Lista de preços

Índice

Listas de preços

COLECA.CAD_LISTAS_PRECOS

Descrição

Manutenção das listas de preços.

Ver também:

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Listas de preços:

Campos:

Nome dado para identificar a lista de preços. Ex: PADRÃO, PROMOCIONAL, CLIENTE ESPECIAL, etc.
Ex:
  • PADRÃO
  • PROMOCIONAL
  • INVERNO 2017/2018
  • CLIENTE X
  • FORNECEDOR Y
Texto a ser utilizado como "título" em relatórios da lista de preços. Quando não informado, o sistema usa o próprio nome.
Tipo de coleção.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Determina a prioridade da lista de preço. Nas buscas pelo preço de um produto, as listas são pesquisados pela prioridade definida aqui. Tanto menor o número informado, maior a prioridade.
Indica se esta é uma lista de preços promocional. Listas promocionais não são consideradas em algumas situações. Conforme configurações, por exemplo, listas promocionais são consideradas apenas para condições de pagamento SEM juros ou consideradas "A VISTA".
Quando informada, indica uma lista de preço na qual esta lista é baseada. Basear uma lista em outra permite repetir todos os produtos aplicando preço diferenciado, por exemplo, lista padrão + 10%.
Não é permitido informar uma lista de preços que é baseada em outra lista de preços.
Não é possível referenciar a própria lista como base, exemplo: uma lista denominada PADRÃO não pode ser baseada nessa mesma lista PADRÃO.
Ex:
  • PADRÃO
  • PROMOCIONAL
  • INVERNO 2017/2018
  • CLIENTE X
  • FORNECEDOR Y
Indica um percentual positivo ou negativo a ser aplicado sobre os preços da lista de base. Informado apenas para listas de preço que são baseadas em outra lista. Se desejar, por exemplo, criar uma lista de preços que represente a lista padrão com um desconto de 10%, então deve-se informar "-10".
Quando a lista de preços for baseada em outra, indica como as promoções deverão ser tratadas.
  • Não trazer - Promoções da lista base não serão trazidas para a lista estendida.
  • Aplicar o mesmo percentual - As promoções serão trazidas para a lista estendida, aplicando o mesmo percentual da lista.
  • Copiar os mesmos preços - Os preços promocionais serão copiados literalmente para a lista estendida, indiferente do percentual da lista.
Utilizado apenas quando a coleção é baseada em outra. Neste caso, define como os produtos herdados serão inseridos: ativos ou não.
Percentual sugerido para calcular o preço mínimo dos produtos. Este percentual é utilizado apenas como sugestão na inclusão de novos itens. Alterar este percentual NÂO altera os preços mínimos dos produtos já cadastrados.
Um percentual de 10%, por exemplo, indica que ao informar um preço de 10,00, o preço mínimo será de 9,00.
Percentual sugerido para calcular o preço máximo dos produtos. Este percentual é utilizado apenas como sugestão na inclusão de novos itens. Alterar este percentual NÂO altera os preços máximos dos produtos já cadastrados.
Um percentual de 30%, por exemplo, indica que ao informar um preço de 10,00, o preço máximo será de 13,00.
Percentual utilizado para o cálculo do preço de venda a partir do custo.
Este percentual é utilizado apenas nos processos de atualização de preços a partir das telas de atualização ou do processo de formação de preços de venda.
A alteração desse percentual não reprocessa o cálculo dos preços e não altera os preços dos itens nas listas.
Informa qual será o percentual padrão de Rebate a ser utilizado para as vendas dos produtos desta lista de preço.
Este percentual não é copiado para os itens da lista mas deve ser utilizado sempre que o item não tem um percentual informado.
Descrição ou nome do markup.
Data a partir da qual a lista estará ativa para ser comercializada e utilizada em pedidos.
Data final do período de comercialização dos produtos na lista. Após esta data, o sistema não permitirá mais a emissão de pedidos associados a ela. A data poderá ser livremente alterada pelo comercial conforme condições estabelecidas pelo mercado.
Quando marcado com "Sim", o valor da comissão dos itens de pedido e/ou itens de documento será calculada com base na comissão definida para a lista de preço.
Percentual de comissão padrão da lista de preços e que será aplicada automaticamente para todos os itens da lista que não possuírem uma comissão específica informada no cadastro do item da lista.

