Clientes

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Clientes

CLIENT.CAD_CLIENTES

Descrição

Configuração das regras de negócio (planos de pagamento liberados, tabela de fretes, limites de crédito, etc) para a pessoa quando a mesma é um cliente para os quais são realizadas vendas de produtos e serviços.

Ver também:

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cliente:

Campos:

Identificação do cliente.
Nome completo do cliente.
Quando marcado, indica que o cliente utiliza somente as listas de preços definidas explicitamente para ele. Demais listas de preços, mesmo que públicas, serão ignoradas.
Renda mensal do cliente.
Valor de limite de crédito para compras pelo cliente.
O valor de crédito pode ser considerado como a capacidade de endividamento do cliente junto à empresa ou o valor máximo a ser devido pelo cliente.
Caso não informado, o limite de crédito não será verificado (cliente fica com crédito ilimitado).
Saldo em títulos a receber do cliente (independente de estarem vencidos ou não) somado ao valor em pedidos não cancelados e que ainda não foram cobrados.

Observações:
  • Documentos que irão gerar financeiro mas que ainda não foram emitidos e que não estão nas situações Retornado integralmente, Cancelado, Denegado, Rejeitado ou Inutilizado também tomam crédito (desconsiderando o valor de itens que não estejam marcados para gerar financeiro).
  • Pedidos de venda, serviços e representação cujo respectivo tipo de pedido está configurado para tomar crédito e cujo plano de pagamento também está configurado para tal, irão tomar crédito de acordo com o saldo das quantidades que ainda não foram cobradas (através de documentos ou através de títulos vinculados diretamente ao pedido).
  • Um pedido totalmente entregue pode continuar tomando crédito caso não exista um documento com o respectivo financeiro de cobrança.
  • Um pedido pendente pode deixar de tomar crédito caso exista documento com o respectivo financeiro de cobrança ou caso exista financeiro vinculado diretamente ao pedido.
  • Pedidos com títulos a receber registrados diretamente no pedido não tomam crédito do cliente.
  • Títulos a receber em aberto do cliente, vencidos ou não, tomam crédito do respectivo saldo.
  • Títulos a pagar para o cliente não abatem o crédito tomado.
Apresenta uma lista dos pedidos/documentos/títulos que estão tomando crédito do cliente.
Atenção
Serão considerados como crédito tomado os valores de itens de pedidos não faturados (quantidade do(s) item(ns) a faturar diferente de 0), mesmo que constem títulos a receber liquidados vinculados com documento(s) de entrega emitido(s) e o pedido esteja com a situação "Entregue". O crédito somente será liberado quando a quantidade a faturar dos itens dos pedido for igual a 0.
Valor de crédito disponível para compras pelo cliente, calculado por:
valor de limite de crédito - valor de crédito tomado
Texto descritivo que apresenta a origem do crédito tomado.
Percentual de comissão padrão. Utilizado apenas em ambientes onde o percentual de comissão é definido pelo cliente.
Valor em pedidos em manutenção, pendentes ou a entregar.

É apresentada a soma dos valores pendentes de itens de pedidos que:
  • O pedido seja de venda, serviço ou representação;
  • O pedido não esteja cancelado ou entregue;
  • Itens que possui quantidade pendente;
  • O valor total do item é maior que zero;
  • Não existe financeiro vinculado ao pedido.
Valor em pedidos já entregues, mas não emitido documento fiscal.

É apresentada a soma de crédito tomado em pedidos para este cliente.
Valor em documentos com as situações "Manutenção", "Pendente", "Aprovado", "Rejeitados" ou "Emitidos" que possuam indicação de "gerar faturamento" e que não possuam títulos a receber informados ou vinculados.

É apresentada a soma de crédito tomado para este cliente em documentos.
Valor em documentos de entrada com as situações "Manutenção", "Pendentes", "Aprovados" ou "Rejeitados".
Valor em títulos a receber em aberto (vencidos ou a vencer).

É apresentado o valor de crédito tomado para este cliente em títulos a receber.
Valor em títulos a pagar em aberto (vencidos ou a vencer).

