Sistema para documentos anexos ao sistema

Índice

Cadastro de arquivos gerados

DOCANE.CAD_ARQUIVOS_GERADOS

Descrição

Interface para realizar a manutenção dos arquivos gerados pelo sistema.

Esta interface pode ser acessada pelo menu:


Campos:

Identificação do arquivo
Nome dado para o tipo de anexo.
Indica o que o arquivo anexo representa no contexto de aplicação do arquivo nos processos da empresa.
Ex:
  • FICHA TÉCNICA
  • FOTO
  • CONTRATO
  • ANÚNCIO
  • MANUAL
Nome utilizado para identificar o modelo específico.
Pessoa que irá assinar o documento gerado
Setor/departamento da empresa que gerou o documento
Identificação do tipo de arquivo. É a extensão do mesmo.
Título (legenda) informada para o arquivo.
Pode ser o título do relatório, uma legenda para uma foto, etc.
Texto livre para descrever/resumir o conteúdo do arquivo.
Data e hora de cancelamento do arquivo gerado. Isso indica que o arquivo, apesar de estar registrado no sistema, não é mais válido.
Indica a data limite para validade do arquivo. Após esta data, o sistema poderá eliminar o arquivo automaticamente.
Data e hora de cadastro ou inclusão do arquivo.
Indica o usuário que incluiu o arquivo no sistema.
Data e hora da última alteração deste registro.
Usuário que realizou a última atualização no arquivo
Opção para upload (carga) do arquivo. Abre uma janela do sistema operacional para escolha do arquivo a ser carregado.
Note que existem situações, como na geração de documentos, onde o arquivo é informado apenas posteriormente.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Gerar arquivo

Rotina de geração de documentos
Comportamento:Topo

Relatório

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).

Regras

Informar sequencia para o arquivo

Informar a sequencia para o arquivo gerado
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Popular assinaturas

Popula as assinaturas dos representantes legais do estabelecimento padrão do usuário.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Gerar arquivo"

Popular campos conforme modelo

Quando informado um modelo de documento, apresenta os campos de parâmetros do modelo.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Nome do modelo" do formulário "Gerar arquivo"

Popular campos dos modelos de documentos

Incluir no formulário os campos que correspondem aos parâmetros específicos dos modelos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Gerar arquivo"

Popular modelos de documentos

Popula os modelos de documentos conforme o tipo de modelo informado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Gerar arquivo"
  • Ao alterar campo "Tipo de documento" do formulário "Gerar arquivo"