteriormente definido no SPED como "Sem pagamento").
Sistema deve manter os títulos na situação de previstos?
Criar um título previsto para o documento com base no valor total do documento.
Relação de títulos a pagar para o fornecedor, não vinculados a documentos, que estão previstos ou que estão antecipados (liquidados) que podem ser vinculados ao documento de entrada.

Este campo pode ser ocultado pela configuração de interface.

As opções apresentadas neste campo são configuradas na preferência DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.SQL_TITULOS_PREVISTOS_ANTECIPADOS.
Conta contábil gerencial para o título gerencial.
Indica que os valores do documento de entrada por devolução poderão ser abatidos (movimento de abatimento por devolução) nos títulos do documento de saída vinculado.
Valor livre para lançamento crédito financeiros no documento. Esse valor será rateado no valor de aquisição de forma proporcional entre os itens do documento.
Valor livre para lançamento de débitos referentes ao documento
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Ordem de compra para o transporte para documentos de conhecimento de transporte.
Somente são apresentadas ordens de compra para fornecedor e o tomador do transporte.

São apresentadas ordens de compra com o fornecedor igual ao da nota, com quantidade pendente maior que zero e com a situação "pendente/proposta".
Itens parciais nas ordens de compra que podem ser cancelados.
Apresenta os itens do documento que estão sem OC informada, mas que possuem uma OC para este mesmo produto e fornecedor do documento.

Configurável pela preferência SQL_ITENS_SEM_OC.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Projeto ao qual o documento está vinculado. Utilizado quando se deseja apropriar documentos fiscais, tanto de entrada como de saída a um determinado projeto.
Nome utilizado para identificar o tipo de atividade.
Ex:
  • Projeto de Software
  • Produção de pedidos
  • Implantação de software
  • Erro
Conta orçada de um projeto.
Somente permite valores do tipo de conta conforme o a operação:
  • Documento de entrada: Somente tipo de conta "D" (débito ou a pagar).
  • Documento de saída: Somente tipo de conta "C" (crédito ou a receber).

O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Modelo de rateio que será utilizado para desmembramento contábil ou gerencial do documento.
Conta gerencial a ser utilizada nos títulos a pagar vinculados ao documento.
Centro de custos do destinatário. Utilizado para emitir o faturamento separado para cada centro de custos do cliente.
Ex:
  • ESTOQUE
  • PRODUÇÃO
  • ADMINISTRATIVO
  • VENDAS
Quando informado, indica os elementos que serão utilizados para desmembrar o valor do lançamento. Quando o desmembramento é marcado, o sistema apresenta uma guia extra onde o usuário poderá informar o desmembramento do valor em diferentes contas gerenciais, centros de custo, projetos, estabelecimentos, etc.

Ver: Desmembramento gerencial dos valores de um lançamento.
  • Conta gerencial
  • Centro de custo/resultado
  • Estabelecimento
  • Projeto
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Conta contábil gerencial de débito que deve ser utilizado para os títulos gerados deste documento.

A conta débito pode ser de natureza devedor ou credor.
Permite definir para qual conta de débito os movimentos financeiros dos títulos gerados devem possuir.

Pode ser informado a conta ou apenas a chave da conta.

Quando não informado, será utilizado a conta contábil de débito informado para o lançamento do tipo de título conforme o estabelecimento informado (ver no cadastro do estabelecimento, guia "Cont títulos").
Conta contábil gerencial de crédito que deve ser utilizado para os títulos gerados deste documento.

A conta crédito pode ser de natureza devedor ou credor.
Permite definir para qual conta de crédito os movimentos financeiros dos títulos gerados devem possuir.

Pode ser informado a conta ou apenas a chave da conta.

Quando não informado, será utilizado a conta contábil de crédito informado para o lançamento do tipo de título conforme o estabelecimento informado (ver no cadastro do estabelecimento, guia "Cont títulos").
Data que foi registrado a ciência do documento fiscal de terceiro.
Apresenta os documentos referenciados a este documento e link para documentos vinculados a CTE

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZManutençãoREVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)DESISTÊNCIA DO CLIENTE
FILIAL 1PendenteREVENDA A VISTA COM COMISSÃODESACORDO COMERCIAL
FILIAL 2AprovadoREVENDA A PRAZOMERCADORIA DANIFICADA
CD-RSCanceladoTRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOSDESISTÊNCIA DO CLIENTE
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
MATRIZ
Manutenção
REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)
NF-e normal
Revenda
Confirmação da operação
Remetente
DESISTÊNCIA DO CLIENTE
Não
Valor unitário do item
Não
Pagamento à vista
Projeto de Software
ESTOQUE
Conta gerencial
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Comportamento:Topo