É apresentado o valor de crédito tomado para este cliente em títulos a pagar.
Conceitos atuais do cliente com informação da quantidade de vezes em que o conceito foi aplicado ao cliente.
P.ex.: CRÉDITO SUSPENSO (179) indica que esse conceito está aplicado ao cliente atualmente e que já houveram 179 outras vezes em que o cliente recebeu esse conceito (considera a inclusão do conceito para o cliente quando o cliente não estiver com o conceito informado).
Conceitos atribuídos ao cliente.
Permite atribuir um conceito ao cliente ou remover um conceito do cliente.
Conceito geral (mais importante) do cliente. Apesar do cliente poder ter vários conceitos, ele será rotulado pelo "pior" deles. O pior conceito é aquele que tem o maior número de sequencia.
Dever ser observado que se o cliente somente possuir conceitos "bons", ainda assim será selecionado o "pior" destes para representar o seu conceito geral.
Ex:
  • SOMENTE A VISTA
  • CRÉDITO SUSPENSO
  • ATENÇÃO - CLIENTE PAGA EM CARTÓRIO
  • INATIVO
  • A VISTA SEM CADASTRO COMPLETO
Tipo do cliente para uso na emissão de documentos de energia elétrica ou comunicação.
Descrição para o tipo de cliente
Indica a finalidade (revenda ou consumo) que o cliente/destinatário dará para as mercadorias.

Caso não informado, assume "Revenda" para clientes com CNPJ e IE informados e "Consumo" para todos os demais.
  • Revenda - Destinatário está comprando a mercadoria para revender. No XML é informado 0 = normal.
  • Consumo - Destinatário está comprando a mercadoria para consumo ou ativo imobilizado. No XML é informado 1 = consumidor final.
Este campo define como deve ser tratada a informação da existência de estoque disponível (quantidade em estoque - quantidade reservada em pedidos > 0) para atender quantidades solicitadas dos itens do pedido/OS, caso não tenha sido definido o campo "Validar estoque nas vendas" da aba de estabelecimentos do cliente.
Caso não definido o sistema seguirá a regra geral, definida no atributo VALIDAR_ESTOQUE_NO_FECHAMENTO_PEDIDO do tipo de pedido.

O tratamento será realizado nas interfaces de emissão (conclusão ou fechamento) dos pedidos/OSs onde poderá ser apresentada a relação de produtos sem disponibilidade de estoque com opção para bloquear a emissão do pedido.
  • Nada - Não é feito nenhum tipo de verificação dos estoques e não emite nenhuma mensagem para o usuário.
  • Alertar - Apresenta mensagem para o usuário com a relação de itens com indisponibilidade de estoque, mas permite a conclusão do pedido.
  • Erro - Apresenta mensagem para o usuário com a relação de itens com indisponibilidade de estoque e não permite a conclusão do pedido.
Define se o cliente está bloqueado para realizar compras.
Quando informada indica que este cadastro é válido apenas até esta data. Após esta data, será bloqueada qualquer operação em que este cliente poderia tomar algum crédito, tais como emissão de pedidos de venda, documentos fiscais e títulos no contas a receber.
Conta contábil do cliente.
Quando marcado, indica que o cliente aceita apenas os planos de pagamentos definidos explicitamente para ele.
Apresenta as opções de planos de pagamentos disponíveis para o cliente. Os planos disponíveis devem atender às seguintes regras:
  • Estar válido e ativo
  • Ser para todos os estabelecimentos OU ser para um dos estabelecimentos que o usuário tem acesso
  • Caso NÃO esteja marcada a opção "Apenas planos selecionados" apresenta apenas planos que não sejam para todos os clientes (esses não precisam/devem ser selecionados)
  • Caso esteja marcada a opção "Apenas planos selecionados" mostra também os planos que são para todos os clientes.

Para que sejam apresentados apenas os planos de pagamento informados no cliente, é necessário que a preferência "ERP.FORMA_PAGAMENTO_FILTRO" esteja configurada com o valor "S".
Apresenta os planos de pagamento disponíveis para o cliente.
A apresentação segue os seguintes critérios:
  • Planos de pagamento dos estabelecimentos em que a pessoa do cliente está vinculado.
  • Planos de pagamento dos estabelecimentos em que o usuário está vinculado/liberado.
  • Planos de pagamento para "todos" estabelecimentos.
  • Planos de pagamento para "todos" clientes.
Plano de pagamento padrão para o cliente.

