Controle de produtos individuais

Controle de garantias

CPRODI.RQ-001

Fluxo normal

O processo completo de controle de garantias permite gerenciar o fluxo de um produto com defeito (ou com algum outro critério coberto pela respectiva garantia) envolve desde o cliente (consumidor) final até o fabricante do respectivo produto:



O controle de garantias em um estabelecimento envolve controlar os eventos que ocorrem em uma destas entidades, ou seja, o estabelecimento fará o papel de cliente, lojista, distribuidor ou fabricante.

Assim, o controle é realizado basicamente através do controle de até 4 eventos:

Evento Fabricante Distribuidor Lojista Consumidor final Natureza de operação
RC - Recebimento do cliente X X X Entrada para garantia
EF - Envio para o fornecedor X X X Remessa para garantia
RF - Recebimento do fornecedor X X X Retorno de garantia
EC - Envio para o cliente X X X Devolução de garantia

Deve-se observar que, para o estabelecimento, o fornecedor é de quem o produto foi adquirido (independentemente de ser um fabricante, distribuidor ou lojista) e cliente é para quem o produto foi vendido (independentemente de ser um distribuidor, lojista, cliente ou consumidor final).

Além disso, alguns eventos internos são utilizados para fechar o ciclo do controle:

Procedimentos