Sistema de administração de contratos

Índice

Contratos de serviços

CONTRATO.CAD_CONTRATOS_SERVICOS_03

Descrição

Manutenção de contratos de serviços.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Modulo de contratos:

Campos:

Número sequencial do contrato de serviço.
Quando não for informado o número do contrato, será utilizado o número da espécie de documento "CONTRATO" (acrescido de 1) conforme definido na guia "Documentos" (Números de Documentos de Entrada e Saída) do Estabelecimentos.

Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Situação atual do contrato.
  • Ativo - O contrato está em vigor e os serviços devem ser prestados normalmente. A data de aprovação do contrato pelo cliente foi informada e a data de cancelamento não foi informada.
  • Cancelado - Contrato foi cancelado pelo contratante ou pelo contratado. A data de cancelamento do contrato foi informada.
  • Encerrado - O contrato não é renovado automaticamente e a data de vencimento é menor ou igual a data atual do sistema.
  • Inadimplente - Contrato com parcelas em atraso maior que a quantidade de dias parametrizadas, e não deve bloquear a geração dos próximos faturamentos.
  • Manutenção - O contrato está em processo de inclusão ou alteração.
  • Em análise - O contrato está aguardando a aprovação. Esta situação é utilizada nos casos onde o contrato passa por uma avaliação final antes de ser aprovado. Não indica que a análise propriamente dita já tenha iniciado.
    Nos casos de pagamento com cartão de crédito, o valor já foi autorizado no integrador financeiro e somente será capturado na aprovação do mesmo.
  • Suspenso - Contrato está suspenso. Não deve gerar faturamento. Data de suspensão está preenchida
  • Faturamento suspenso - O faturamento do contrato está suspenso até a data informada para início do faturamento.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Endereço para prestação e execução dos serviços.
Depende do tipo de endereço. Pode ser o nome da rua, avenida, número de telefone, endereço de e-mail, etc.
Número de identificação do prédio no logradouro.
Complemento para o endereço (andar, apartamento, sala, etc.)
Nome do bairro (ou distrito) do endereço
Código de endereçamento postal (CEP no Brasil, ZIP nos EUA, etc.).
O nome deste campo depende do país.
A partir do CEP informado, o sistema busca os dados de logradouro, bairro e cidade.
O mecanismo de busca do endereço a partir do CEP informado é definido na preferência PESSOAS.ENDERECOS.MECANISMO_BUSCA_CEP.
Nome completo da cidade (acentos e cedilhas são mantidos).
Ex:
  • SÃO LEOPOLDO
  • SÃO PAULO
  • ALVORADA
  • PARIS
Unidade da federação. Para estados de outros países (diferente de Brasil), será sempre igual a EX.
Descrição do tipo de contrato. P.ex.: Monitoramento, Serviços especiais, Portarias, Coletas, CFTV, Ronda, etc.
Tipo de serviço ofertado pela empresa. P.ex.:Rádio sem deslocamento, Rádio sem SOS, Tele sem deslocamento, Rastreamento de veículos, Sem monitoramento, etc.
Tipo de negócio.
Valor atual do contrato para o período de faturamento. P.ex. Valor mensal.
Data que o contrato foi cadastrado no sistema.
Data de emissão do contrato.
Data que o contrato foi aprovado ou assinado pelo contratante ou todas as partes (vias dos contrato ou formalização comprovada).
Data a partir da qual serão faturados e cobrados os valores do contrato. Este campo permite estabelecer um período de carência para início de pagamento dos serviços contratados.
Data de vencimento ou término do contrato.
Data que o contrato foi suspenso pelo contratado. Não deve gerar faturamento.
Data que o contrato passou a ser inadimplente.
Data em que o contrato foi cancelado.
Período de vigência do contrato em meses. O valor deve ser superior a 0 no caso de contratos com pré faturamento.
Por exemplo, no caso frequência Anual, deve ser informado a vigência 12 meses, e desta forma irá gerar 1 documento.
Nome dado para identificar esta frequência.
Nome dado ao tipo de pessoa.
Ex:
  • Física
  • Jurídica
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Forma de envio dos documentos/recibos vinculados ao contrato para o contratante.
  • Ambos - Documento deve ser enviado por e-mail e impresso ao contratante.
  • Impresso - Documento deve ser entregue impresso ao contratante, não deverá ser enviado um e-mail para a contratante.
  • E-mail - Documento deve ser entregue por e-mail ao contratante, não é necessário a impressão do documento/recibo.
    Caso não exista um e-mail no cadastro do contratante será apresentado uma mensagem de erro, não permitindo a emissão do documento.
O LOP (Localização, Operação e Portador) permite definir onde (localização, p.ex.: banco, carteira, advogado), tipo de cobrança (operação, p.ex.: cobrança simples, cobrança descontada, Vendor, cobrança judicial) e quem (portador, p.ex.: empresa, nome do banco, nome do escritório de cobrança, nome do advogado/escritório) um título financeiro encontra-se para o processo de cobrança.
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Data em que ocorreu o último reajuste dos valores do contrato.
Indica se o contrato é renovado automaticamente no seu vencimento.
Data do próximo reajuste dos valores do contrato.
Indica se o contrato deve ser utilizado para gerar documentos (p.ex. nota fiscal).
Alguns contratos não geram notas porque são cobrados através de notas manuais.
Sigla ou abreviatura da espécie de documento. P.ex.: CF, NFF, NF, DUP, PEDIDO, CTRC, NFVC, etc.
Número de parcelas que se refere o contrato. P.ex: 6 vezes.
  • Quando informada deve sobrepor a regra da vigência.
Observações livres para o contrato
Número de parcelas já faturadas para o cliente.
  • Quando faturado um título deve somar ao valor atual.
Motivo ou justificativa do cancelamento do contrato.
Informa o equipamento codificador utilizado para monitoramento das instalações objeto do contrato.
Chave de identificação interna

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZAtivoFísicaAmbos
FILIAL 1CanceladoJurídicaImpresso
FILIAL 2EncerradoFísicaE-mail
CD-RSInadimplenteJurídicaAmbos
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Relatório PDF

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
MATRIZAtivoFísicaAmbos
FILIAL 1CanceladoJurídicaImpresso
FILIAL 2EncerradoFísicaE-mail
CD-RSInadimplenteJurídicaAmbos

Configurações

CONTRATO.CAD_CONTRATOS_SERVICOS_03.REGISTER_JSON_RPC

Valor padrão: S

CONTRATO.CAD_CONTRATOS_SERVICOS_03.USE_JS_DOMAIN

Valor padrão: S

Regras

Apresentar endereços do contratante

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Contratante" do formulário "Novo"

Apresentar informações do contrato

Apresentar as informações complementares do contrato.
  • Pessoas
  • Veículos
  • Relacionamentos
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de apresentar formulário "Consultar"

Apresentar somente estabelecimentos permitidos para este usuario

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Permitir alteração do estabelecimento

Quando o contrato não tiver nenhum documento emitido deverá ser permitido a alteração do estabelecimento, contudo apenas para super usuários.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Preencher valores default

Preencher os valores default nos campos, conforme os atributos da entidade.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Valor não deve ser editável se tipo de contrato for automático.

Caso o tipo de contrato definir que o valor é calculado automaticamente, o valor não deve ser editável.