Sistema de administração de contratos

Índice

Contratos de serviços

CONTRATO.CAD_CONTRATOS_SERVICOS

Descrição

Manutenção de contratos de serviços.

Atenção
Quando utilizar contratos de serviços pela primeira vez em um sistema, deve-se:
  • Acessar o cadastro do estabelecimento.
  • Acessar a guia "Documentos".
  • Verificar se existe um documento de espécie CONTRATO e, caso não exista, deve-se configurar a espécie.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cliente:

Modulo de contratos:

Modulo de contratos:

Campos:

Número sequencial do contrato de serviço.
Quando não for informado o número do contrato, será utilizado o número da espécie de documento "CONTRATO" (acrescido de 1) conforme definido na guia "Documentos" (Números de Documentos de Entrada e Saída) do Estabelecimentos.

Identificação do estabelecimento que o contrato está vinculado
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Define o tipo de operação do contrato com visão do estabelecimento. O padrão é "Prestador".
  • Prestador - O estabelecimento é prestador do serviço, gerando documentos de saída ou títulos a receber.
  • Tomador - O estabelecimento é tomador do serviço, gerando documentos de entrada ou títulos a pagar.
Título opcional dado como identificação do contrato. Ele deve ser único para todo o sistema.
Pessoa contratante dos serviços da empresa.
No caso de tipo de operação igual a "Prestador" a pessoa é o contratante (normalmente é cliente).
No caso de tipo de operação igual a "Tomador" a pessoa é o contratado (normalmente é fornecedor).
Permite filtrar pelo CPF/CNPJ do cliente. Quando informado um CPF ou CNPJ que não pertence a algum cliente ou não existe um cliente cadastrado com o que foi informado, não apresentará contratos.
Permite apresentar o CPF/CNPJ do contratante.
Nome dado ao tipo de pessoa.
Ex:
  • Física
  • Jurídica
Grupo ao qual a pessoa pertence.
Grupo ao qual a pessoa pertence.
Descrição do tipo de contrato. P.ex.: Monitoramento, Serviços especiais, Portarias, Coletas, CFTV, Ronda, etc.
Tipo de serviço ofertado pela empresa. P.ex.:Rádio sem deslocamento, Rádio sem SOS, Tele sem deslocamento, Rastreamento de veículos, Sem monitoramento, etc.
Depende do tipo de endereço. Pode ser o nome da rua, avenida, número de telefone, endereço de e-mail, etc.
Endereço para prestação e execução dos serviços.
Identificação (única) da cidade formada pelo nome da cidade seguida de seu estado e (caso cidade do exterior) do nome do país.
Na identificação, os acentos e cedilhas são removidos o que impede o cadastramento de uma cidade com e sem acentos no mesmo estado.
Ex:
  • SAO LEOPOLDO - RS
  • SAO PAULO - SP
  • ALVORADA - TO
  • MIAMI - FL - ESTADOS UNIDOS
Estado do endereço do contratante.
Ex:
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • São Paulo
  • Bahia
Pessoa interveniente vinculada ao contrato, que participa a título de auxílio, como um coadjuvante e não como um protagonista do contrato.
P.ex: Modelo de uma agência, onde o contratante é a "Agência" e o interveniente é o "Modelo"