Concluir documento

Tela para confirmação dos valores do documento e sua conclusão (confirmação de "entrada").
CTE 123 - Valor total: 426,75 - Valor Carga: 28.450,25
Notas vinculada 1: Valor total documento:  4.406,30 - Valor de frete a ser informado: 66,09
Notas vinculada 2: Valor total documento: 24.043,95 - Valor de frete a ser informado: 360,66
Comportamento:Topo

Importar XML (NFe, CTe, NFSe)

Permitir a inclusão de documentos fiscais utilizando padrões XML, importando o arquivo ou informando a chave de acesso para realizar o download no sistema da SEFAZ ( disponível somente para notas modelo "55" - NFe ).
No caso de CTE(modelo 57) a importação está disponível caso o esteja configurado em Monitor de documentos fiscais

São permitidos layouts:

A importação do XML do documento eletrônico a partir da chave de acesso será realizado com os certificados eletrônicos do estabelecimento padrão do usuário.
Para importar documentos de outros estabelecimentos, deve ser alterado o usuário padrão do usuário (ver Como alterar o estabelecimento padrão do usuário logado?).
Comportamento:Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
MATRIZManutençãoREVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)Remetente
FILIAL 1PendenteREVENDA A VISTA COM COMISSÃOExpedidor
FILIAL 2AprovadoREVENDA A PRAZORecebedor
CD-RSCanceladoTRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOSDestinatário
Topo

Emitir documento

Emitir documento de entrada.
Caso documento seja uma NFe será emitido um espelho do documento de origem.
Topo

Relatório em PDF

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Excluir todos

Ação que permite excluir todos os registros que obedecem ao filtro informado!
Topo

Remover rejeição

Tirar a rejeição do documento, e permitir que o mesmo seja reenviado para processamento com a SEFAZ
Topo

Consultar documento

Conecta com a Sefaz do estado do emitente para validação do documento.
Topo

Gerar contra nota

Gerar com origem em um documento de entrada uma contra-nota.

Para natureza de operação deve ser configurada as preferências:

Dúvidas frequentes

  • Como configurar o crédito de ICMS nas operações de compra de empresas do Simples Nacional e de empresas que não são do Simples Nacional?
  • Como proceder na conclusão de um documento de entrada quando o valor do financeiro é diferente do valor total do documento?
  • Como lançar débitos financeiros em documentos de entrada?
  • Como excluir um documento de entrada?
  • O que fazer quando existe um documento de entrada (compra) cujos itens não aparecem nas consultas de compras e nos custos de aquisição dos produtos?
  • Como configurar as preferências e outras informações necessárias para emissão de documentos de entrada por devolução?
  • Como alterar os valores de um documento de entrada?
  • Como permitir a conclusão (confirmação de entrega) de documentos de entrada com valor total igual a 0 (zero)?
  • Campo "Recalcular os impostos" é utilizado para recalcular o valor dos itens também?
  • O que fazer quando é apresentada a mensagem "Configure as regras tributárias para dar entrada dos itens de NFE com substituição tributária!" (importação XML)?
  • Como lançar um retorno de beneficiamento que teve origem em dois documentos de saída
  • Configurações

    DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.ALERTAR_FORMACAO_PRECOS

    Alertar formação de preços

    Indica se o sistema deve verificar se itens do documento não foram vinculados a listas de preços.
    Caso marcado, o sistema irá gerar uma advertência para o usuário sempre que existirem itens que não foram vinculados a nenhuma formação de preços.
    Por padrão, o sistema não faz esta advertência.

    Tipo: FLAG

    DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.APRESENTAR_TITULOS_PAGOS_SEM_DOCUMENTO

    Apresentar títulos que estão pagos e não estão vinculados a um documento de entrada

    Apresentar títulos do fornecedor que estão pagos e não estão vinculados a um documento de entrada.

    Ver:

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.BLOQUEAR_IMPORTACAO_CTE_INEXISTENTE

    Bloquear importação de CTE quando documento inexistente

    Não permitir a importação de CTE quando documento NFE não for localizado no sistema.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: S

    DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.CONTRA_NOTA_DENTRO_ESTADO

    Natureza de operaçao para contra-nota de documentos de dentro do estado

    Natureza de operaçao para contra-nota de documentos de dentro do estado

    Tipo: TEXT

    Valor padrão: CONTRA NOTA DENTRO ESTADO

    DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.CONTRA_NOTA_FORA_ESTADO

    Natureza de operaçao para contra-nota de documentos de fora do estado

    Natureza de operação para contra-nota de documentos de fora do estado

    Tipo: TEXT

    Valor padrão: CONTRA NOTA DE FORA DO ESTADO

    DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.CONTRA_NOTA_FORA_PAIS

    Natureza de operação para contra-nota de documentos de fora do país

    Natureza de operação para contra-nota de documentos de fora do país

    Tipo: TEXT

    Valor padrão: CONTRA NOTA

    DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.ESPECIE_PADRAO

    Espécie padrão para inclusão do documento de entrada

    Espécie padrão para inclusão do documento de entrada

    Tipo: TEXT

    Valor padrão: NFE

    DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.EXIGIR_MANIFESTACAO_NFE

    Exigir a manifestação da NFE

    Caso marcado será exigido a manifestação do destinatário ao concluir o documento de entrada para a espécie NFE.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: S

    DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.INCLUIR_CREDITO_ICMS_FRETE

    Incluir o valor de crédito de ICMS do frete no documento de entrada

    Caso marcado, o valor de crédito de ICMS deve ser informado no documento de entrada, sendo utilizado na composição do custo da mercadoria.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: S

    DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.INFORMAR_CONTA_CREDITO_DEBITO

    Permite informar conta contábil gerencial crédito e débito

    Define se deve ser permitido informar as contas contábeis gerenciais de crédito e/ou de débito na inclusão do documento de entrada.
    Esta opção só é válida quando for configurada a opção para apresentação dos itens dos pedidos/ordens de compra (ver Itens para baixa) na inclusão do documento.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.MANIFESTACAO_NFE_PADRAO

    Manifestação padrão para os documentos de entrada

    Caso informado será utilizado como manifestação padrão para o documento. Deve ser informado os códigos aceitos para a manifestação:210200,210220,210240

    Tipo: TEXT

    DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.MARCAR_TITULOS_DOCUMENTOS_VINCULADOS

    Marcar automaticamente os títulos dos documentos vinculados

    Caso marcado, automaticamente será sugerido para realizar o abatimento os títulos dos documentos vinculados.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.MODULE

    Modulo a ser utilizado por padrão

    Valor padrão: DOENSA.MOD_DOC_ENTRADA

    DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.PERMITE_ALTERACAO_VALORES_XML

    Define se é permitido realizar alterações nos valores do documento de entrada importado a partir de arquivo XML.

    Tipo: TEXT

    Valor padrão: N

    DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.PERMITE_DOC_TOTAL_ZERO

    Se S, permite a conclusão de documentos de entrada com valor total igual a 0 (zero).

    Valor padrão: N

    DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.QUANTIDADE_TITULOS_ABATIMENTO

    Quantidade de títulos que serão apresentados para permitir o abatimento

    Quantidade de títulos que serão apresentados para permitir o abatimento

    Tipo: INTEGER

    Valor padrão: 10

    DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.REMOVE_GUIA_APROPRIACOES

    Indica quando a guia das apropriações deve ser excluída (não apresentada).

    DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.SCRIPT_CONFERENCIAS_VINCULADAS

    Configuração da apresentação de conferências vinculadas ao documento

    Script engine utilizado para apresentar os vínculos de conferências ao documento.

    O preenchimento deve seguir a sintaxe do Telescope Script Engine que deve utilizar a(s) seguinte(s) variável(is) de contexto (macros):

    • ${id}: ID do documento que está sendo realizado.

    Ver também:

    Tipo: SOURCE_CODE

    DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.SQL_ITENS_SEM_OC

    SQL itens sem OC

    SQL utilizado para apresentar os itens do documento que estão sem OC informada, mas que possuem uma OC para este mesmo produto e fornecedor do documento.

    select itdoc.sequencia
    , prod.produto 
    , prod.descricao 
    , marca.marca 
    , prod.referencia_fabricante 
    , uni.simbolo 
    , itdoc.quantidade 
    , ip.quantidade_pendente 
    , p.pedido 
    , p.data_emissao 
    , p.data_requerida 
    from itens_pedidos ip
    join pedidos p on p.id = ip.pedido_id
    join tipos_pedidos tp on tp.id = p.tipo_pedido_id
    join produtos prod on prod.id = ip.produto_id
    left join marcas marca on marca.id = prod.marca_id
    join unidades_medidas uni on uni.id = prod.unidade_medida_id
    join itens_doc_entradas_saidas itdoc on itdoc.produto_id = prod.id and itdoc.ordem_compra is null
    where ip.produto_id in (${produtos_ids})
    and (ip.quantidade_pendente > 0)
    and (p.fornecedor_id = ${emitente_id})
    and (tp.categoria = 'C')
    and (p.situacao not in ('M','E','C'))
    and itdoc.documento_id = ${documento_id}
    order by itdoc.sequencia, p.data_emissao
    

    Tipo: SOURCE_CODE

    DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.SQL_TITULOS_PAGOS_SEM_DOCUMENTO

    Apresentação de títulos do fornecedor pagos e que não foram vinculados a um documento

    SQL para os títulos que estão pagos e não foram vinculados a um documento.