Só é permitido informar um plano de pagamento que está vinculado ao cliente ou um plano de pagamento que seja para todos os clientes.
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
O LOP (Localização, Operação e Portador) permite definir onde (localização, p.ex.: banco, carteira, advogado), tipo de cobrança (operação, p.ex.: cobrança simples, cobrança descontada, Vendor, cobrança judicial) e quem (portador, p.ex.: empresa, nome do banco, nome do escritório de cobrança, nome do advogado/escritório) um título financeiro encontra-se para o processo de cobrança.
Define se deve ser utilizado o crédito existente no contas a pagar para realizar abatimentos na emissão de documentos fiscais de saída.
A forma de distribuição do crédito é definido no atributo Forma de aplicação do crédito.
Somente serão utilizados como crédito os tipos de títulos que estiverem marcados no atributo Utilizado como crédito na emissão dos documentos
Caso não informado, o sistema assume o comportamento definido pela preferência CLIENT.CLIENTES.UTILIZAR_CREDITO_EMISSAO_DOCUMENTOS_DEFAULT.
  • Sempre utilizar - Valor de crédito sempre será utilizado e deve ser obrigatoriamente consumido na emissão dos documentos que gerarão títulos a receber.
  • Opcional - Valor de crédito pode ser utilizado opcionalmente. O valor será indicado para ser consumido, mas o usuário pode desconsiderar os créditos no momento da emissão dos documentos que gerarão títulos a receber.
  • Seleção - Valor de crédito pode ser utilizado opcionalmente, mas o usuário deverá selecionar os títulos que devem ser utilizados para realizar o abatimento.
  • Não utilizado - Valor de crédito não pode ser utilizado por este cliente.
Forma de aplicação do crédito do cliente existente no contas a pagar para realizar os abatimentos nos títulos a receber gerados na emissão de documentos de saída.
  • Crescente - O valor dos créditos será distribuído da primeira para última parcela. Os créditos serão aplicados primeiro no título de menor vencimento e, caso o valor integral dos créditos não seja utilizado neste título, o saldo dos créditos será aplicado nos títulos com vencimentos subsequentes.
  • Decrescente - O valor dos créditos será distribuído da última para a primeira parcela. Os créditos serão aplicados primeiro no título de maior vencimento e, caso o valor integral dos créditos não seja utilizado neste título, o saldo dos créditos será aplicado nos títulos com vencimentos anteriores.
  • Rateado - O valor dos créditos será dividido de forma igual entre todas as parcelas. Poderá haver diferenças de valores no rateio entre os títulos.
Representante responsável pelo atendimento ao cliente, quando o representante for seguido por (!) indica que o mesmo não é mais um representante.
Vendedor responsável pelo atendimento ao cliente, quando o vendedor for seguido por (!) indica que o mesmo não é mais um vendedor.
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Campo texto para informar livremente a pessoa de contato.
Sigla utilizada para representar as condições de compra e venda estabelecidas entre as partes.
Ex:
  • CIF
  • FOB
  • DDP
Transportador preferencial para o cliente
Valor padrão de frete do cliente e que será automaticamente informado na inclusão de novos pedidos de venda para o cliente.
Tabelas de frete disponíveis para o informar no cliente.
Tabela de frete preferencial para o cliente
Define se é permitido desconto para o cliente.
Caso desmarcado não será permitido informar desconto geral nos pedidos.
Percentual de desconto aplicado automaticamente sobre o preço de venda unitário da lista no valor unitário dos itens dos pedidos emitido para o cliente.
P.ex.: Preço de lista de R$ 100,00
  • % desconto = 10: Será aplicado o desconto de 10% sobre o preço de R$ 100,00, registrando o item do pedido com o valor unitário de R$ 90,00 (R$ 100,00 - 10% R$ 10,00).