Este campo não ficará disponível caso a lista de preço esteja desmarcada para utilizar comissão da lista.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Define que se utilizado o preço promocional deve utilizar ou não o desconto existente no cadastro do cliente, caso marcado "N" o preço promocional não sofrerá alterações pelo desconto.
Indica se esta lista de preços é utilizada no sistema de força de vendas.
Define se esta lista de preços é visível para todos os estabelecimentos. Ao desmarcar esta opção, será necessário indicar quais os estabelecimentos que utilizarão a lista.
Determina quais estabelecimentos devem/podem utilizar esta lista de preço. Este campo é apresentado somente quando o campo "Todos os estabelecimentos" estiver "desmarcado".
Define se esta lista de preços é visível para todos os clientes. Ao desmarcar esta opção, será necessário indicar quais os clientes que utilizarão a lista.
Indica se esta lista de preços pode utilizar todos os planos de pagamento cadastrados. Se este campo for desmarcado, então será necessário informar quais os planos de pagamento que são aceitos para a mesma.
Permite definir se a coleção será utilizada para todos os tipos de pedidos.
Permite selecionar quais tipos de pedidos utilizarão a lista de preços.
Serão apresentados tipos de pedidos de categorias:
  • Venda
  • Orçamento
  • Serviço
  • Representação
Domínio utilizado para identificar todo os registros da base de dados. Todas as entidades possuem uma chave primária deste tipo.


Em condições normais, atributos deste domínio não são apresentados na Interface.

Função de sistema que define quais os usuários que poderão alterar esta lista de preços (incluir, excluir ou alterar os produtos da lista de preços). Caso não informada, qualquer usuário que tenha direito de acesso à interface poderá alterar a lista de preços.

Atenção
Os usuários que poderão realizar a manutenção na lista de preços também deverão estar configurados, obrigatoriamente, na função de visualização da lista. Caso contrário, a lista de preços não será apresentada para os usuários, mesmo que possuam a função de manutenção da lista.


Função de sistema que define quais os usuários que poderão visualizar a lista de preços e suas respectivas informações (itens/produtos, clientes, estabelecimentos, etc.). Caso não informada, qualquer usuário que tenha direito de acesso à interface poderá alterar a lista de preços.

Atenção
Os usuários que poderão realizar a manutenção na lista de preços, conforme função específica definida no campo "Função para manutenção", também deverão estar configurados, obrigatoriamente, na função de visualização da lista.

Indica a moeda para a qual os preços da lista serão informados. Ao utilizar a lista, caso a moeda da lista seja diferente da moeda do pedido, o sistema converte os preços conforme cotação registrada em Cotações de moedas.
Número de casas decimais a serem usadas nos preços da lista.
Deve ser informado um número maior que zero e menor que dez.
Quantidade de produtos que existem na lista.
Texto livre para registro de informações pertinentes à lista de preços.
Quando marcado, indica que se deseja controlar a quantidade mínima de produtos em estoque, permitindo:
  • Informar uma quantidade mínima para cada produto da lista de preços.
  • Emitir relatório comparando a quantidade mínima com a disponível em estoque para planejar compras.
Permite definir se a lista de preços deve utilizar um campo sequência para definir a ordem com que os produtos devem ser apresentados.

coleca.colecoes.REMOVER_SEQUENCIAS - ERROR: Não foi possível encontrar um registro em COMPONENTES onde NOME_GLOBAL = COLECA.COLECOES.REMOVER_SEQUENCIAS!
  • Não usar - A sequência não será apresentada no itens da lista e os produtos serão ordenados pela descrição do produto.
  • Automática - Os produtos serão ordenados conforme o número informado no campo "Sequencia". A sequência será sugerida na inclusão dos itens por padrão com o próximo número a partir da maior sequência informada nos itens (max+1). As sequências subsequentes serão automaticamente ajustadas quando a sequência de um item for alterada.
Define se pode ser informado o "Preço indicado" para os itens da lista.

O preço indicado difere do preço sugerido (preço lista), pois esse preço é apresentado como "proposta" para que a venda seja realizada com esse valor. Pode ser utilizado, p.ex., para "induzir" a venda a um preço com uma margem de resultado melhor para a empresa, melhorando o caixa flex e a comissão do vendedor, evitando a prática da simples venda pelo preço de lista, sem uma negociação mais favorável para o vendedor.

