Sistema de mensageiria instantanea

Índice

Histórico chat

CHAT.LST_HISTORICO_CHAT

Campos:

Breve descrição do porque está requisitando o atendimento.
Número utilizado para identificar a atividade. Na maioria das vezes este número é gerado automaticamente de forma sequencial.
Situação da sessão.
  • Finalizada - A sessão já foi encerrada (todos os usuários saíram ou expirou a conexão)
  • Iniciada - Pelos menos duas pessoas já trocaram mensagens;
  • Pendente - Apenas um usuário se encontra na sessão.
Data em que o chat foi iniciado
Data e hora em que a sessão foi criada.
Data e hora em que a sessão foi encerrada.
Nome dado para identificar a área. Exemplo: Emissão de documentos fiscais, Tributação, Contas a pagar/receber, Vendas, Administrativo, etc.
Nome dado para identificar o motivo do atendimento. Exemplos:
  • Erro
  • Dúvida
  • Problema
  • Demanda
  • Performance
  • Infra
Usado para filtrar por palavras relacionadas aos chats
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Título dado para a atividade.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Lista contendo o nome das pessoas que participaram da conversação. Esta lista é automaticamente populada pelo sistema e é composta por um nome em cada linha. A lista mantém a ordem com que as pessoas acessaram (o primeiro nome é quem iniciou o chat).
Propriedades que um chat possa ter, tais como p.ex: email do usuário, telefone do usuário, tela de origem que originou o chat e etc, o formato seguido será Java Properties
Código (hash) da licença
Quantidade de mensagens na sessão do chat. Considera apenas mensagens de pessoas. Este atributo, bem como os demais atributos estatísticos da sessão são atualizados apenas no encerramento da sessão.
Tempo em segundos entre o usuário entrar no atendimento e a primeira mensagem do atendente. Este tempo deverá considerar o horário de atendimento, definido no respectivo tipo de chat (se houver).
Ex: Se o cliente entrar às 8:10, e for atendido às 8:33, então será considerado 3 minutos pois o tempo será contado apenas a partir das 8:30

Este tempo será nulo se não houve um atendente.
Maior tempo em segundos entre duas mensagens da sessão.
Tempo médio em segundos entre as mensagens da sessão. Calculado atraves da fórmula:
TEMPO_MEDIO_MENSAGENS = TEMPO_TOTAL_SESSAO / (NUMERO_MENSAGENS - 1)
Tempo total entre a primeira e ultima mensagens da sessão (considera apenas mensagens de pessoas).
Utilizado para calcular o tempo médio entre as respostas.
Histórico de todas as conversas realizadas em um determido CHAT

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:

Regras

Pesquisar mensagem

Método que realiza pesquisa por mensagens do chat
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Popular historico

Preenche o campo histórico com todas conversas realizadas naquele CHAT
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"