Controle de produtos individuais

Índice

Controles de produtos individuais

CPRODI.CAD_CONTROLES_PRODUTOS_INDIVIDUAIS

Descrição

Manutenção dos registros de controles de produtos individuais.

Campos:

Número utilizado para identificar este processo de controle.
Este número é gerado utilizando a mesma sequencia que é utilizada para a geração de ordens de serviço e pedidos. Isso permite, em alguns processos, que o número do controle seja igual ao número da respectiva ordem de serviço.
Indica o tipo de controle. Ex: GARANTIA, CALIBRAÇÃO, etc.

Indica que o processo de controle já foi concluído, ou seja, não é necessário fazer mais nada neste controle.
Para ser considerado concluído, um dos seguintes critérios deverá estar sendo atendido:
  • Data de conclusão E do ultimo evento devem estar preenchidas.
  • Data de cancelamento/rejeição E do ultimo evento devem estar preenchidas.

A "data do ultimo evento" depende dos personagens que participam do tipo de de controle: Se o cliente participa, então a data do ultimo evento é a data de envio para o cliente, caso contrário (se apenas o fornecedor participa), então a data do ultimo evento é a data de recebimento do fornecedor.

Note que a data de conclusão é automaticamente preenchida quando todos os eventos associados ao tipo de controle estiverem preenchidos. O usuário somente precisa informar uma data de conclusão de um controle quando ele decidir que não irá enviar para o fornecedor em um tipo de controle onde isso normalmente acontece.

Por exemplo: Uma garantia é recebida do cliente e o lojista resolve assumir a trocar da peça sem a participação do respectivo fornecedor (peça enviada errada ou conserto interno).
Situação do controle. Calculado automaticamente conforme as datas dos eventos de recebimento e envio do produto do/para o cliente/fornecedor.
  • Pendente - A data de aprovação do controle ainda não foi informada.
  • Rejeitado - Foi informada uma data e um motivo de rejeição.
  • Receber do cliente - O produto ainda não foi recebido do cliente. Usado apenas em situações onde o controle é criado ANTES do recebimento do produto. Poderia representar, por exemplo, um procedimento onde o produto deve ser coletado no cliente.
  • Enviar para o fornecedor - Produto dever ser enviado para o fornecedor.
  • Receber do fornecedor - O produto foi enviado para o fornecedor mas ainda não retornou.
  • Enviar para o cliente - O produto deve ser enviado para o cliente. Note que mesmo controles concluídos e/ou cancelados e que foram recebidos do cliente deverão ser devolvidos para ele para concluir o controle.
  • Concluído - A data de conclusão está preenchida e o ultimo evento do tipo de controle está preenchido.
Estabelecimento que está fazendo o controle.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Indica o produto que está relacionado com este controle individual. Este produto pode ser uma unidade individual ou um produto cujo estoque não é controlado por unidades individuais (com número de série).

Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Nome da marca.
Ex:
  • COCA-COLA
  • PEPSI
  • FRUKI
Código de referência do produto usado pelo fabricante.
Representação abreviada da unidade de medida. P. ex.: kg = quilograma, cx = caixa, m² = metro quadrado.
Texto livre com o detalhamento técnico que originou o controle. Pode ser, por exemplo, a descrição do defeito encontrado em um produto em garantia.
Código de identificação da unidade.
Caso o produto seja controlado por unidades individuais, este campo é automaticamente preenchido com a identificação individual do produto. Nos outros casos, o usuário pode informar (opcional) o número de série do produto (se houver).
Natureza de operação que deverá ser utilizada no documento. As opções apresentadas são apenas as possíveis para os controles filtrados.
Para saber quais as opções de natureza de um determinado tipo de controle, acesse a guia "Naturezas de operação" dos tipos de controles.
Cliente que enviou o produto. Utilizado apenas nos processos que utilizam esta informação.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Apresenta a conta contabil do plano de conta gerencial informado no estabelecimento. Não obedece a look_up configurada nas propriedades. É utilizado a regra POPULAR_CONTA_GERENCIAL.
Identificação do fornecedor para onde o produto deverá ser enviado. Utilizado apenas de o tipo de controle utiliza esta informação.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Relação dos controles que deverão ser enviados no documento.
Espécie do documento a ser gerado.
Item do documento de entrada que foi feita a compra do produto. Utilizado para adquirir o preço de compra para ser usado na geração de documento.
Data em que a unidade individual foi recebida do cliente. Informada automaticamente através do documento de recebimento do cliente.
Item do documento que fez o recebimento do cliente.
Data em que o controle foi aprovado.
Data em que o controle foi cancelado.
Texto livre para descrever a causa de cancelamento do controle.
Item do documento que fez o envio do produto para o fornecedor.
Data em que o produto foi enviado para o fornecedor. Informada automaticamente através do documento de envio para o fornecedor.
Item do documento que fez o recebimento (retorno) do fornecedor.
Data que o produto foi recebido do fornecedor. Informada automaticamente através do documento de recebimento do fornecedor.