    As informações são apresentadas somente quando a preferência abaixo está marcada (valor = S): DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.APRESENTAR_TITULOS_PAGOS_SEM_DOCUMENTO

    SQL padrão utilizado:

    select t.id,t.titulo,t.data_pagamento
    from titulos t
    where t.tipo_operacao='P'
    and t.data_pagamento is not null
    and t.emitente_id = ?
    and t.id not in (select titulo_id from pedidos_titulos where titulo_id = t.id)
    

    Tipo: SOURCE_CODE

    DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.SQL_TITULOS_PREVISTOS_ANTECIPADOS

    SQL para seleção dos títulos antecipados

    SQL para seleção dos títulos antecipados.
    Caso não informado utiliza o padrão:

    select * from (select t.id as id
    , estab.nome_estabelecimento as "Estabelecimento"
    , tt.tipo_titulo as "Tipo título"
    , t.numero_titulo as "Número"
    , t.sequencia as "Seq"
    , t.data_conclusao as "Emissão"
    , t.data_vencimento as "Vencimento"
    , t.data_pagamento as "Pagamento"
    , t.valor as "Valor"
    , t.saldo as "Saldo"
    , sum(doc.valor_total) as "_doc"
    from titulos t
    inner join tipos_titulos tt on tt.id = t.tipo_titulo_id
    inner join pessoas emit on emit.id = t.emitente_id
    inner join pessoas dest on dest.id = t.destinatario_id
    inner join estabelecimentos estab on estab.id = t.estabelecimento_id
    left join pedidos_titulos pt on pt.titulo_id = t.id
    left join doc_entradas_saidas doc on doc.id = pt.documento_id
    where t.tipo_operacao="P" and t.situacao in ("PR","L","A","PM") and t.emitente_id = ?
    group by t.id
    , estab.nome_estabelecimento,tt.tipo_titulo,t.sequencia,t.data_conclusao,t.data_vencimento
    , t.numero_titulo
    , t.valor
    , t.saldo) as q
    where "_doc" is null

    Tipo: TEXT

    DOENSA.CAD_DOC_ENTRADA.UTILIZAR_VALOR_TOTAL_DISTRIBUICAO_FRETE

    Utilizar o valor total ou de mercadorias para distribuição de frete

    Caso marcado ("S") será utilizado o valor total do documento vinculado para distribuição do frete, caso não marcado("N) será utilizado somente o valor da mercadoria.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: S

    Regras

    AJUSTAR_AUTOCOMPLETE_CONTAS_GERENCIAIS

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Concluir documento"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

    Ajustar autocomplete contas crédito débito

    Apresenta somente contas crédito/débito para o estabelecimento informado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Concluir documento"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

    Ajustar campos de moeda alternativa

    Caso seja informada uma moeda alternativa, o campo de cotação deve ser editável e obrigatório.
    Caso o documento esteja associado a uma OC que tenha uma moeda alternativa, a mesma poderá ser automaticamente selecionada.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Concluir documento"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Moeda de origem" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Moeda de origem" do formulário "Concluir documento"
    • Ao alterar campo "Moeda de origem" do formulário "Novo"

    Ajustar prazo e plano

    Quando informado prazo, não é necessário informar plano de pagamento e vice-versa.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Plano de pagamento" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Prazo de pagamento" do formulário "Novo"

    Ajustar visibilidade contas contábeis gerenciais

    Quando a preferência de estabelecimento ELIGO.CONTABILIDADE_GERENCIAL estive "true" os campos devem ser visíveis.
    Quando a preferência de estabelecimento ELIGO.CONTABILIDADE_GERENCIAL_OBRIGATORIO - ERROR: Não foi possível encontrar um registro em COMPONENTES onde NOME_GLOBAL = ELIGO.CONTABILIDADE_GERENCIAL_OBRIGATORIO! estive "true" os campos devem ser obrigatórios.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Alertar que existem itens sem atualizar formação de preço

    Caso existam itens que não foram utilizados para a formação de preços, incluir uma advertência ao usuário.
    Esta advertência é realizada apenas se configurado para tal.

