Contas a receber

Índice

Regras de notificações de títulos

CONREC.CAD_REGRAS_NOTIFICACOES_TITULOS

Descrição

Regras para notificar (mensagem de vencimento ou atraso) o destinatário (no caso, por e-mail) sobre um título.

Campos:

Indica o nome para a regra.
Define se a regra vale para todos os estabelecimentos. Ao desmarcar esta opção, será necessário indicar quais os estabelecimentos que utilizarão a regra.
Determina os estabelecimentos que serão válidos na regra. Este campo só será apresentado se a opção "todos estabelecimentos" estiver desmarcada.
Define se a regra vale para todos os tipos de títulos. Caso não marcado, deve-se selecionar um ou mais tipos de títulos.
Determina os tipos de títulos que serão válidos na regra. Este campo só será apresentado se a opção "todos tipos de títulos" estiver desmarcada.
Define se a regra vale para todos os LOPs. Caso não marcado, deve-se selecionar um ou mais LOPs.
Determina os LOPs que serão válidos na regra. Este campo só será apresentado se a opção "todos LOPs" estiver desmarcada.
Define qual tipo de operação que deve ser validado ao considerar a notificação dos títulos.
  • Pagar - Define que deve apenas enviar notificações de títulos a pagar.
  • Receber - Define que deve apenas enviar notificações de títulos a receber.
  • Terceiros - Define que deve enviar apenas notificações de títulos de terceiros.
Definem quais situações que os títulos devem estar para gerar uma notificação.
Define a data que será utilizada como base para processamento e execução da regra.
  • Data de cadastro - Data em que o título foi cadastrado no sistema.
  • Data de conclusão/emissão - Data em que o título foi passado para situação de "Aberto" e considerado como "emitido".
  • Data de vencimento - Data de vencimento para pagamento do título.
  • Data de previsão para pagamento - Data prevista para pagamento do título.
  • Data disponível - Data em que o valor recebido estará disponível para uso.
  • Data de pagamento - Data em que o título foi totalmente liquidado.
Indica a quantidade de dias utilizados para cálculo das datas, baseado na data informada no campo "Data utilizada", para execução da regra.

P.ex.: Se a "Data utilizada" for "Data de previsão para pagamento" os cálculos serão aplicados sobre esta data de cada título.
  • Valores negativos: A data da regra será anterior a data de previsão.
  • Valores positivos: A data da regra será posterior a data de previsão.
  • Valor 0: A data será a mesma data da previsão. No caso, a regra será executa quando a previsão de pagamento for a data atual.

Podem ser informados mais de um intervalo de dias, separados por vírgula. P.ex.: -5,0,5. Neste caso, a regra será executa 3 vezes: uma 5 dias antes da previsão, uma no dia da previsão e outra 5 dias após a previsão.
Modelo de e-mail utilizado para enviar as notificações.

São cadastradas na interface CAD_MODELOS_EMAILS
Indica se a regra está ou não ativo. Se uma regra não está ativa, ela não vai ser utilizada.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Pesquisa simples (SEARCH)

Campos utilizados para pesquisa genérica
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
NãoNãoNãoPagarData de cadastroNão
SimSimSimReceberData de conclusão/emissãoSim
NãoNãoNãoTerceirosData de vencimentoNão
SimSimSimPagarData de previsão para pagamentoSim
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Executar todas as regras

Envia notificação para os destinatários informados no modelo de e-mails das regras.
Topo

Executar regra

Envia notificação para os destinatários informados no modelo de e-mails da regra.

Regras

Ajustar campos

Ajusta a visibilidade dos campos estabelecimentos, tipos de títulos e LOPs. Só deve ser visível se as opções "todos estabelecimentos", "todos tipos títulos" e "todos LOPs" estiverem desmarcados, respectivamente.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Todos estabelecimentos" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Todos estabelecimentos" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Todos LOPs" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Todos LOPs" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Todos tipos de títulos" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Todos tipos de títulos" do formulário "Novo"

Popular campos

Popula os tipos de títulos, estabelecimentos e LOPs.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Popular situações

Popula o campo "situações" com todas as situações que um título pode haver.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Salvar campos

Salva os estabelecimentos, tipos de títulos e LOPs selecionados.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de inserir formulário "Novo"