Item do documento que fez o envio (devolução) para o cliente
Data em que o produto foi enviado de volta para o cliente. Informada automaticamente através do documento de envio para o cliente.
Texto livre, preenchido pelo fornecedor ou estabelecimento, direcionado ao proprietário do produto e utilizado para descrever a solução adotada no processo, justificativas para adoção ou não de determinadas ações, orientações gerais, etc.
Data de conclusão do processo de controle. Esta data será automaticamente preenchida quando todos os eventos do controle forem executados ou quando o usuário forçar a conclusão da mesma.
Número do documento onde foi recebido o produto do cliente.
Número do documento onde foi enviado o produto para o fornecedor.
Número do documento onde foi recebido (retornado) o produto do fornecedor.
Número do documento onde foi enviado o produto do cliente.
Informações adicionais relacionadas ao controle. Este campo é preenchido com o resultado do script configurado no respectivo tipo de controle. Ver mais detalhes no campo "Script informações" da interface Tipos de controles de produtos individuais.
Texto livre para incluir quaisquer observações pertinentes a este controle. Este texto é de uso interno e normalmente não seria enviado para o cliente ou fornecedor.
Número de dias entre receber do cliente e enviar para o fornecedor/fábrica.
Número de dias entre o envio e o retorno do fornecedor/fábrica.
Número de dias entre o recebimento do fornecedor/fábrica e o envio (devolução) para o cliente.
Número de dias entre receber do cliente e enviar (devolução) para o cliente.
Permite definir qual o lacre que foi colocado no produto.

Este campo respeita a definição informada no tipo de controle de produtos individuais.
Arquivos para o produto individual.
Impressora utilizada para imprimir as etiquetas dos controles.

Somente serão apresentadas impressoras ativas.
Permite definir qual o tipo de título que deve ser utilizado para gerar o contas a pagar.
Data de vencimento do contas a pagar a ser gerado.
Permite definir qual é o valor do contas a pagar.
Observações que apresentarão no contas a pagar a ser gerado.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Excluir todos

Ação que permite excluir todos os registros que obedecem ao filtro informado!
Topo

Gerar documento

Gera uma nota para envio dos produtos. A nota será para o fornecedor ou para o cliente, dependendo do que foi utilizado como filtro.
Ao chamar esta operação, o sistema irá apresentar um formulário com os dados básicos a serem utilizados no documento. Em seguida, ao confirmar, o sistema monta o documento de saída e abre a tela do documento para que o usuário complementar e emitir.
Comportamento:Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:
Topo

Imprimir etiqueta

Imprime a etiqueta do controle, utilizando o layout definido no tipo de controle na impressora que será selecionada.
Topo

Imprimir etiquetas

Imprime etiquetas dos controles listados.

É utilizado o layout definido no tipo de controle de cada controle e será impresso na impressora que será selecionada.
Topo

Gerar a pagar

Permite criar um contas a pagar para o cliente do controle.
Comportamento:Topo

Planilha

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).

Regras

Ajustar autocomplete

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

Ajustar campos conforme o contexto da geração

Campo Cliente somente é apresentado se a natureza de operação for um evento de cliente.
Campo Fornecedor somente é apresentado se a natureza de operação for um evento de fornecedor.
Se tiver somente um cliente, mostra ele e deixa em read-only.
Se tiver somente um fornecedor, mostra ele e deixa em read-only.
Lista os controles que atendem os parâmetros acima

As opções de espécie serão as possíveis para a natureza de operação selecionada.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Gerar documento"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Gerar documento"
  • Ao alterar campo "Fornecedor" do formulário "Gerar documento"
  • Ao alterar campo "Natureza de operação" do formulário "Gerar documento"

Ajustar campos gerar a pagar

Ajusta os campos da função de gerar a pagar.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Gerar a pagar"

Ajustar visibilidade do lacre

Apresenta o lacre conforme o tipo de controle.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de controle" do formulário "Novo"

Apresentar informações dos documentos

Coloca as informações básicas dos documentos no sufixo do campo.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
  • Ao alterar campo "Envio para o cliente" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Envio para o cliente" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Envio para o fornecedor" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Envio para o fornecedor" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Recebimento do cliente" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Recebimento do cliente" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Recebimento do fornecedor" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Recebimento do fornecedor" do formulário "Novo"

Popular conta gerencial

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Gerar a pagar"

Preencher informações adicionais

Preenche o campo das informações adicionais conforme o script configurado no respectivo tipo de controle.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

Preencher sugestão de campos na geração do documento

Preenche a relação dos controles que deverão ser enviados no documento conforme o que está filtrado na tela.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Gerar documento"

Remover ações conforme contexto

Remove a função de "GERAR A PAGAR" quando não há um recebimento do cliente.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"