Este campo somente é apresentado quando configurado no tipo de serviço de contratos.
Texto livre para informar o local de monitoramento. Pode fornecer informações adicionais do local. P.ex.: Casa ao lado da farmácia, Prédio dos fundos, E.M. Lucindo Flores, Pavilhão industrial.
Descrição da zona de localização ou zoneamento. Pode ser o nome da cidade, o nomes dos bairros e ruas. P.ex.: Centro, Vila Rosa, Rio Branco; Harmonia, Sapiranga, Santa Maria do Herval, etc.
Data que o contrato foi cadastrado no sistema.
Data de emissão do contrato.
Data que o contrato foi aprovado ou assinado pelo contratante ou todas as partes (vias dos contrato ou formalização comprovada).
Data a partir da qual serão faturados e cobrados os valores do contrato. Este campo permite estabelecer um período de carência para início de pagamento dos serviços contratados.
Data de vencimento ou término do contrato.
Indica se o contrato é renovado automaticamente no seu vencimento.
Data que o contrato foi suspenso pelo contratado. Não deve gerar faturamento.
Data que o contrato passou a ser inadimplente.
Data em que ocorreu o último reajuste dos valores do contrato.
Data do próximo reajuste dos valores do contrato.
Data em que o contrato foi cancelado.
Motivo ou justificativa do cancelamento do contrato.
Valor atual do contrato para o período de faturamento. P.ex. Valor mensal.
Quantidade de veículos ativos que o contrato possui.
Valor médio mensal dos veículos ativos no contrato.
Indexador utilizado para reajustes dos contratos.
O custo do contrato é a soma dos custos mensais dos veículos ativos do contrato.
Rentabilidade total do contrato é o valor do contrato menos o custo mensal dos veículos ativos do contrato.
Percentual de lucratividade é o resultado percentual do lucro apurado para o contrato.
(Valor total do contrato - custo do contrato) * 100 / Valor total do contrato.
Caso o contrato não possua valor ou valor zero não deve ser apresentado nenhum valor percentual.
Representatividade percentual do lucro do contrato em relação ao lucro total ou geral de todos os contratos somados.
Ex: Lucro do contrato * 100 / Lucro total de todos os contratos.
Identificador (número de série) do codificador.
Matrícula é o número do protocolo fornecido pelo Departamento Comercial para o processo de instalação e início dos trabalhos com um novo cliente ou um novo contrato com um cliente antigo.
Período de vigência do contrato.
Período de vigência do contrato em meses. O valor deve ser superior a 0 no caso de contratos com pré faturamento.
Por exemplo, no caso frequência Anual, deve ser informado a vigência 12 meses, e desta forma irá gerar 1 documento.
Situação atual do contrato.
  • Ativo - O contrato está em vigor e os serviços devem ser prestados normalmente. A data de aprovação do contrato pelo cliente foi informada e a data de cancelamento não foi informada.
  • Cancelado - Contrato foi cancelado pelo contratante ou pelo contratado. A data de cancelamento do contrato foi informada.
  • Encerrado - O contrato não é renovado automaticamente e a data de vencimento é menor ou igual a data atual do sistema.
  • Inadimplente - Contrato com parcelas em atraso maior que a quantidade de dias parametrizadas, e não deve bloquear a geração dos próximos faturamentos.
  • Manutenção - O contrato está em processo de inclusão ou alteração.
  • Em análise - O contrato está aguardando a aprovação. Esta situação é utilizada nos casos onde o contrato passa por uma avaliação final antes de ser aprovado. Não indica que a análise propriamente dita já tenha iniciado.
    Nos casos de pagamento com cartão de crédito, o valor já foi autorizado no integrador financeiro e somente será capturado na aprovação do mesmo.
  • Suspenso - Contrato está suspenso. Não deve gerar faturamento. Data de suspensão está preenchida
  • Faturamento suspenso - O faturamento do contrato está suspenso até a data informada para início do faturamento.
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Pessoa indicada como técnico responsável pelo contrato.
O sistema irá sugerir esta pessoa como responsável por qualquer ordem de serviço que for aberta para este contrato.
Indica se o tipo de serviço utiliza, ou não, codificadores.
Observações livres para o contrato
Mapas do local onde o serviço será prestado, caso não informado utiliza o mapa existe em anexos da pessoa contratante, a diferença é que por este campo pode ser informado mais de um mapa.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Percentual de desconto financeiro para o contrato.
Caso informado é data limite que o desconto será agregado ao contrato. Por exemplo um desconto até o dia 31/07/2020, o valor gerado em agosto será integral.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Define se deve ser gerado o faturamento sem a necessidade de geração do período, de faturamento, neste caso será gerado um documento (na situação pendente) e título cada mês de vigência do contrato, e quando ocorrer o pagamento do título, será gerado mais um mês.
A preferência CONTRATO.CONTRATOS_SERVICOS.MESES_PRE_FATURAMENTO define a quantidade de meses que deve ser gerado.

