Contabilidade gerencial

Índice

Cadastro de lançamentos contábeis

CONGER.CAD_LANCAMENTOS_CONTABEIS

Descrição

Interface para manutenção de Lançamento contábil

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Modulo de lançamento contábil:

Campos:

Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Nome do estabelecimento. As opções vem automaticamente populadas com os estabelecimentos que o usuário tem acesso.
No caso do campo não conter um valor padrão, o domínio assume o estabelecimento padrão do usuário.
Número do título.

Se o título estiver em manutenção e a preferência FINANC.TITULOS.NUMERAR_EM_MANUTENCAO for "S", o titulo será numerado conforme o campo Número do título do tipo de titulo estiver configurado.
Identificação única para o título, composta dos valores definidos na preferência FINANC.TITULOS.CHAVE_TITULO.

Caso não exista o número para o título será informado o ID do título, depois de informado será atualizado a chave.
Conta para lançamento a débito.

Na pesquisa, pode ser utilizado informando a conta ou a chave da conta.
Calculado automaticamente através do código contábil do pai concatenado com um ponto "." e o número da sequência.
Ex:
  • 2
  • 2.1
  • 2.2
Conta para lançamento a crédito.

Na pesquisa, pode ser utilizado informando a conta ou a chave da conta.
Calculado automaticamente através do código contábil do pai concatenado com um ponto "." e o número da sequência.
Ex:
  • 2
  • 2.1
  • 2.2
Histórico do lançamento contábil.
Data do lançamento contábil
Competência do lançamento.
Deve ser formado com o mês e ano, 2 e 4 digitos respectivamente.
P.ex: 062008, 032005, etc.
Valor previsto para o lançamento
Valor realizado para o lançamento
Observações do lançamento
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Planilha

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.

Regras

Apresentar informação da conta crédito

Apresentar informação da conta crédito
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Conta crédito" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Conta crédito" do formulário "Novo"

Apresentar informações da conta débito

Apresentar informações da conta débito
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Conta débito" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Conta débito" do formulário "Novo"

Arrumar pre-insert

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Atualizar registros

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"

Corrigir autocomplete

Corrigir autocomplete das contas débito e crédito
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

Filtrar conforme informações passadas

Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Montar tela de update

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Popular campo de estabelecimentos

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"