Gestão de colaboradores

Índice

Registro ponto

COLABORADORES.CAD_REGISTROS_PONTO

Descrição

Manutenção dos registros de horários dos colaboradores.

Este recurso é destinado a gestores de RH. O registro é normalmente realizado pelos colaboradores através do Registro ponto.

Os tempos apresentados (horas trabalhadas, horas extras e horas atraso) são apresentadas no formato estabelecido na preferência COLABORADORES.CAD_REGISTROS_PONTO.FORMATO_HORAS.

Campos:

Data do registro de cartão ponto (dia em que o respectivo colaborador esteve presente no estabelecimento)
Data em que se encerra o período para a situação informada.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Código de identificação do colaborador na empresa. Quando informado, não pode se repetir dentro do mesmo estabelecimento.
Nome do cargo/função que o colaborador ocupa no estabelecimento.
Nome do departamento/setor ao qual o colaborador está associado dentro do estabelecimento.
Hora de entrada do colaborador na turno da manhã.
Hora de saída do colaborador no turno da manhã.
Hora de entrada do colaborador na turno da tarde.
Hora de saída do colaborador no turno da tarde.
Hora de entrada do colaborador na turno da noite.
Hora de saída do colaborador no turno da noite.
Número de horas trabalhadas no dia. Calculado automaticamente conforme os horários de entrada e saida informados.
Este calculo considera os horários determinados na jornada de trabalho do respectivo colaborador.
Total de horas extras dentro do limite estabelecido para a jornada de trabalho do colaborador (2 horas).
Total de horas extras que excederam ao limite estabelecido pela jornada de trabalho (2 horas extras).
Total de horas de atraso (a descontar).
Apresenta outros intervalos realizados pelo colaborador durante o seu horário de trabalho, incluindo atestados, intervalos para lanche,
etc.
Nome dado para identificar a situação do registro de ponto de um colaborador.
Ex:
  • TRABALHANDO
  • FERIADO
  • FERIAS
  • ATESTADO
  • LICENÇA
Nome dado para identificar a situação do registro de ponto de um colaborador.
Ex:
  • TRABALHANDO
  • FERIADO
  • FERIAS
  • ATESTADO
  • LICENÇA
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
TRABALHANDOMATRIZ
FERIADOFILIAL 1
FERIASFILIAL 2
ATESTADOCD-RS
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Espelho de ponto

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Comportamento:Topo

Quebra de relatório

Comportamento:Topo

Registro de situação

Função que permite registrar a situação de um colaborador em um determinado período.
Permite, por exemplo, registrar o período de férias, licenças, atestados, etc.
Topo

Completar espelho

Esta função complementa o espelho do registro ponto, incluindo registros para todos os dias, ou seja, criar registros para aqueles dias em que o colaborador não compareceu na empresa.

Caso informado um colaborador, a função irá completar o espelho ponto apenas deste funcionário. Caso contrário, o complemento será feito apenas para os colaboradores atualmente ativos.
Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).

Configurações

COLABORADORES.CAD_REGISTROS_PONTO.FORMATO_HORAS

Formato a ser utilizado para as horas apresentadas (trabalhadas, extras e atraso)

Formato a ser utilizado para as horas apresentadas (trabalhadas, extras e atraso).
Valores aceitos:

  • #####0.000
  • mask=HH:mm

Tipo: TEXT

Valor padrão: mask=HH:mm

Regras

Apresentar intervalos

Preenche o campo com os intervalos realizados pelo colaborador no respectivo dia.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Espelho de ponto"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

Assinatura

Area para assinatura do colaborador
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de apresentar formulário "Quebra de relatório"

Quebrar página

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Quebra de relatório"

Vincular ao colaborador

Vincular o registro de ponto ao colaborador relacionado a pessoa informada.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Veja também