Quando desmarcado, os documento gerados para o futuro serão excluídos.
Define se deve gerar os documentos vinculados ao contrato considerando a data de inicio de faturamento ou a data atual, caso marcado é permitido gerar pré-faturamento retroativo.
Dia previsto para o faturamento (emissão) dos documentos previstos (faturamento pré-agendado). Caso informado um dia superior ao último dia do mês será utilizado o último dia do mês. Caso não informado será utilizado como dia de emissão do dia da data atual.
P.ex.: Se for informado 31 como dia de emissão será informado o dia 28 em fevereiro (anos bissextos será dia 29) e 30 para o mês de abril.
Os documentos serão gerados com a situação "pendente" e com data de emissão (prevista) de acordo com o dia informado. P.ex.: Serão gerados 12 documentos com data de emissão 01/02/2019, 01/03/2019, ..., 01/12/2019 para um contrato com início de faturamento em 01/01/2019 e com prazo de 12 meses.
Define a data de emissão do documento de acordo com a competência dos itens/serviços do documento.
  • Na competência - Competência do documento deve ser igual a data de emissão do documento. P.ex.: Data de emissão do documento 01/01/2019 quando a competência do serviço for 01/2019.
  • Pós competência - Data de emissão do documento deverá ser posterior a competência do item/serviço do documento. P.ex.: Data de emissão do documento 01/02/2019 quando a competência do serviço for 01/2019.
  • Pré competência - Data de emissão do documento deverá ser anterior a competência do item/serviço do documento. P.ex.: Data de emissão do documento 01/01/2019 quando a competência do serviço for 02/2019.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Indica se o contrato deve ser utilizado para gerar documentos (p.ex. nota fiscal).
Alguns contratos não geram notas porque são cobrados através de notas manuais.
Espécie de documento a ser gerado pelo sistema.
Caso não informado será utilizado o padrão do estabelecimento.
Forma de envio dos documentos/recibos vinculados ao contrato para o contratante.
  • Ambos - Documento deve ser enviado por e-mail e impresso ao contratante.
  • Impresso - Documento deve ser entregue impresso ao contratante, não deverá ser enviado um e-mail para a contratante.
  • E-mail - Documento deve ser entregue por e-mail ao contratante, não é necessário a impressão do documento/recibo.
    Caso não exista um e-mail no cadastro do contratante será apresentado uma mensagem de erro, não permitindo a emissão do documento.
LOP a ser utilizado nos títulos gerados pelos documentos vinculados ao contato.
Situação a ser utilizada para os títulos que forem gerados por este contrato e o documento não estiver na situação de emitido.
Caso não informado utiliza o valor informado existente na natureza de operação.
  • Aberto - Situação do título deve ser Aberto, permitindo desta forma a emissão de boletos.
  • Previsto - Situação do título deve ser Previsto, não permitindo desta forma a emissão de boletos.
Número de parcelas que se refere o contrato. P.ex: 6 vezes.
  • Quando informada deve sobrepor a regra da vigência.
Número de parcelas já faturadas para o cliente.
  • Quando faturado um título deve somar ao valor atual.
Código de identificação (único) do Centro de Custos / Apropriações.
Ex:
  • ESTOQUE
  • PRODUÇÃO
  • ADMINISTRATIVO
  • VENDAS
Conta contábil gerencial do contrato. A lista de contas gerenciais são populadas conforme o estabelecimento selecionado.
Estabelecimento que será utilizado na geração do documento fiscal do contrato. Seu preenchimento é indicado somente quando o estabelecimento do contrato não estiver autorizado para emitir documentos fiscais.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Define se deve unificar o financeiro de um contrato ao contrato agregador.
No exemplo de matriz e filial, são dois contratos, unificados para gerar apenas um título, neste caso com o endereço e responsabilidade do contrato agregador.
  • Não unificado - O valor do contrato não deve ser somado ao financeiro do contrato agregador. Deve gerar um financeiro somente para ele.
  • Unificar documentos - O valor do contrato deve ser somado ao documento do contrato agregador
Define se deve unificar o documento/faturamento de um contrato ao contrato agregador.
No exemplo de matriz e filial, são dois contratos, unificados para gerar apenas uma nota, neste caso com o endereço e responsabilidade do contrato agregador.
  • Não unificado - O valor do contrato não deve ser somado ao documento do contrato agregador. Deve gerar um documento somente para ele.
  • Unificar documentos - O valor do contrato deve ser somado ao documento do contrato agregador
Tipo de negócio.
Informa o equipamento codificador utilizado para monitoramento das instalações objeto do contrato.
Chave de identificação interna
Pedido que originou o contrato de serviço. Apresenta todos os contratos gerados através das regras de geração de pedidos para o pedido informado.
Apresenta o pedido que gerou o contrato de serviço. Caso apresente um pedido de origem significa que o contrato foi gerado por uma regra de geração de pedidos.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Modelo de rateio que será utilizado para desmembramento contábil ou gerencial do contrato.
Quando informado, indica os elementos que serão utilizados para desmembrar o valor do lançamento. Quando o desmembramento é marcado, o sistema apresenta uma guia extra onde o usuário poderá informar o desmembramento do valor em diferentes contas gerenciais, centros de custo, projetos, estabelecimentos, etc.