OBS: a preferência de estabelecimento ERP.PRECO_BASE deve estar configurada como PLANO para que o desconto seja aplicado.
Ex:
  • 15%
  • 20%
  • 2%
  • -10%
Percentual de acréscimo aplicado automaticamente sobre o preço de venda unitário da lista no valor unitário dos itens dos pedidos emitido para o cliente.
P.ex.: Preço de lista de R$ 100,00
% acréscimo = 10: Será aplicado o acréscimo de 10% sobre o preço de R$ 100,00, registrando o item do pedido com o valor unitário de R$ 110,00 (R$ 100,00 + 10% R$ 10,00).
Percentual máximo de desconto permitido para o cliente. Caso não informado é utilizado o percentual de desconto máximo informado no estabelecimento do pedido.
Será automaticamente informado 0 no percentual de desconto do cliente caso informado para não permitir desconto no cliente.
Somente são permitidos valores na faixa de 0% a 100%,
Indica se o cliente possui isenção da taxa de cobrança nos boletos emitidos pelo sistema.
Indica de se sistema ao enviar arquivo CNAB permite instrução de protesto.
Dia do mes combinado como data para o vencimento das cobranças mensais (títulos previstos com vencimento até o dia de corte).
Dia a ser utilizado como data de corte para as cobranças mensais. Quando não informado, o vencimento de uma cobrança será sempre no dia de vencimento do mes seguinte. Quando informado, o mes do vencimento será o mesmo mes da origem da cobrança até a data de corte. Depois da data de corte, o vencimento será no dia seguinte.
Descrição referente ao cliente
Data em que o cliente realizou a primeira compra.(OBS: Não considera pedidos cancelados ou excluídos)
Valor da primeira compra.
Data em que o cliente realizou a maior compra.
(OBS: Não considera pedidos cancelados ou excluídos)
Valor da maior compra realizada pelo cliente.
Data em que o cliente realizou a última compra.
(OBS: Não considera pedidos cancelados ou excluídos)
Valor da última compra do cliente.
Data da última visita (ou contato) realizada pela equipe de vendas (vendedores ou representantes) ao cliente.
O objetivo desta data é permitir que o departamento comercial identifique os clientes que não foram contatados recentemente.

Esta data é preenchida através dos seguintes eventos:
  • Abertura de um pedido de vendas.
  • Registro de determinados tipos de contato (CRM).
  • Confirmação de visita nos sistemas de venda (tablet).
Prazo médio entre as compras.
Deve ser apresentado o prazo médio entre "x" ultimas compras sendo que devem ser separadas por ","
Data em que a pessoa se tornou cliente da empresa.
Arquivo PDF do documento deve ser enviado por e-mail.

Caso não selecionado nenhuma opção, utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • Padrão - Utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • Não enviar - Não envia por e-mail
  • Enviar - Enviar por e-mail
Arquivo XML do documento deve ser enviado por e-mail.

Caso não selecionado nenhuma opção, utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • Padrão - Utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • Não enviar - Não envia por e-mail
  • Enviar - Enviar por e-mail
Arquivo PDF do boleto deve ser enviado por e-mail.

Caso não selecionado nenhuma opção, utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • Padrão - Utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • Não enviar - Não envia por e-mail
  • Enviar - Enviar por e-mail
Arquivos anexos do documento deve ser enviado por e-mail.

Caso não selecionado nenhuma opção, utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • Padrão - Utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • Não enviar - Não envia por e-mail
  • Enviar - Enviar por e-mail
Arquivo PDF sobre o lote deve ser enviado por e-mail

Caso não selecionado nenhuma opção, utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • Padrão - Utiliza o padrão existente no "Anexos do e-mail" existente no números do documento no estabelecimento.
  • Não enviar - Não envia por e-mail
  • Enviar - Enviar por e-mail
Define se deve ser impresso na DANFE no item do documento os valores de ICMS efetivos de ICMS.


Caso informado "Padrão" é utilizado a opção definida na natureza de operação.
  • Padrão - Utiliza o padrão existente na natureza de operação
  • Não Imprimir - Informação não deve ser informada na DANFE
  • Imprimir - Informação deve ser informada na DANFE
Define se deve ser impresso na DANFE no item do documento os valores de Base de cálculo e ICMS retido por ST.


Caso informado "Padrão" é utilizado a opção definida na natureza de operação.
  • Padrão - Utiliza o padrão existente na natureza de operação
  • Não imprime - Informação não deve ser informada na DANFE
  • Imprime - Informação deve ser informada na DANFE
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Dias antes do vencimento para concessão do desconto condicional nos títulos do cliente.
  • 0: Igual ao dia do vencimento.
  • >=1:Número de dias antes do vencimento.
  • Não informado: Não será preenchido o número de dias para desconto condicional nos títulos do cliente.
Percentual para concessão do desconto condicional nos títulos do cliente.

