Contas a receber

Índice

Procedimento de impressão de títulos

CONREC.PRO_TITULOS_RECEBER

Descrição

Interface para selecionar o destino dos títulos gerados pelos documentos de saída.

Campos:

Domínio que permite que o usuário escolha 1 valor de uma lista relativamente reduzida de valores previamente fixados.

Propriedades (format)

add-null-option

Indica se deve ser adicionada uma opção nula mesmo para campos obrigatórios.
Por padrão, um campo obrigatório não vem com a opção nula (um valor é automaticamente selecionado).
Valores possíveis:
add-null-option:yes
add-null-option:no
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
O LOP (Localização, Operação e Portador) permite definir onde (localização, p.ex.: banco, carteira, advogado), tipo de cobrança (operação, p.ex.: cobrança simples, cobrança descontada, Vendor, cobrança judicial) e quem (portador, p.ex.: empresa, nome do banco, nome do escritório de cobrança, nome do advogado/escritório) um título financeiro encontra-se para o processo de cobrança.
Sigla ou abreviatura da espécie de documento. P.ex.: CF, NFF, NF, DUP, PEDIDO, CTRC, NFVC, etc.
Número do título.

Se o título estiver em manutenção e a preferência FINANC.TITULOS.NUMERAR_EM_MANUTENCAO for "S", o titulo será numerado conforme o campo Número do título do tipo de titulo estiver configurado.
Número do documento. Pode ser digitado (informado) pelo usuário ou estabelecido automaticamente pelo sistema.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Sequência do título (0, 1, 2, 3, 4, 5, ..., N).
A sequência 0 (zero) normalmente é indicada para título único, ou seja, não existem outros títulos com a mesma numeração considerando o estabelecimento, tipo do título e fornecedor (a pagar) ou estabelecimento (a receber).
A sequência 0 (zero) também é indicada para título antecipado ("entrada") e a numeração da sequência dos demais títulos do plano de pagamento será iniciada em 1 (um). P.ex.: DINHEIRO = 0, BOLETO = 1, DUPLICATA = 2.
A sequência deve ordenar os títulos de uma fatura, conforme as ordens de vencimento das parcelas (duplicatas).
Mesmo havendo tipos de títulos diferentes no parcelamento de um plano de pagamento (p.ex.: parcela 1 = BOLETO, parcela 2 = DUPLICATA) o número do título poderá ser igual ao pedido ou documento que originaram os títulos, mas a sequência de cada título será gerado conforme o número da parcela, no caso, BOLETO = sequência 1 e DUPLICATA = sequência 2.
Valor nominal do título. É resultante do valor inicial do título, descontados os valores de impostos retidos (INSS, IOF e/ou IR). Caso seja informado diretamente pelo usuário, o valor inicial é automaticamente preenchido com o mesmo valor. Para títulos resultantes de parcelamentos, este valor é calculado automaticamente conforme o respectivo plano de pagamento.
Saldo a liquidar do título (atualizado automaticamente pelas movimentações do título). O saldo é inicialmente igual ao valor do título.
Data em que o título foi passado para situação de "Aberto". A edição do título deve ser bloqueada.
Data prevista para pagamento do título.
Inicialmente é igual a data de vencimento do título, mas pode ser alterada conforme necessidades.
No caso de contas a pagar quando a data de vencimento não for um dia útil, a previsão será o próximo dia útil. P.ex. Vencimento em sábado, considera a previsão de pagamento para a próxima segunda-feira, desde que não seja feriado neste dia.
A data prevista para pagamento somente poderá ser anterior a data de vencimento do título caso esteja indicado no campo "Permite previsão antes do vencimento" no cadastro do tipo de título.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Gerar impressões

Montar método que recebe o valor do sql e monta a impressão dos boletos
Topo

Custom

Interface para realizar o procedimento
Comportamento:

Regras

Apresentar apenas estabelecimentos autorizados para o usuario

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Atualizar valor

Atualizar os valores do contrato
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Titulos a converter" do formulário "Custom"

Montar filtro para pesquisa

Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Montar tela de procedimento

Apresentar a lista de títulos que podem ser trocados de LOP, além de permitir a inclusão de tarifa no boleto.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Custom"