Ver: Desmembramento gerencial dos valores de um lançamento.
  • Conta gerencial
  • Centro de custo/resultado
  • Estabelecimento
  • Projeto
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Nome global da atividade é determinado no tipo de atividade no campo PROJET.TIPOS_ATIVIDADES.SCRIPT_ATIVIDADE_GLOBAL.
Código de identificação da conta orçada. Calculado automaticamente usando a estrutura hierárquica do plano. Exemplo 1, 1.1, 2, 2.3 ...

Este campo é calculado automaticamente pela concatenação do código estruturado da conta pai com a sequencia desta conta. No caso das contas raízes, esse código será igual à sequencia.
Ex:
  • 1
  • 1.1
  • 1.2
  • 1.2.1
  • 2
  • 2.1
Relacionamento com a conta contábil orçada do projeto
Campos de valores e descontos condicionais.
Dias antes do vencimento para concessão do desconto no título.
0: Igual ao dia do vencimento
>=1:Número de dias antes do vencimento.
Valor percentual para concessão do desconto do título.
Valor da concessão de desconto para o titulo.
Indica o(s) e-mail(s) para onde os arquivos deverão ser enviados. O campo vem preenchido com o e-mail do cadastro do responsável financeiro do respectivo contrato.
Ver preferência CONTRATO.CAD_CONTRATOS_SERVICOS.TIPO_ENDERECO_EMAIL.
E-mails que deverão receber cópia da mensagem enviada.

O campo vem preenchido com o e-mail do cadastro do estabelecimento do respectivo contrato.
Ver preferência CONTRATO.CAD_CONTRATOS_SERVICOS.TIPO_ENDERECO_EMAIL_CC.
Assunto a ser colocado no e-mail que está enviando os arquivos.
Texto a ser colocado como corpo do e-mail.
Identificação dos arquivos que podem ser selecionados para serem enviados em anexo no e-mail. As opções apresentadas são:
  • Arquivos anexados ao contrato (presentes na guia anexos do mesmo)
  • Arquivos anexados ao tipo de contrato (arquivos padrões fixos)
  • Títulos em aberto com vencimento até N (preferência) dias futuros.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
MATRIZ
Prestador
Não
Ativo
Não
Não
Não
Na competência
Não
Ambos
Aberto
ESTOQUE
MATRIZ
Não unificado
Não unificado
Conta gerencial
1
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Planilha

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Topo

Relatório PDF

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Gerar contrato

Gera um contrato baseado no modelo que está no tipo de contrato e substituindo as macros.

As macros disponíveis são:


Para mais informações consulte a faq: Como configurar um modelo de documento para contrato?
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:
Topo

Importar

Funcionalidade que permite importar dados para o bloco desejado.
Topo

Exportar

Funcionalidade que permite exportar os dados de um bloco.
Topo

Enviar

Permite enviar documentos relacionados ao contrato para um e-mail.
Comportamento:

Dúvidas frequentes

  • Como remover um relacionamento/vínculo entre contratos?
  • Configurações

    CONTRATO.CAD_CONTRATOS_SERVICOS.REGISTER_JSON_RPC

    Valor padrão: S

    CONTRATO.CAD_CONTRATOS_SERVICOS.TIPO_ENDERECO_EMAIL

    Tipo(s) de endereço(s) para sugestão de e-mail

    Indica os nomes dos tipos de endereço que serão utilizados para selecionar o e-mail que será sugerido na operação de envio.
    Aceita vários nomes separador por vírgulas. Exemplo:

    EMAIL NFE, EMAIL, EMAIL PARTICULAR, EMAIL PROFISSIONAL
    
    A busca de cada opção é realizada utilizando o operador LIKE do SQL, ou seja, caracteres coringas, como o "%" ou o "_" são tratados para representar respectivamente um texto ou uma letra qualquer. O e-mail sugerido será o primeiro encontrado neste critério.
    Caso não informado, irá assumir "EMAIL%" que indica o primeiro contato cujo tipo de endereço começar com EMAIL.