Para que os pedidos efetuem o tratamento do preço indicado deve ser marcado o campo "Usar preço indicado" no cadastro de Tipos de pedidos.
  • Não - O preço indicado não será utilizado (nem apresentado nas interfaces).
  • Opcional - O preço indicado será apresentado mas seu uso é opcional.
  • Requerido - O preço indicado será utilizado e será obrigatório o seu preenchimento.
Define se esta lista de preços pode receber tipos de anúncios.
Define se os itens da lista de preço podem receber anúncios.
Conjunto de campos utilizados para estabelecer as regras de formação de preços desta lista.
Define se a lista de preços é utilizada na formação de preços.
Caso informado "Sim", os itens da lista de preço serão automaticamente incluídos na formação de preços.
Pessoa que é utilizada para realização dos cálculos da formação de preços, caso não informado é utilizado o próprio estabelecimento.
Os impostos de saída (ICMS, PIS,COFINS) são calculados com base nesta pessoa e permitem que existam regras para Pessoas Físicas, Jurídicas Contribuintes(com IE) ou Jurídicas não contribuintes (sem IE).

Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Percentual de custos diretos (originadas em despesas operacionais, administrativas, etc.) a ser considerado na formação de preços desta lista. Este atributo é utilizado nas listas de preços como parâmetro para o calculo do preço de venda.
Percentual de crédito genérico a ser aplicado na composição da formação de preços. Este percentual é aplicado diretamente obre o "valor de compra da mercadoria" já considerados os créditos e débitos da operação.
Percentual de frete a ser utilizado para a formação de preços de venda.
Percentual de crédito de PIS/COFINS/ICMS sobre os fretes de saída, para a formação de preços de venda.
Percentual de crédito de ICMS sobre os fretes de saída, para a formação de preços de venda.
Percentual de crédito de PIS/COFINS sobre os fretes de saída, para a formação de preços de venda.
Incluir os itens de documentos de entrada que estão em manutenção dos estabelecimentos marcados para cálculo do custo médio dos produtos na formação de preços de venda.
Considerar todos os estabelecimentos ativos como base para cálculo do custo médio utilizado na formação de preços de venda.
Determina quais estabelecimentos devem/podem utilizar esta lista de preço para formações de preços. Este campo é apresentado somente quando o campo "Todos os estabelecimentos formação de preços" estiver "desmarcado".
Lista de preços vinculada ou relacionada para as rotinas de formação de preços.
Quando informado e ocorrer uma atualização na formação de preços de um item da lista, a rotina de formação de preços irá atualizar todas as formações de preços das listas vinculadas.

Exemplo:
Produto X está na lista de preços VENDA e PROMOÇÃO, sendo que a lista PROMOÇÃO está vinculada a VENDA. Quando alterado o "item de documento vinculado" a formação da VENDA, deve atualizar automaticamente a PROMOÇÃO.
Ex:
  • PADRÃO
  • PROMOCIONAL
  • INVERNO 2017/2018
  • CLIENTE X
  • FORNECEDOR Y
Indica se todos os produtos da lista de preço clonada (origem) devem ser aplicadas a nova lista de preço.

Para esta opção vir desmarcada, cria uma preferência COLECA.CAD_LISTAS_PRECOS.CLONAR_PRODUTOS.DEFAULT_VALUE com valor "N".
Indica se todos os planos de pagamentos da lista de preço clonada (origem) devem ser aplicadas a nova lista de preço.

Para esta opção vir desmarcada, cria uma preferência COLECA.CAD_LISTAS_PRECOS.CLONAR_PLANOS_PAGAMENTOS.DEFAULT_VALUE com valor "N".
Indica se todos os tipos de pedido da lista de preço clonada (origem) devem ser aplicadas a nova lista de preço.

Para esta opção vir desmarcada, cria uma preferência COLECA.CAD_LISTAS_PRECOS.CLONAR_TIPOS_PEDIDO.DEFAULT_VALUE com valor "N".
Indica se todos os clientes da lista de preço clonada (origem) devem ser aplicadas a nova lista de preço.

Para esta opção vir desmarcada, cria uma preferência COLECA.CAD_LISTAS_PRECOS.CLONAR_CLIENTES.DEFAULT_VALUE com valor "N".
Indica os estabelecimentos da lista de preço clonada (origem) devem ser aplicados para a nova lista de preço.

