Sistema contábil > Implantação da contabilidade > Configuração de plano de contas

Contas Contábeis

CONTAB.RQ-030

Descrição

Acessando a guia de contas contábeis é possível criar a estrutura do plano de contas a ser utilizado. Para desenvolver a estrutura do plano deve ser seguido os seguintes passos:




Sintética

Contas sintéticas tem como finalidade totalizar os valores que foram lançados nas contas sintéticas ou analíticas que estão vinculadas desta conta contábil.

Exemplo:
1 - ATIVO (Sintética)
1.1 - ATIVO CIRCULANTE (Sintética)
1.1.1 - DISPONIVEL (Sintética)
1.1.2 - BANCOS (Sintética)
3 - RECEITAS
4 - DESPESAS

Analítica

Contas analíticas tem como finalidade serem utilizadas para realizar o lançamento dos valores contábeis ou para determinar uma a conta gerencial no contas pagar ou receber.

Exemplo:
1.1.1.1 - CAIXA (Analítica)
1.1.2.2 - BANCO DO BRASIL (Analítica)

Calculada

Contas calculadas tem como finalidade "automatizar" o calculo dos dos valores de outras contas analíticas ou sintéticas. A sua apresentação é exclusiva em demonstrativos.

Exemplo:
{3} - {4}


Calculada por SQL

Contas calculadas por SQL tem como finalidade "automatizar" o calculo utilizando uma pesquisa do banco de dados, neste caso o resultado é apresentado diretamente no demonstrativo.
A sua apresentação é exclusiva em demonstrativos.





Acessando o plano de contas primeiro é criado a conta Analítica e após a sintética.

Contas analíticas são contas de último nível no planos de contas e são utilizadas em lançamentos contábeis.

Contas sintéticas são contas totalizadoras de um determinado grupo de contas analíticas.

Contas pai são contas totalizadoras utilizadas para definir determinados grupos de contas analíticas.

Contas analíticas não podem ser utilizadas como conta pai, pois não são contas totalizadoras, sendo assim se ocorrer de uma conta analítica, que tenha lançamentos contábeis, ser utilizada como conta pai, não aparecerá os saldos dos lançamentos nos relatórios contábeis, pois contas pai são contas totalizadoras que somam valores contábeis do grupo de contas analíticas cadastradas no grupo.
Contas Sintéticas podem ser contas pai, pois são contas totalizadoras de grupos de contas contábeis.


E fundamental que o plano de contas atenda pelo menos quatro grandes grupos:

Ativos

As contas ativas são os bens não palpáveis da empresa e representam as contas que fazem parte do patrimônio da empresa, como empréstimos, créditos e investimento. Inclusive, a sede da empresa é considerada um ativo, pois também contribui para o patrimônio empresarial.

Passivos

Os passivos representam as contas que são devedoras de uma empresa, ou seja, suas obrigações e compromissos. Contas que se encaixam na categoria passivos são pagamentos para terceiros, como fornecedores de materiais e empréstimos financeiros. Boa parte das contas ativas, portanto, acabando entrando também na categoria passiva. Se um bem foi comprado, por exemplo, ele será um ativo. E o seu pagamento, um passivo.

Receitas

As receitas são todas as entradas no caixa da empresa. Representam, então, qualquer venda de produto ou serviço. A renda, no entanto, pode surgir de outros lugares que não as vendas de produto, como um aluguel feito, por exemplo.


Despesas

As despesas, como o nome sugere, são os pagamentos feito a fornecedores, funcionários e compra de novos equipamentos. Aqui, portanto, é a documentação das contas passivas.


No cadastro das contas há o campo Natureza do saldo
Natureza do saldo define:
Conta do ativo por padrão será devedora e do passivo será credrora, pois as contas de receitas serão credoras e das despesas são devedoras.

Exemplo cadastro conta Sintética
[img:sintetica]

Exemplo cadastro conta Analítica
[img:analitica]



Fluxo normal