    Tipo: UPPER

    CONTRATO.CAD_CONTRATOS_SERVICOS.TIPO_ENDERECO_EMAIL_CC

    Indica os nomes dos tipos de endereço que serão utilizados para selecionar o e-mail que será sugerido como cópia (CC) na operação de envio.
    Aceita vários nomes separador por vírgulas. Exemplo:
    EMAIL NFE, EMAIL, EMAIL PARTICULAR, EMAIL PROFISSIONAL
    
    A busca de cada opção é realizada utilizando o operador LIKE do SQL, ou seja, caracteres coringas, como o "%" ou o "_" são tratados para representar respectivamente um texto ou uma letra qualquer. O e-mail sugerido será o primeiro encontrado neste critério.
    Caso não informado, irá assumir "EMAIL%" que indica o primeiro contato cujo tipo de endereço começar com EMAIL.

    Tipo: UPPER

    CONTRATO.CAD_CONTRATOS_SERVICOS.USE_JS_DOMAIN

    Valor padrão: S

    Regras

    Ajustar autocomplete contas

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

    Ajustar autocomplete projeto

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

    Ajustar formatação do endereço

    Ajusta a formatação do campo endereço.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Ajustar query operators

    Ajusta os query operators do campo "CPF/CNPJ".
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Pesquisar"

    Apresentar campos conforme tipo de serviço

    Apresenta o campo de "interveniente" conforme configuração do tipo de serviço.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de serviço" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Tipo de serviço" do formulário "Novo"

    Apresentar campos para o pré-faturamento

    Campos de pre-faturamento que devem ser apresentados somente quando o Pré faturamento estiver ativo no contrato.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Gerar pré-faturamento" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Gerar pré-faturamento" do formulário "Novo"

    Apresentar endereços do contratante

    Apresentar os endereços validos para o contratante
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Contratante" do formulário "Novo"

    Apresentar somente estabelecimentos permitidos para este usuario

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

    Apresentar tipos de serviços

    Apresentar os tipos de serviços conforme o tipo de contrato informado
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de contrato" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Tipo de contrato" do formulário "Novo"

    Apresentar valor médio veículo

    Na alteração, quando não possui veículos ativos, campo de valor médio por veículos não é apresentado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Atualizar formulario conforme tipo de operação

    Atualizar o formulário conforme o tipo de operação selecionada
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de operação" do formulário "Novo"

    Calcular percentual total de lucratividade

    Calcular o percentual total de lucratividade dos contratos ( (Valor total dos contratos - Custos totais dos contratos) * 100 / Valor total dos contratos) e apresentação em tela.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Pré summary formulário "Listar"

    Filtrar pedidos de origem

    Permite o filtro pelo pedido de origem do contrato.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Permitir alteração do estabelecimento

    Quando o contrato não tiver nenhum documento emitido deverá ser permitido a alteração do estabelecimento, contudo apenas para super usuários.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Pesquisar por documento do contratante

    Pesquisa pelo CPF/CNPJ do contratante (quando informado no filtro).
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Popular anexos

    Prepara o campo "Anexos" com as seguintes opções:
    • Arquivos anexados ao contrato (presentes na guia anexos do mesmo)
    • Arquivos anexados ao tipo de contrato (arquivos padrões fixos)
    • Títulos em aberto com vencimento até N (preferência) dias futuros.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Enviar"

    Popular conta gerencial conforme estabelecimento

    Popula as contas gerenciais do estabelecimento selecionado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

    Popular lucratividade geral no contrato

    Atribuir a representatividade percentual do lucro do contrato em relação ao lucro total dos contratos.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

    Popular percentual de lucro do total geral

    Popula o percentual de lucro sobre o total geral do contrato.

    Popular projeto parâmetro

    Popula o projeto informado no parâmetro a tela de inclusão e não deixando o campo editável.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

    Popular somente tipo de contratos ativos

    Deve apresentar somente tipos de contratos ativos. Para isto será verificado se a data atual em relação com a "data de fim" dos tipos de contratos.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Preencher valores default

    Preencher os valores default nos campos, conforme os atributos da entidade.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Remover label de desconto condicional

    Remover o label de desconto condicional quando os campos não forem preenchidos.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Somar lucratividade total dos contratos

    Somar lucratividade total de todos os contratos.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

    Sugerir e-mails para o envio

    Preenche sugestão para os e-mails de destino e cópia na operação de envio.
    O e-mail de destino é sugerido com um e-mail do responsável financeiro do contrato.
    O e-mail de cópia é sugerido com um e-mail do estabelecimento do contrato.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Enviar"

    Veja também