Operações

Topo

Custom

Tela sem operações geradas. Totalmente customizada.
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
SOMENTE A VISTA
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Não
SOMENTE A VISTA
Revenda
Nada
Não
Não
Sempre utilizar
Crescente
CIF
Não
15%
Não
Não
Padrão
Padrão
Padrão
Padrão
Padrão
Padrão
Padrão
Comportamento:Topo

Excluir

Excluir a indicação da pessoa como "cliente".
O botão somente será apresentado caso:

Ao excluir o cliente serão efetuadas validações de integridade de dados, não sendo permitida a exclusão de clientes que possuam "pedidos", p.ex.
Topo

Atualizar crédito tomado

Recalcula o valor do crédito tomado pelo cliente.

Dúvidas frequentes

  • Como evitar que títulos de clientes vão a protesto automaticamente?
  • Como excluir a referência de uma pessoa como cliente?
  • Regras

    Apresentar conceitos cliente

    Apresenta os conceitos que o cliente possui.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Apresentar o transportador preferencial

    Quando informado o transportador preferencial no cliente, deve ser apresentado para alteração, ou visualização.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Apresentar planos de pagamento na view

    Mostra os planos de pagamento que foram explicitamente indicados para ele e os que são para todos os clientes.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Apresentar tabelas de frete

    Apresentar as tabelas de frete para seleção ao usuário
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Calcular valores pendentes

    Calcula informações de valores pendentes relacionados ao cliente:
    • Valor em pedidos não entregues.
    • Valor em pedidos a faturar.
    • Valor em documentos de saída em manutenção.
    • Valor em documentos de entrada em manutenção.
    • Valor em contas a receber.
    • Valor em contas a pagar.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Informar percentual desconto negativo

    Se o campo acréscimo estiver informado, seta o valor (negativo) no lugar do desconto.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Limpar percentual

    Se o campo PERCENTUAL_DESCONTO estiver preenchido limpa o campo PERCENTUAL_ACRESCIMO e vice-versa
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Percentual de acréscimo" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Percentual de acréscimo" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Percentual de desconto" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Percentual de desconto" do formulário "Novo"

    Montar extrato do crédito tomado

    Popula o campo que apresenta o que está tomando o limite de crédito do cliente.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

    Montar tela custom

    Procedimento deve montar a tela CUSTOM
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Custom"

    Ocultar crédito tomado

    Não é necessário apresentar os valores de crédito tomado ou disponível quando o cliente não tem limite de crédito tomado ou disponível.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Ocultar observações

    Observações deve ser apresentado somente se o usuário possuir direito a alterar.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Popular conceitos

    Prepara a lista de conceitos, marcando quais o cliente possui e quantas vezes ele passou por aquele conceito
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"

    Popular lista de preços

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Popular planos pagamentos

    Apresenta as opções de planos de pagamentos disponíveis para o cliente. Os planos disponíveis devem atender às seguintes regras:
    • Estar válido e ativo
    • Ser para todos os estabelecimentos OU ser para um dos estabelecimentos que o usuário tem acesso
    • Caso NÃO esteja marcada a opção "Apenas planos selecionados" apresenta apenas planos que não sejam para todos os clientes (esses não precisam/devem ser selecionados)
    • Caso esteja marcada a opção "Apenas planos selecionados" mostra também os planos que são para todos os clientes.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Apenas planos selecionados" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Apenas planos selecionados" do formulário "Novo"

    Popular vendendores e representantes

    Popula os campos de "vendedor" (tipo de vendedor = T (televendas) e/ou tipo de vendedor = V (vendedor)) e de "representante" (tipo de vendedor = R (representante)) com relação de pessoas classificadas como vendedores/representantes e que estejam com a situação "ativo".
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Remover botões

    Remove botão de Novo da tela
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Depois de apresentar formulário "Custom"
    • Depois de apresentar formulário "Novo"

    Salvar conceitos

    Quando selecionado um conceito novo pro clientes, deve ser registrado um histórico de conceito para o mesmo, caso o usuário retire um conceito deve-se atribuir data de termino no mesmo.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Salvar lista de precos

    Procedimento deve salvar a lista de preços caso seja informada.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Salvar tabelas de frete

    Salvar as tabelas de frete selecionadas
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Salvar transportador informado

    Quando informado o transportador preferencial deve ser salvo no cadastro do cliente.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Verificar acrescimo

    Se desconto negativo, preenche o acréscimo (sem o sinal) e limpa o desconto.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

    Verificar e atualizar planos de pagamentos

    Verifica se o plano de pagamento padrão informado está selecionado nas opções de planos de pagamentos liberados para o cliente.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Veja também