    Ver preferência:
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Concluir documento"

    Apresentar conferências vinculadas

    Apresenta todas as conferências vinculadas ao documento de entrada.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Apresentar contas contabeis gerenciais

    Apresenta as contas contábeis gerenciais de débito e crédito já informadas.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Concluir documento"

    Apresentar documentos referenciados a este documento

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

    Apresentar itens sem OC

    Apresenta uma tabela com os itens do documento que estão sem OC informada, mas que possuem uma OC para este mesmo produto e fornecedor do documento. O campo ITENS_SEM_OC pode ser configurado pela preferência SQL_ITENS_SEM_OC.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Concluir documento"

    Apresentar justificativa para manifestação

    Apresenta o campo "Justificativa para manifestação do destinatário" quando o campo "Manifestação do destinatário" for "Operação não realizada".
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Manifestação do destinatário" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Manifestação do destinatário" do formulário "Concluir documento"

    Apresentar link para documentos vinculados a CTE

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

    Apresentar mensagem de alerta com diferença entre o valor total dos itens e do documento

    Apresentar mensagem de alerta quando existir uma diferença entre o valor total do documento, e a soma do total informado nos itens.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Apresentar naturezas de operação

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

    Apresentar nome do fornecedor

    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Fornecedor / Emitente" do formulário "Novo"

    Atualizar custos

    Procedimento deve atualizar os custos dos itens quando o documento já estiver na situação de entregue e os campos de descontos/acréscimos financeiros foram modificados.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"

    Calcular valor total conforme itens para baixa

    Calcula o valor total conforme os itens para baixa selecionados.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Itens para baixa" do formulário "Novo"

    Excluir documento de entrada

    Deve ser excluído os seguintes itens:
    • Estoque ( excluir todos os movimentos realizados por este documento )
    • Itens de documento ( excluir todos os itens deste documento )
    • Contabilidade ( se utilizada )
    • Contas à pagar ( Somente se não tiveram movimentos financeiros )
    • Operações fiscais do item e documento
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de excluir formulário "Excluir"

    Importar arquivo NFE 3.10

    Importa arquivos XML de NFEs versão 3.10.

    Importar arquivo XML CTE

    Importar arquivo XML da CTe (Conhecimento de Transporte)

    Importar arquivo XML NFE

    Importa o arquivo XML de NFE (nota fiscal eletrônica) modelo 55.

    Importar arquivo xml NFSE

    Procedimento para importação de arquivos XML de NFSE

    Informar modelo de rateio

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Modelo de rateio" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Modelo de rateio" do formulário "Novo"

    Informar o número do documento conforme a natureza de operação

    Informar o campo de número do documento quando a natureza de operação permitir.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Informar projeto

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Montar tela de concluir documento

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Concluir documento"

    Não permitir a edição da situação para documentos em manutenção

    Quando documento estiver na situação de manutenção, deve ser utilizado o botão de concluir o documento.

    Campo de situação não será editável quando a espécie de documento for NFE.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

    Ocultar campo de data de arquivamento

    Ocultar a data de arquivamento para o documento de entrada quando a situação for diferente de "Entregue".
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

    Ocultar conta gerencial

    Oculta o campo conta gerencial quando não estiver marcado para importar o financeiro.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Importar XML (NFe, CTe, NFSe)"
    • Ao alterar campo "Importar financeiro" do formulário "Importar XML (NFe, CTe, NFSe)"

    Popular contas orçadas do projeto

    Popula as contas orçadas do projeto selecionado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

    Popular especíes

    Preenchar espécies conforme data de entrada
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Data de emissão" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Data de emissão" do formulário "Novo"

    Popular itens para baixa

    Popula os itens que podem ser selecionadas para inclusão no documento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Fornecedor / Emitente" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Natureza de operação" do formulário "Novo"

    Preencher campo de número conforme a natureza de operação

    Preencher o campo de número do documento quando a natureza de operação permitir.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Espécie" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Natureza de operação" do formulário "Novo"

    Realizar operações pre-nota

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Redirecionar após inclusão

    Após a inclusão, faz o redirecionamento conforme o campo "Ao salvar".
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Remover botões

    Remove botões de acordo com situação do documento
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Restringir projeto

    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Salvar conta contabil gerencial crédito débito

    Quando informado uma conta gerencial de crédito ou débito, estas informações devem ser salvas no histórico de lançamento do título.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Salvar financeiro

    Salva o financeiro informado mediante os prazos ou plano informado (somente nos casos em que for informado itens para baixa).
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Salvar itens para baixa

    Inclui os itens informados para baixa no documento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Sugerir moeda

    Sugerir a moeda de acordo com o estabelecimento selecionado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"

    Veja também