Se desmarcado copia os estabelecimentos na Coleções estabelecimentos com os campos "pesquisa de preços" e "formação de preços" desmarcados (valor Não)

Para esta opção vir desmarcada, cria uma preferência COLECA.CAD_LISTAS_PRECOS.CLONAR_ESTABELECIMENTOS.DEFAULT_VALUE com valor "N".
Campo define se a lista de preços esta ativa ou inativa, considerando a data inicial e final da lista de preços.
DATA_INICIO_COMERCIALIZACAODATA_FIM_COMERCIALIZACAOSituação
NULONULOAtivo
FUTURONULOInativo
PASSADONULOAtivo
NULOFUTUROAtivo
NULOPASSADOInativo
PASSADOFUTUROAtivo
PASSADOPASSADOInativo
FUTUROFUTUROInativo
FUTUROPASSADOInativo

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
PADRÃONãoPADRÃOPADRÃO
PROMOCIONALSimPROMOCIONALPROMOCIONAL
INVERNO 2017/2018NãoINVERNO 2017/2018INVERNO 2017/2018
CLIENTE XSimCLIENTE XCLIENTE X
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:
Topo

Clonar

Cria uma nova lista (clone) a partir da lista selecionada. A lista de origem e a nova lista ("clone") não serão vinculadas e não serão baseadas uma a outra.
Ver também:
Topo

Desvincular lista base

Remove o vínculo (dependência) da lista de sua lista base.
Será solicitada a confirmação da desvinculação permanecendo todos os produtos, preços e demais condições com o seu valor atual na lista.
Topo

Ativar

Ativar lista de preços
Topo

Desativar

Desativar a lista de preços

Configurações

COLECA.CAD_LISTAS_PRECOS.CLONAR_RAPIDO

Habilita/desabilita a operação de clonagem rápida de uma lista de preços

Por padrão, a operação [b:Clonar] utiliza um processo rápido que omite diversas validações que teoricamente não são necessárias em uma clonagem (cópia simples de uma lista de preços).
Para desabilitar e retornar ao processo tradicional de clonagem basta desativar essa preferência.

Tipo: FLAG

Valor padrão: S

Regras

Ajustar campos conforme lista base

Na alteração não deve ser permitido alterar a lista base quando já foi informado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Ajustar campos conforme tipo de coleção

Apresenta ou esconde os campos de fornecedor, tipo de frete e percentual de rebate conforme definido no tipo de coleção.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tipo" do formulário "Novo"

Ajustar visibilidade da comissão padrão

Deixa o campo comissão padrão visível quando "utilizar comissão da lista" estiver marcado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Utilizar comissão da lista" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Utilizar comissão da lista" do formulário "Novo"

Apresentar campo produtos ativo

Apresenta o campo produtos ativo apenas quando tiver um lista de preço base
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Baseada na lista" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Baseada na lista" do formulário "Novo"

Apresentar tipos de pedidos

Apresenta os tipos de pedidos permitidos para seleção.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Todos tipos de pedidos" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Todos tipos de pedidos" do formulário "Novo"

Atualizar situação lista

Caso alterado a situação da lista de preços, é preenchido a data de fim de comercialização da lista de preços.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"

Pedir percentual quando baseado em outra lista

Se for informada uma lista de base, então também deve ser informado um percentual de base.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Baseada na lista" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Baseada na lista" do formulário "Novo"

Popular estabelecimentos

Popula a lista de estabelecimentos, marcando os estabelecimentos já vinculados à lista.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Remover botão Desvincular lista base

Se não houver lista base na lista de preço o botão [b:Desvincular lista base] é removido
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Reordenar prioridade das listas

Se a prioridade de uma lista de preço for alterada e não nula reorganiza as prioridades a partir dela.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Restringir visualização

Caso tenha uma função de visualização deve-se restringir a lista para consulta para os usuários que não tenham acesso a lista.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Salvar estabelecimentos

Salvar os estabelecimentos selecionados pelo usuário.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Salvar tipos de pedidos

Salva os tipos de pedidos informados.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Tratar visibilidade dos estabelecimentos

O tratamento dos estabelecimentos somente deve existir se o ambiente é multi-estabelecimento. Quando for multi-estabelecimento, então a relação dos estabelecimentos será apresentada quando a opção de que a lista é para todos os estabelecimentos estiver desmarcada.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Todos estabelecimentos" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Todos estabelecimentos" do formulário "Novo"

Utilizar sequência lista base

Se a lista for baseada em outra lista o campo "usar sequência" sera atualizado conforme a lista base.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Baseada na lista" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Baseada na lista" do formulário "Novo"

Verificar produtos sem preços mínimo ou máximo

Caso informado um percentual máximo ou mínimo verificar produtos que não tenham preço máximo e mínimo calculados
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"